sábado, 16 de janeiro de 2010

A DOIS - Restaurantes Perfeitos para um Jantar Romântico.


Fotos: Claudio Edinger - Ruela Bistrot - Ingrediente: Morango

“No morango, a tez carnuda, o vermelho sexy, o arrepio da acidez.” Josimar Melo

Accanto 
Avenida Angélica, 681 – Santa Cecília
Tel: 11 2366-6894
A cozinha italiana tanto pode ser apreciada num ambiente festivo e ruidoso, como o das cantinas, onde impera a fartura, ou em locais mais reservados como este, onde é servida em sua forma mais refinada, com receitas sofisticadas e um clima mais intimista.

Allez, Allez! 
R. Wizard, 288 – Vila Madalena
Tel: 11 3032 3325 – www.allezallez.com.br
O ambiente, charmoso e acolhedor, faz do local um bistrô sob medida para a atmosfera descompromissada da Vila Madalena. O menu desenvolvido pelo chef Luiz Emanuel reúne clássicos da cidade-luz. Para um clima mais intimista, prefira as mesas no segundo andar.

Becco 388
R. Mato Grosso, 388 – Consolação
Tel: 11 2361 0388 – www.becco388.com.br
No bolsão gastronômico ao lado do cemitério da Consolação, o charmoso espaço com apelo romântico é comandado pelo casal André Barone (chef de cozinha) e Daphne Glidden. Entre os pratos feitos com despretensão, linguine com molho de queijo de cabra, salmão e cogumelos.

Biondi 
R. Pedroso Alvarenga, 1026 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 5273 – www.biondirestaurante.com.br
Natural da Puglia, na Itália, o chef Rodolfo de Santis empresta seu talento ao menu da casa, que serve clássicos de sua terra natal. A decoração é sóbria e elegante, bem ao estilo que consagrou os italianos de alta gastronomia da cidade e apropriada para quem quer impressionar seu par.

Brie Restô
R. Dr. Melo Alves, 216 – Jardins
Tel: 11 3063 4838 – www.brieresto.com.br
O ex-Babette mudou de nome e sofreu ajustes na decoração, agora mais informal e calorosa. O menu é dividido entre clássicos franceses e criações da chef Eliane Carvalho, inspiradas na gastronomia daquele país, como o confit de pato ao vinho do Porto.

Bistrô Charlô
R. Barão de Capanema, 440 – Jardins
Tel: 11 3087 4444 – www.charlo.com.br
A casa, que começou como um bistrô pequenino e cresceu com o tempo, hoje conta com o reforço do chef francês Marc Le Dantec, que veio de Salvador, para o comando da cozinha dirigida pelo proprietário Charlô Whately. A aura romântica garantida pela suave iluminação permanece a mesma.

Blú Bistrô
R. Monte Alegre, 591 – Perdizes
Tel: 11 3871 9296 – www.blubistro.com.br
Informal e aconchegante, lembra os charmosos cafés parisienses. O menu traz clássicos de bistrôs, massas e alguns pratos judaicos. Uma programação de música ao vivo – tango e jazz – cria um clima festivo. Quem preferir sossego pode ficar na varanda ou no lounge nos fundos, com iluminação discreta.

Cantaloup
R. Manoel Guedes, 474 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 3445 – www.cantaloup.com.br
Nem sempre casais buscam ambientações evidentemente românticas. O Cantaloup é uma alternativa charmosa e surpreendente. O bar pode ser bom ponto de partida para uma conversa ao pé de ouvido e o salão, de arquitetura arrojada, é cenário perfeito para encontros em tempos modernos.

Chez Fabrice
R. Mourato Coelho, 1140 – Vila Madalena
Tel: 11 3032 4227 – www.chezfabrice.com.br
Diminuto, fica instalado no coração da Vila Madalena. O cardápio é repleto de clássicos franceses, como as coquilles Saint-Jacques gratinées (vieiras gratinadas servidas na concha), truta grelhada com amêndoas e magret de pato com molho de frutas vermelhas e batatas sautées.

Chou
R. Mateus Grou, 345 – Pinheiros
Tel: 11 3083 6998 – www.chou.com.br
Com mesas pelos diferentes cômodos da casa e no quintal, onde fica uma horta de especiarias, a casa é um charme. O clima romântico ganha reforço com a luz difusa, e as porções que podem ser compartilhadas, como o polvo fresco com páprica e limão-siciliano, são perfeitas para ajudar a conversa fluir.

Crêpe de Paris
R. Augusta, 2542 – Jardins
Tel: 11 3063 1675 – www.crepedeparis.com.br
Escondidinho no fundo de uma galeria, é um refúgio para casais apaixonados. Apesar do que o nome pode sugerir, o menu vai além dos crepes e oferece especialidades como o steak tartare (como entrada ou prato principal), entrecôte com molho de mostarda à l’anciènne e crème brûlée.

De La Paix 
Rua Tupi, 844 – Santa Cecilia
Tel: 11 3666 9841
Pequenino e com jeitão de café, oferece pratos marroquinos e franceses, assim como algumas comidinhas e sanduíches. No subsolo, a simpática adega serve também como sala de jantar. Sem luxo nas instalações, é boa pedida para um encontro despretensioso e casual.

Di Bistrot 
R. Jacurici, 27 – Itaim Bibi
Tel: 11 3079 9098 – www.dibistrot.com.br
Móveis antigos misturados a objetos de decoração modernos, embalados por um clima de meia-luz, fazem do Di Bistrot um dos locais mais românticos da cidade. À mesa, a estimulante e criativa cozinha servida pelo proprietário, Cássio Machado, e sua nova sócia, a chef Mariana Fonseca.

Due Cuochi 
R. Manuel Guedes, 93 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 8092 – www.duecuochi.com.br
A boa cozinha e as massas leves do chef Paulo Barros são bons artifícios para impressionar em um primeiro encontro. O ambiente é animado e as mesas são próximas, criando um clima de agradável descontração. Sempre muito cheio, as reservas são imprescindíveis.

Empório Ravioli
Empório Ravioli   
R. Fidêncio Ramos, 18 – Vila Olímpia Tel: 11 3846 2908 – www.emporioravioli.com.br A cantina de Roberto Ravioli tem ambiente agradável e sem os exageros que pontuam muitas casas do gênero. A decoração de bom gosto ganha charme com as garrafas de vinho usadas como candelabros à noite. O menu oferece massas, polentas, risotos e assados em porções individuais. 
Enoteca Saint Vin Saint
Rua Professor Atílio Innocenti, 811 – Vila Olímpia
Tel: 11 3846 0384 – www.saintvinsaint.com.br
Misto de wine bar e restaurante, é um lugar cheio de charme. Os móveis vintage são dispostos quase como em uma casa, com livros (à venda) dispostos nas prateleiras. Petiscos, queijos, frios e pratos descomplicados complementam a carta de vinhos, com destaque para os biodinâmicos.

Epice
Rua Haddock Lobo, 1002 – Jardins
Tel: 11 3062 0866 – www.epicerestaurante.com.br
Uma das boas novidades na cidade, o restaurante no coração dos Jardins alia uma decoração moderna e cosmopolita à uma iluminação intimista e aconchegante. O chef Alberto Landgraf serve um menu compacto de pratos variados, com toque moderno na concepção e apresentação.

Ici Bistrô 
R. Pará, 36 – Higienópolis
Tel: 11 3257 4064 – www.icibistro.com.br
A festejada casa do chef Benny Novak une cozinha e ambiente modernos ao charme das clássicas casas francesas. A boa oferta de vinhos faz par com pratos que já são marca registrada da casa, como os mexilhões com fritas. O terraço é boa opção para um ambiente mais reservado.

Italy
R. Oscar Freire, 450 – Jardins
Tel: 11 3167-7489
Com seu espaço distribuído em três andares, o Italy tem ao menos um ambiente propício para momentos a dois: seu terceiro andar, com um confortável lounge e um terraço a céu aberto, favoráveis a momentos românticos para quem já se deliciou com a boa comida italiana da casa.

La Casserole
Lgo. do Arouche, 346 – Centro
Tel: 11 3331 6283 – www.lacasserole.com.br
O bistrô inaugurado por um casal francês há 57 anos, hoje sob os cuidados da filha, segue um imbatível ponto de encontro para casais de qualquer idade. A aura romântica ganha reforço com o clima do centro antigo da cidade e pelas bancas de flores do largo do Arouche, que podem ser vistas do salão.

La Marie
R. Francisco Leitão, 16 – Pinheiros
Tel: 11 3086 2800 – www.lamarierestaurante.com.br
Janelões e um clima mais formal fazem do local um programa para impressionar. No menu, concebido pelo chef-proprietário Edson Di Fonzo, pratos franceses, como a codorna recheada, dividem espaço com especialidades italianas.

Era Uma Vez um Chalezinho 
R. Itapimirum, 11 – Morumbi
Tel: 11 3501 9322 – www.chalezinho.com
Com visual emprestado dos chalés alpinos, tem fachada envidraçada e ambiente à meia-luz. Já virou referência entre as casas mais românticas da cidade, principalmente em dias frios, quando fondues e garrafas de vinhos compartilhados cumprem bem o papel de aproximar os casais.

Fasano 
R. Vittório Fasano, 88 – Jardins – Hotel Fasano
Tel: 11 3062 4000 – www.fasano.com.br
Um convite para jantar no restaurante mais classudo da cidade só pode revelar as melhores (ou piores) intenções. Impossível não se impressionar com a elegância, beleza e conforto da casa, aliadas a uma cozinha de primeira e à irresistível saideira na penumbra do bar anexo, o Baretto.



Félix Bistrot
Félix Bistrot  
R. José Félix de Oliveira, 555 – Granja Viana – Cotia
Tel: 11 4612 2339 – www.felixbistrot.com.br
O clima de fuga da cidade pode ser o estímulo que faltava para visitar o bistrô de pratos franco-italianos comandado pelo chef Alain Uzan. A cozinha francesa moderna e o cenário bucólico embalam conversas a dois sob a luz do sol ou ao cair da noite. 
Freddy
R. Pedroso Alvarenga, 1170 – Itaim Bibi
Tel: 11 3167 0977 – www.restaurantefreddy.com.br
Um dos clássicos da cidade, está há 70 anos na cena gastronômica paulistana. Atualmente instalado no andar térreo de um flat, segue servindo os pratos tradicionais franceses que lhe deram fama e manteve a decoração que lembra os tempos antigos e o romantismo inerente aos velhos bistrôs.

La Tambouille 
Av. 9 de Julho, 5925 – Itaim Bibi
Tel: 11 3079 6277 – www.tambouille.com.br
O piano ao vivo, logo no bar da entrada, é o primeiro convite para os casais entrarem no clima clássico de um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, tocado pelo italiano Giancarlo Bolla. A cozinha tem pratos de tradição italiana e francesa, como o confit de pato com laranja servido com purê de maçã.

La Tartine 
R. Fernando de Albuquerque, 267 – Consolação
Tel: 11 3259 2090
Pequeno, apertadinho, com ar alternativo e preços camaradas, esse animado bistrô pode ser uma boa opção para um jovem casal que busca atmosfera e sabores parisienses para embalar seu romance – sem necessariamente ter de gastar muito. Um acordeon costuma fazer a trilha do local.

L’amitié 
R. Manoel Guedes, 233 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 5919 – www.lamitie.com.br
Por dentro, no pequeno salão espelhado, o L’amitié lembra bem a atmosfera de bistrô idealizada pelo chef francês Yan Corderon. Mas o espaço mais atraente da casa é o vasto terraço que à noite recebe tons de meia-luz convidativos para um programa a dois, cercado de cozinha francesa.

Le Chef Rouge 
R. Bela Cintra, 2238 - Jardins
Tel: 11 3081 7539 – www.chefrouge.com.br
Paredes vermelhas e pouca luz criam uma atmosfera quente para o restaurante, onde a chef Renata Braune serve pratos de inspiração francesa como coelho ensopado com bacon e legumes ao vinho branco servido com lentilhas de Puy. A seleção de pratinhos servidos entre o almoço e o jantar é ideal para encontros fora de hora.

Le Marais Bistrot
Le Marais Bistrot  
R. Jerônimo da Veiga, 30 - Itaim Bibi
Tel: 11 3071 4635 – www.lemaraisbistrot.com.br
Dos mesmos proprietários do Due Cuocchi, tem na cozinha francesa o seu principal atrativo. Saem de cena as criações modernas e brilham os pratos clássicos de bistrô, como o boeuf bourguignon e o salmão com molho béarnaise – tudo servido num salão pequeno e aconchegante. 
Le Vin Bistrôt
Le Vin Bistrô
Al. Tietê, 184 – Cerqueira César
Tel: 11 3081 3924 – www.levin.com.br
Se a ideia é provar a cozinha francesa nos requintados entornos dos Jardins, o Le Vin é uma opção certeira. Em cenário romântico característico dos bistrôs, serve, além de seus steaks com mostarda e confits de pato, doces próprios e pães artesanais da sua boulangerie, do outro lado da rua. 
Limonn 
R. Manoel Guedes, 545 – Itaim Bibi
Tel: 11 2533 7710 – www.limonn.com.br
O espaço de uma antiga residência foi bem adaptado, criando um clima aconchegante que convida o comensal a “se sentir em casa”. No salão com luz natural são servidos os pratos mediterrâneos do chef Christian Burjakian. O limoeiro de mais de 30 anos que dá nome à casa foi mantido na área externa, destinada à espera.

Lola Bistrot & Bar à Vin
R. Purpurina, 38 – Vila Madalena
Tel: 11 3812 3009 – www.lolabistro.com.br
Já bem estabelecido em seu novo endereço, sempre na Vila Madalena, o Lola Bistrot, mesmo maior, manteve um espírito romântico, tanto no ambiente quanto na cozinha com cardápio francês. O bar à vin, onde é possível bebericar vinhos em taça e comer entradinhas, também é convidativo.

Pomodori 
R. Dr. Renato Paes de Barros, 534 - Itaim Bibi
Tel: 11 3168 3123 – www.pomodori.com.br
Depois da saída do chef e sócio Jefferson Rueda, a cozinha ficou nas mãos de Diogo Silveira,que segue mirando na alta gastronomia italiana. Nos dois salões, o atendimento impecável e a decoração elegante fazem do lugar um programa a dois em alto estilo.

Ravioli Cucina Casalinga
Ravioli Cucina Casalinga  
R. Joaquim Antunes, 197 – Pinheiros
Tel: 11 3083 1625 – www.emporioravioli.com.br
Casa mais tranquila e de aparência mais formal do chef Roberto Ravioli (proprietário também do Empório Ravioli), onde o cardápio italiano abarca, além de itens cantineiros mais tradicionais, também pratos de apresentação mais sofisticada, como fettuccini com camarões, abobrinha e açafrão. 
Rex 
Rua da Consolação, 3193 – Jardins
Tel: 11 2506 7386 – www.rexrestaurante.com.br
Do criativo chef Cássio Machado, tem, como outras casas que levam a sua assinatura, um clima moderno e festivo. A decoração inusitada, cheia de obras de arte, estimula aqueles que preferem um cenário mais cosmopolita para embalar o jantar a dois. No menu, carnes, massas e hambúrgueres.

Ruella Bistrô 
R. João Cachoeira, 1507 – Vila Olímpia
Tel: 11 3842 7177 – www.ruella.com.br
É daquelas casas pensadas para atrair casais que buscam um refúgio romântico. O nome vem da estreita rua particular que parte da movimentada João Cachoeira e esconde esse sobrado, decorado ao estilo do sul da França, de onde também vem a inspiração para o cardápio mediterrâneo.

Naga 
R. Bandeira Paulista, 381 – Itaim Bibi
Tel: 11 3167 6049 – www.nagayama.com.br
O mais jovem dos restaurantes do clã de comida japonesa Nagayama, o Naga possivelmente é o mais acolhedor, em termos de ambiente. Pequeno, mas confortável, tem sofazinhos de espera que fazem com que tomar um drinque seja parte convidativa do programa, antes de dividir os hashis.

Piselli
Piselli
R. Pe. João Manuel, 1253 – Cerqueira César
Tel: 11 3081 6043 – www.piselli.com.br
A massas leves e o ambiente repleto de garrafas de vinho já somam bons estímulos ao romantismo na casa do restaurateur Juscelino Pereira. Em dias (ou noites) quentes, escolha uma mesa na varanda, onde a luz indireta cria uma atmosfera ainda mais propícia aos encontros. 
Pobre Juan
Pobre Juan
Shopping Iguatemi Alphaville - Piso Rio Negro Tel: 11 4209 1700
Shopping Cidade Jardim - 3º piso Tel: 11 3552 3150
Higienópolis - Rua Tupi, 979 Tel: 11 3825 0917
Vila Olímpia - R. Com. Miguel Calfat, 525 Tel: 11 3845 4965
Shopping Iguatemi Brasilia - Piso Térreo Tel: 11 61 3577 5800
www.pobrejuan.com.br
Churrascarias não costumam entrar no rol de lugares mais românticos da cidade, mas o Pobre Juan consegue aliar a boa carne (preparada na grelha à moda argentina) a um ambiente acolhedor, que à noite se torna ainda mais atraente com sua iluminação intimista regada à meia-luz. 
Tavares
Rua da Consolação, 3212 – Cerqueira César
Tel: 11 3062 6026 – www.casatavares.com
O novo restaurante presta-se tanto a um café e um quitute no meio da tarde quanto a uma refeição completa, com base num menu que oferece pratos variados como a perna de cordeiro com ratatouille e feijão branco. A decoração irreverente e colorida leva diversão a um encontro a dois.

Terraço Itália
Terraço Itália  
Av. Ipiranga, 344 – 41o andar – Centro
Tel: 11 2189 2929
O Terraço Itália tem múltiplas facetas. Vai desde a atração turística, pela sua localização com vista para a cidade; até um ponto da boa comida italiana. Mas não faltam também os casais que buscam ali a intimidade de seu bar classudo, para momentos a dois, antes ou depois do jantar. 
Vila das Meninas 
Rua Padre Carvalho, 139 – Pinheiros
Tel: 11 2364 2122 – www.viladasmeninas.com
Servir cozinha contemporânea brasileira é o propósito da casa, uma das novidades gastronômicas na cidade. Camarão com leite de coco e frango ao curry no abacaxi são duas das especialidades oferecidas em meio à decoração vintage que evoca o romantismo de velhas casas de fazenda.

Vito
R. Pascoal Vita, 329 – Vila Beatriz
Tel: 11 3032 1469 – www.vitorestaurante.com.br
Minúsculo, bem decorado e aconchegante, parece ter sido “escondido” em uma área residencial. A cozinha italiana parece simples à primeira vista, mas é executada com esmero pelo chef André Mifano, tanto em pratos de massas quanto carnes. Para não gorar o clima logo na espera, melhor fazer reserva.

Walter Mancini Ristorante 
R. Avanhandava, 126 – Bela Vista
Tel: 11 3258 8510 – www.famigliamancini.com.br
Representa o ideal de restaurante romântico à moda antiga: tem música ao vivo, clima boêmio e grandes janelões que dão vista para o salão, desde a charmosa rua Avanhandava. No menu, pratos como a costeleta de cordeiro grelhada com ervas e ratatouille de legumes, massas frescas e risotos.

Ruella Caffé Bistrô
R. Vupabussu, 199 – Pinheiros
Tel: 11 3097 9257 – www.ruella.com.br
Inspirada em sua primeira casa, a chef Danielle Dahoui inaugurou uma unidade em Pinheiros, com mais espaço para os quitutes para todas as horas, desde o café da manhã. A decoração é marcante, repleta de obras de arte e cores fortes, compondo a tônica romântica do ambiente.

Santa Gula
R. Fidalga, 340 – Vila Madalena
Tel: 11 3812 7815 – www.stagula.com.br
Antes mesmo da comida, o que chama a atenção é a decoração. Nos diversos ambientes repletos de verde ficam mesas adornadas com cadeiras e louças desiguais, ainda mais interessantes sob a luz de velas. O clima eclético e divertido se completa com a cozinha de toques brasileiros.

Suez 
R. Oscar Freire, 155 – Jardins
Tel: 11 3081 7909 – www.restaurantesuez.com.br
O salão rústico, repleto de móveis de madeira de demolição, faz do Suez um local acolhedor e receptivo para uma noite romântica. A cozinha mediterrânea se traduz no menu enxuto que oferece petiscos como o bolinho de paella e pratos como o linguado com risoto de limão-siciliano e radicchio grelhado.

Tappo Trattoria 
R. da Consolação, 2967 – Jardins
Tel: 11 3063 4864 – www.tappo.com.br
O ambiente é pequeno, as mesas são bem próximas e o cenário lembra um bistrô. Mas a influência francesa acaba por aí. O menu, criado por Benny Novak (do Ici Bistrô), dá destaque para pratos tradicionais italianos, como bucatini com sardinhas, erva-doce, uvas-passas e pinoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário