sábado, 16 de janeiro de 2010

MUNDO DOS SABORES - Volta ao Mundo pela Gastronomia


Fotos: Claudio Edinger - La Mar - Ingrediente: Açafrão

Acrópoles 
R. da Graça, 364 – Bom Retiro
Tel: 11 3223 4386 – www.restauranteacropoles.com.br
O proprietário Thrassyvoulos Petrakis criou o restaurante há quase 50 anos, e segue servindo seus pratos célebres, escolhidos pelo comensal diretamente da cozinha, como a lula recheada, a torta mussaka (de batata e berinjela) e o vitelo assado.

Agadir 
R. Fradique Coutinho, 950 – Pinheiros
Tel: 11 3097 0147 – www.agadir.com.br
Uma fachada discreta esconde o restaurante especializado em cozinha marroquina, com decoração típica. O menu é enxuto e traz variedades de cuscuz (o royal tem legumes variados e carne de vitela ou cordeiro) e alguns tajines.

Aizomê 
Al. Fernão Cardim, 39 – Jardim Paulista
Tel: 11 3251 5157 – www.aizome.com.br
Diante da febre de sushis que toma conta da cidade, o Aizomê traz uma cozinha japonesa diferente. São pratos quentes, alguns até populares nas casas japonesas, mas aqui muitas vezes reinterpretados e preparados com sofisticação pelo chef (também sushiman) Shinya Koike.

AK Vila 
R. Fradique Coutinho, 1240 - Vila Madalena
Tel: 11 3231 4496 – www.akvila.com.br
Depois de fechar as portas do AK Delicatessen, em Higienópolis, Andrea Kaufmann inaugurou este ano uma casa variada e descolada na Vila Madalena. No menu, pratos contemporâneos figuram ao lado de sugestões judaicas, herança do antigo empreendimento.

Aya 
Rua Pedroso de Morais, 141 – Pinheiros
Tel: 11 2373 6431 – www.restauranteaya.com.br
Braço-direito de Jun Sakamoto por muitos anos, Juraci Pereira inaugurou este ano seu próprio negócio: uma casa de cozinha japonesa de alto nível, a exemplo da de seu mestre. Para conhecer melhor o trabalho do sushiman (e ser atendido diretamente por ele), vale pedir o menudegustação.

Ban Kao 
Rua Manuel Guedes, 444 - Itaim
Tel: 11 3168 0662 – www.bankao.com.br
Inaugurado em São Paulo como filial do carioca Nan Thai, hoje o Ban Kao tem cardápio que vai além da comida tailandesa: a cozinha contempla outros países asiáticos, como Vietnã, China e Malásia. O robalo preparado com leite de coco, tamarindo e especiarias é uma das sugestões da casa.

Brasero Amatxu 
Rua José Maria Lisboa, 1065 – Jardim Paulista
Tel: 11 3582 5918
A região da Espanha recordista em restaurantes estrelados é o País Basco – e é de lá que vem o Brasero Amatxu, filial paulistana do grupo que serve cardápio de pintxos (as tapas locais), pratos de bacalhau e seus peixes e carnes preparados na brasa.

Café Olympia 
R. do Estilo Barroco, 25 – Chácara Sto. Antônio
Tel: 11 5182 7486 – www.cafeolympia.com.br
Em uma época em que a cozinha mediterrânea está tão em voga, os restaurantes gregos poderiam ter mais presença em São Paulo; mas o Café Olympia é um dos poucos dessa especialidade, com seus pratos de pescados (como a lula recheada e a trilha frita) e assados de cordeiro.

Cantina do Berô 
R. Pe. João Manuel, 881 – Cerqueira César
Tel: 11 3064 9022 – www.restorando.com.br/cantinadobero
Um refúgio garantido para os judeus ortodoxos, a Cantina do Berô é um restaurante cujo preparo de pratos segue os preceitos kosher (que exige distância entre carne e laticínios, por exemplo) da culinária judaica. Variado, serve no jantar massas, pizzas e até sushis (às terças).

Casa dos Cariris 
guisandera@gmail.com
A culinária mexicana é quase desconhecida em São Paulo, a não ser por sua presença nas receitas tex-mex servidas em vários locais. Mas a verdadeira cozinha mexicana, muito mais variada e refinada, pode ser provada na Casa dos Cariris, preparada por Lourdes Hernández (sob reserva).

Casa Garabed 
R. José Margarido, 216 – Santana
Tel: 11 2976 2750 – www.casagarabed.com.br
Esfihas e quibes de vários tipos e tudo o que lembra a cozinha libanesa costuma ter grande atração sobre o paladar paulistano. Por isso, a cozinha armênia (que tem muitas semelhanças com a árabe) da Casa Garabed encanta o público, porque ela é feita com cuidado e primor.

El Tranvía 
R. Cons. Brotero, 903, casa 1 – Santa Cecília
Tel: 11 3667 8108 – www.eltranvia.com.br
Apesar das churrascarias existirem em profusão na cidade, são poucos os lugares que permitem desfrutar da especialidade à moda uruguaia, como é o caso do El Tranvía, onde as carnes são feitas com sal fino e queimadas com a brasa de lenha na lateral da churrasqueira.

Florina 
R. Cristovão Pereira, 1220 – Campo Belo
Tel: 11 5041 5740 – www.florina.com.br
Mesmo havendo pouca oferta de restaurantes suíços em São Paulo, não é difícil encontrar locais para comer o prato típico, fondue. No Florina, porém, esse é apenas um dos itens do cardápio: a estrela são outras especialidades da Suíça, como roësti de batata e vitelo cozido com cogumelos.

Govinda 
R. Princesa Isabel, 379 – Brooklin
Tel: 11 5092 4816 – www.govindarestaurante.com.br
Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o Govinda serve a boa cozinha indiana (com seus pães típicos, curries, boas carnes preparadas no forno tandur, pratos vegetarianos) em um cenário requintado em que a decoração (em boa parte importada da Índia) lembra os ambientes do país.

Huto 
Av. Jandira, 677 – Moema
Tel: 11 5052 6804 – www.hutorestaurante.com.br
Especialidades frias vindas do balcão de sushis têm a mesma importância que os pratos quentes que saem da cozinha do chef Adriano de Lima, como a costela de porco cozida e gratinada servida com purê de inhame; tudo é servido em um ambiente moderno e bonito.

Izakaya Issa 
R. Barão de Iguape, 89 – Liberdade
Tel: 11 3208 8819
Margarida Haraguchi é a dona e a alma do simpático bar japonês. No pequeno balcão ou em poucos lugares nos tatames, ela serve petiscos orientais variados como o bolinho de polvo com raspas de bonito ao lado de doses de saquê. Aviso: não há sushis.


Killa Novoandino 
R. Tucuna, 689 – Perdizes
Tel: 11 3872 1625 – www.killa.com.br
O primeiro dos restaurantes a surgir em São Paulo na onda da comida peruana, o Killa serve pratos no estilo “novoandino” - nome que ganhou no Peru o movimento de modernização da cozinha do país, ao mesmo tempo em que revaloriza ingredientes típicos e antigos.

Kinu 
Avenida das Nações Unidas, 13301 – Brooklin
Tel: 11 2838 3208 – www.kinu.com.br
Um dos mais elegantes restaurantes japoneses da cidade fica num hotel: o Kinu, no Grand Hyatt São Paulo. Ele tem uma atmosfera moderna, mas salpicada pelas delicadezas do Japão – como, por exemplo, as tacinhas de beber sakê. A cozinha, dos sushis aos pratos quentes é tocada pelo chef Kazuo Harada.



La Tasca 
Av. Carinás, 592 – Moema
Tel: 11 2308 1091 – www.restaurantelatasca.com.br
Cozinha tradicional espanhola é o mote do La Tasca, que ocupa um arejado galpão em Moema, onde o comensal se divide entre pedir apenas tapas, de uma oferta que inclui embutidos trazidos da Espanha, e combiná-las também com pratos principais, como as diversas opções de paella.

Lamen Kazu 
R. Tomaz Gonzaga, 51 – Liberdade
Tel: 11 3277 4286 – www.lamenkazu.com.br
Tem como especialidade os reconfortantes lamen, macarrão oriental servido em caldo com tempero à escolha do cliente e com ingredientes que podem ser selecionados, como carne de porco e legumes. Opção de cozinha japonesa mais em conta e ideal para dias frios.

Le Repas 
Rua Ferreira de Araújo, 450 – Pinheiros
Tel: 11 2366 9882
A chef e proprietária Fernanda Barros leva na bagagem a experiência de ter sido sócia do Allez! Allez! ao lado do ex-marido Luiz Emanuel. Em sua própria casa investe também em cardápio típico de bistrô, com sugestões como os mexilhões com fritas e o steak tartare.

L'Entrecôte de Paris
L'Entrecôte de Paris R. Pedroso Alvarenga, 1.135 – Itaim Bibi
 Tel: 11 3078 6942 – www.lentrecotedeparis.com.brRestaurante que seguiu a fórmula de casas francesas especializadas em apenas um prato – nesse caso, o contrafilé com fritas coberto por um molho, dito secreto, e que tem o acompanhamento servido à vontade. Além dele, há apenas saladas, seleções de queijos e sobremesas.
La Caballeriza
La Caballeriza Al. Campinas, 530 – Jardim Paulista
Tel: 11 3541 2220 - www.lacaballeriza.com.brEntrar numa casa de parrilla, sentir os aromas da grelha e dos assados, e degustar boa carne já equivale a evocar uma viagem à Argentina. Nesta parrilla em particular, a tudo isso se soma a decoração, que remete a outra das paixões argentinas: os cavalos.
La Mar 
R. Tabapuã, 1410 – Itaim Bibi
Tel: 11 3073 1213 – www.lamarcebicheria.com
Filial da cevicheria do aclamado chef peruano Gastón Acurio, fica em um amplo e bem decorado imóvel no Itaim, onde são oferecidos pratos mais tradicionais daquele país, como o trio de ceviches e outros pratos com frutos do mar, além de contar com uma ótima carta de coquetéis.

Marakuthai 
Al. Itu, 1618 – Cerqueira César
Tel: 11 3062 7556 – www.marakuthai.com.br
Com sede em Ilhabela, o Marakhutai tem também essa filial em São Paulo. O ambiente é alegre, bonito e descontraído – como sua sede na praia. A cozinha tem pratos variados criados sob influência da culinária tailandesa e asiática, aos cuidados da jovem chef e sócia Renata Vanzetto.

Miyabi 
R. São Carlos do Pinhal, 241 – Cerqueira César
Tel: 11 3289 4708 – www.restaurantemiyabi.com.br
Perdeu um pouco da privacidade depois de passar por uma reforma e migrar para mais perto da praça de alimentação da galeria onde está instalado. Também houve troca na cozinha: agora é o chef japonês Yasushi Hara que se dedica aos pratos quentes, que sempre foram o forte da casa.

Nagayama Itaim
R. Bandeira Paulista, 369 – Itaim Bibi
Tel: 11 3079 7553 – www.nagayama.com.br
Este ponto – o do número 369 (e apelidado “Bandeirinha” pelos donos e pelos clientes) – é o mais antigo dos vários endereços do Nagayama – restaurante que mistura um público apreciador de seus bons sushis, e outro que adora a agitação do lugar.

Nakasha Sushi Lounge
Avenida Andrômeda, 658 Alphaville
Tel: 11 4195 6158 - www.nakasha.com.br
Montado com a justaposição de 15 containeres marítimos desativados, decorado com bom gosto em ambientes interno e externo, o Nakasha serve cozinha japonesa num clima aconchegante de lounge, com variada programação musical.

Namga
Rua Apiacás, 92 – Perdizes
Tel: 11 3676 1774 – www.namga.com.br
Nasceu como um estabelecimento de delivery de comida tailandesa (o Tele-Thai) e, com o sucesso, transferiu-se para um imóvel maior, no mesmo bairro de Perdizes, onde passou a servir a culinária daquele país em um salão com serviço à la carte, com maior oferta de pratos.

Nozuki 
R. Tupi, 786 – Santa Cecília
Tel: 11 3666 3610 – www.nozuki.com.br
Tanto na ensolarada varanda como no salão de decoração oriental é possível provar a cozinha japonesa elaborada pelo chef Lucien Taira (ex-Nakombi). Pratos triviais japoneses, como porções de guiosa, e combinados de sushi e sashimi estão entre as sugestões do cardápio.

Obá 
R. Dr. Melo Alves, 205 – Cerqueira César
Tel: 11 3086 4774 – www.obarestaurante.com.br
Embora tenha um cardápio eclético, que inclui pratos italianos, tailandeses e baianos, o Obá é mais conhecido pela qualidade de sua cozinha autenticamente mexicana (em pratos como o cochinita pibil), tudo supervisionado pelo sócio Hugo Delgado, um militante dos sabores do seu país.

Ohka 
R. Prof. Carlos de Carvalho, 105 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 3979 / 8450 1497 – www.ohka.com.br
Joberval Pereira, que trabalhou como sushiman do Nagayama, abriu o restaurante com outros sócios, onde, a exemplo da casa em que fez escola, os pratos frios do balcão são o chamariz (há poucas sugestões quentes) e o público jovem é maioria.

Ping Pong 
R. Lopes Neto, 15 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 5808 – www.pingpongdimsum.com.br
Filial de uma rede britânica, o Ping Pong trouxe para São Paulo esta forma particular de cozinha chinesa – os dim sum – pasteizinhos recheados de carnes, legumes ou frutos do mar cozidos no vapor, assados ou fritos que podem ser degustados ao lado dos bons drinques da casa.

Toro 
Alameda dos Anapurus, 1.430 – Moema
Tel: 11 2386 6966 – www.tororestaurante.com.br
Pequeno e aconchegante restaurante, inaugurado há poucos meses, tendo no balcão de peixes o jovem sushiman Thiago Sakamoto (que passou por casas como Shaya, Kinoshita e D.O.M.). Além das ofertas à la carte, conta com opções de menu-degustação.

Rong He Massa Chinesa
R. da Glória, 622-A – Liberdade
Tel: 11 3208 0529
A especialidade do restaurante são os pratos de macarrão caseiro – e seu maior espetáculo é quando os chefs, na cozinha à vista dos clientes, transformam bolas de massa em fios de macarrão usando apenas as mãos. Na panela, ele é preparado com carnes, legumes e frutos do mar, e sai barato.

Saj 
R. Girassol, 523 – Vila Madalena
Tel: 11 3032 5939 – www.sajrestaurante.com.br
Pertence a uma família com tradição na cozinha sírio-libanesa da cidade e é uma das poucas com essa vocação na região da Vila Madalena (o que faz com que esteja sempre lotado). Pastas árabes, saladas, kaftas e esfihas, podem ser degustadas no pequeno e aconchegante salão.

Sashimi do Mar 
R. Prates, 553 – Bom Retiro
Tel: 11 3329 9825
Para quem pensa que o Bom Retiro ainda é um bairro judeu e que sashimi é coisa somente de japonês, terá uma surpresa ao visitar o Sashimi do Mar, um restaurante coreano onde se prova frutos do mar e uma versão diferente do sashimi e do sushi (enrolados em alface e alho).

Shinjuku 
R. Dr. Mário Ferraz, 37 – Itaim Bibi
Tel: 11 3034 3125 – www.shinjuku.com.br
Shundi Kobayashi é mesmo incansável: depois de trabalhar e ser sócio em vários restaurantes (muitos ainda levam seu nome, apesar de não manter mais nenhuma ligação com ele), o sushiman abre uma nova casa, onde continua a servir bons sushis e combinados.

Sobaria 
R. Áurea, 343 – Vila Mariana
Tel: 11 5084 8014 – www.sobaria.com.br
É um misto de restaurante japonês e brasileiro. Explicase: a especialidade é o macarrão japonês soba (feito de trigo sarraceno) que, aclimatado no Mato Grosso do Sul, é lá vendido em “sobarias”. Imerso em caldo, ele pode vir à mesa com carnes, cogumelos, camarões ou lombo.

Suri Ceviche Bar
Rua Mateus Grou, 488 – Pinheiros
Tel: 11 3034 1763 – www.suri.com.br
Um pequenos estabelecimento envidraçado reserva uma boa e descontraída experiência gastronômica latina. O chef colombiano Dagoberto Torres prepara ceviches à moda de diversos países que podem ser consumidos com ótimos drinques (o que faz da casa uma boa opção boêmia).

Sushi Kin
Av. Roque Petroni Jr., 1.089, Piso Lazer – Morumbi
Tel: 11 5189 6660
O sistema principal de serviço é o de esteira, em que os pratinhos com os sushis preparados rapidamente pela equipe de sushimen percorrem o balcão para a escolha dos clientes. Mas há também grande oferta à la carte, inclusive de pratos quentes.

Svanen Scadinavian Food 
R. Moraes de Barros, 1009 – Campo Belo
Tel: 11 5041 9883 – www.svanen.com.br
Apesar de rara, a cozinha escandinava tem seus seguidores na cidade. Eles buscam, além de goles de aquavit, seus sanduíches frios, seus peixes marinados ou defumados e as dezenas de receitas que compõem o smorgasbord – bufê típico montado no jantar.

Tandoor 
R. Dr. Rafael de Barros, 408 – Paraíso
Tel: 11 3885 9470 – www.tandoor.com.br
Tocado por um casal de indianos que traz de sua terra desde os ingredientes culinários até os detalhes da decoração, o Tandoor serve a boa cozinha do país, com assados feitos no forno tandur e cozidos condimentados com os perfumados molhos de curry.

Tanger 
Rua Harmonia, 359 – Vila Madalena
Tel: 11 3037 7223 – www.restaurantetanger.com.br
Depois de funcionar por uma década em um sobrado antigo na rua Fradique Coutinho, mudou para um imóvel reformado na mesma Vila Madalena. A chef Ariela Doctors segue servindo especialidades marroquinas como os diversos cuscuz e espetinhos, como o de meca.

Thai 
Av. Miguel Stéfano, 1001, Enseada – Guarujá
Tel: 11 13 3389 4000 – www.casagrandehotel.com.br
Em frente ao mar do Guarujá, o restaurante Thai (do tradicional hotel Casa Grande) fica em uma localização totalmente privilegiada. Sua cozinha tailandesa é servida em um deque debruçado sobre a areia da Praia da Enseada, em um ambiente cuja decoração é inspirada no sudeste asiático.

Windhuk 
Al. Arapanés,1400 – Moema
Tel: 11 5044 2040 – www.windhuk.com.br
Com jeitão de taverna, repleto de móveis em madeira escura, oferece uma grande variedade de pratos tradicionais alemães feitos à moda tradicional, como o joelho de porco cozido servido com batatas cozidas e repolho ou a linguiça branca cozida servida com salada de batata.

Z-Deli 
Al. Lorena, 1689 – Jardim Paulista
Tel: 11 3088 5644
Típica delicatessen judaica, funciona como a maioria delas mundo afora: uma vitrine trata de exibir as especialidades, de onde a clientela pode escolher o que vai querer incluir no prato – entre as opções há vareniques, gefilte fish e outras especialidades célebres das mães judaicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário