quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vinícola Italiana quer Reproduzir o “Vinho de César”


Qual o vinho de Júlio César?
O que bebia o famigerado imperador?
A vinícola siciliana Planeta, das mais conceituadas na Itália, promete levar ao mercado o que pode ter sido a bebida favorita do mais lembrado imperador de Roma.
O vinho virá da pequena região de Mamertino, ao nordeste da ilha que a Planeta alugou recentemente.

No dias em que império do Láscio cobria as terras da Europa e da Ásia, Mamertino carregava a reputação de produzir um dos melhores vinhos de então, um tinto encomendado por César para suas longas noitadas.

A vinícola atualmente colabora com o professor de viticultura da Universidade de Milão, Attilio Scienza, em um projeto de pesquisa cujo objetivo é encontrar uma variedade de uva extinta para misturar com as uvas Nocera e, assim, produzir novamente o Mamertino.

“Se tudo correr bem, vamos plantar 7 hectares de vinhedos no próximo inverno, planejando nossa primeira safra para 2015″, declarou a viticultora Francesca Planeta. Assim, tudo acontecendo como esperam os produtores, a Planeta deverá construir uma vinícola menor e produzir cerca de 30 mil garrafas por ano.
É claro que não podemos produzir exatamente o mesmo vinho que Julius Caesar bebia, porque utilizamos uma metodologia moderna”, reconhece ela. “Mas será o mais similar possível a esse tinto, mas não oxigenado”.

Vino!
Rua Professor Tamandaré de Toledo 51, Itaim Bibi - São Paulo
Tel.: (11) 3078-6442
www.lojavino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário