sábado, 16 de janeiro de 2010

ALTA GASTRONOMIA & TRADIÇÃO


Fotos: Claudio Edinger - Fasano - Ingrediente: Trufas Brancas

“Escondida sob a terra, a trufa é um verdadeiro tesouro, tão antigo quanto precioso.” – Josimar Melo 

a bela Sintra
R. Bela Cintra, 2325 – Jardins
Tel: 11 3891 0740 – www.abelacintra.com.br
O cenário elegante e sóbrio aliado à boa cozinha portuguesa bem tradicional fazem desse um ponto obrigatório para os donos de paladares mais apurados. A visita se faz ainda mais agradável por conta do serviço impecável prestado pela brigada do restaurateur Carlos Bettencourt.

All Seasons by Christophe Besse 
Alameda Santos, 85 – Paraíso
Tel: 11 2627 1336 – www.restauranteallseasons.com.br
Situado no andar térreo de um hotel, o All Seasons é o endereço do chef suíço Christophe Besse. Para conhecer seus pratos criativos e de boa apresentação o mais indicado é ir ao local à noite, quando o serviço é à la carte, e de preferência desfrutar do menu-confiance (para duas pessoas).

Amadeus 
R. Haddock Lobo, 807 – Jardins
Tel: 11 3061 2859 – www.amadeusrestaurante.com.br
Em uma cidade que não se destaca pelos frutos do mar, o Amadeus brilha com a cozinha chefiada pela jovem Bella Masano. Seu cardápio de pescados, com receitas francesas e também brasileiras, usa os melhores produtos e ainda oferece vinhos adequados para acompanhar.

Antiquarius 
Al. Lorena, 1884 – Jardim Paulista
Tel: 11 3082 3015 – www.antiquarius.com.br
Famoso por seus pratos de bacalhau e outras iguarias trazidas da terrinha (como as açordas e os assados), o Antiquarius tem um ar elegante e ao mesmo tempo acolhedor, com antiguidades em exposição, música de piano ao vivo e um serviço atencioso.

Arola-Vintetres 
Alameda Santos, 1437 – Jardim Paulista
Tel: 11 3146 5923 – www.arolavintetres.com
Com a implantação do hotel Tivoli-Mofarrej no tradicional endereço da alameda Santos, seu último andar foi ocupado pelo restaurante sob a supervisão do premiado chef espanhol Sergi Arola. Tapas tradicionais e criações do chef são preparados com esmero e ótimos ingredientes.

Arturito 
R. Artur Azevedo, 542 – Pinheiros
Tel: 11 3063 4951 – www.arturito.com.br
Instalado em um salão moderno e cosmopolita, o restaurante da chef argentina Paola Carosella segue oferecendo a cozinha que a consagrou: pratos com ingredientes da estação, frescos e muitos deles orgânicos, com delicado tempero e receitas preparadas no forno à lenha.

Cantaloup
R. Manuel Guedes, 474 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 3445 – www.cantaloup.com.br
Desde sua inauguração figura entre as casas de cozinha competente e criativa da cidade. Por sua cozinha já passaram vários chefs. Desde o ano passado Valdir de Oliveira comanda as caçarolas, reproduzindo receitas consolidadas do cardápio e algumas novidades.

Carlota 
R. Sergipe, 753 – Higienópolis
Tel: 11 3661 8670 – www.carlota.com.br
O ambiente é acolhedor e informal, mas não deve confundir a alta gastronomia ali praticada. Da cozinha da chef Carla Pernambuco saem pratos que misturam com maestria influências de várias cozinhas, especialmente a brasileira e a do sudeste asiático, renovados constantemente.

Clos de Tapas
Clos de Tapas
Rua Domingos Fernandes, 548 – Vila Nova Conceição
Tel: 11 3045 2291 – www.closdetapas.com.br
É em um salão imponente com uma parede de pedras que a chef Ligia Karazawa e o espanhol Raúl Jiménez mostram sua moderna cozinha espanhola, que pode ser apreciada em tapas e pratos ou ainda em um menu-degustação que é renovado frequentemente. 
D.O.M. 
R. Barão de Capanema, 549 – Jardins
Tel: 11 3088 0761 – www.domrestaurante.com.br
Alex Atala é o principal chef de cozinha brasileiro. Seu bonito restaurante gastronômico, o D.O.M., combina técnicas de vanguarda com ingredientes que o chef redescobre e é frequentado pela elite da cidade e por turistas. Seu menu-degustação, com uma sequência de surpresas, é pouco comum na cidade.

Don Curro 
R. Alves Guimarães, 230 – Pinheiros
Tel: 11 3062 4712 – www.restaurantedomcurro.com.br
Ao lado de sua antiga tradição, a cozinha espanhola, mesmo a mais clássica, tem grande atualidade por representar a cozinha do Mediterrâneo, tão em voga. No Don Curro, ela se baseia na oferta de exuberantes frutos do mar (inclusive lagostas vivas), preparadas na chapa, além da paella, claro.

Due Cuochi
R. Manuel Guedes, 93 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 8092 – www.duecuochi.com.br
A boa cozinha do restaurante Due Cuochi, com as massas e assados italianos pilotados pelo chef Paulo Barros, tem feito dele um lugar animado o tempo todo. Também com filial no shopping Cidade Jardim, vive lotado tanto no almoço quanto no jantar – é conveniente fazer reserva.

Dui 
Al. Franca, 1590 – Jardim Paulista
Tel: 11 2649 7952 – www.duirestaurante.com.br
A casa da chef Bel Coelho tem três diferentes cozinhas. O bar serve tapas para acompanhar a bebida. O salão do térreo, pratos reconfortantes baseados em sabores simples. E no piso superior (o Clandestino), só menus degustação de vanguarda, mediante reserva.

eñe
eñe R. Dr. Mário Ferraz, 213 – Jardim Europa
Tel: 11 3816 4333 – www.enerestaurante.com.br
Sob o comando de dois chefs catalães, os irmãos Torres, a casa é uma bela amostra na cidade da moderna cozinha espanhola. Usando técnicas modernas e aparatos tecnológicos, servem desde tapas criativas até releitura de pratos tradicionais catalães, como a fideuá. 
Fasano 
R. Vittório Fasano, 88 – Jardins – Hotel Fasano
Tel: 11 3062 4000 – www.fasano.com.br
Não faltam motivos para visitar o Fasano, restaurante do hotel de mesmo nome. A excelência da cozinha, a carta de vinhos, o serviço impecável são alguns deles. Para os que priorizam a cozinha, é irresistível o cardápio do chef Salvatore Loi, com massas, risotos e sua famosa milanesa de vitelo.

From the Galley
R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 761 – Itaim Bibi
Tel: 11 3073 0928 – www.fromthegalley.com.br
A proposta do chef Nériton Vasconcelos é inusitada. Seu restaurante tem uma grande mesa que pode ser usada por grupos ou individualmente, sob reserva. Todos comem um mesmo menu-degustação. Assim ele prepara tranquilamente, de uma só vez, suas criativas iguarias.

Garcia & Rodrigues 
Shopping Vila Olímpia – Vila Olímpia
Tel: 11 3841 9420 – www.garciaerodrigues.com.br
Ao lado de um café, uma padaria e uma doceria (todos do mesmo grupo), funciona o restaurante que serve a cozinha variada (mas com ênfase na França) do chef Christophe Lidy. “Importada” do Rio, onde funciona a matriz, a casa tem pratos como o ravióli de bacalhau e alho-poró ao caviar mujjol.

Gero 
R. Haddock Lobo, 1629 – Cerqueira César
Tel: 11 3064 0005 – www.fasano.com.br
Em ambiente mais descontraído que o da casa-mãe, o Fasano, o Gero oferece a mesma excelência em cozinha e em serviço que os demais estabelecimentos do grupo. Da cozinha italiana, destaque para as massas frescas e bons assados.

Jun Sakamoto 
R. Lisboa, 55 – Pinheiros
Tel: 11 3088 6019
Quando abriu seu restaurante, o sushiman Jun Sakamoto mudou a forma de encarar o sushi em São Paulo. Moldados como uma obra de arte, eles exigem a utilização dos melhores ingredientes e um certo ritual para sua degustação. A melhor forma de apreciá-los é seguir a sugestão do chef.

Kinoshita
KinoshitaR. Jacques Félix, 405 – Vila Nova Conceição
Tel: 11 3849 6940 – www.restaurantekinoshita.com.br
O chef Tsuyoshi Murakami pratica a chamada kappo cuisine, em que ingredientes selecionados (muitos importados do Japão) são preparados atrás do balcão, à frente da clientela. O menu não se resume aos sushis e oferece delicados preparos quentes, muitos deles criativos e modernos. 
La Brasserie Erick Jacquin
R. Bahia, 683 – Higienópolis
Tel: 11 3826 5409 – www.brasserie.com.br
 Famoso por suas receitas com foie gras, o chef Erick Jacquin vai muito além desse ingrediente. Sua cozinha francesa é plena de tradição, mas seus pratos também têm lampejos de inventividade e não ficam restritos a um menu de brasserie. As sobremesas são uma atração à parte.

La Tambouille
Av. 9 de Julho, 5925 – Itaim Bibi
Tel: 11 3079 6277 – www.tambouille.com.br
Criado por Giancarlo Bolla, um mestre na arte de servir, o La Tambouille surgiu há décadas, mas nunca saiu da moda, ao menos entre grandes empresários e artistas consagrados (e ricos) que apreciam a culinária francoitaliana servida em louças requintadas e ladeada por bons vinhos.

La Vecchia Cucina
La Vecchia Cucina
R. Pedroso Alvarenga, 1088 – Itaim Bibi
Tel: 11 3079 4042 – www.lavecchiacucina.com.br
No térreo de um flat no bairro do Itaim, com vários ambientes ricos em luz natural, o chef e restaurateur Sergio Arno oferece uma cozinha italiana sofisticada e criativa com um menu que é renovado com frequência – atualmente um dos pratos é o ravióli de galinha caipira com molho do assado. 
Maní 
R. Joaquim Antunes, 210 – Pinheiros
Tel: 11 3085 4148 – www.manimanioca.com.br
 A moderna cozinha espanhola encontrou a tradição brasileira através dos chefs Helena Rizzo (brasileira) e Daniel Redondo (espanhol). Pratos inventivos e que fazem uso do ingredientes locais, como o talharim de pupunha com molho de parmesão e azeite de trufas brancas, merecem destaque.

Marcel 
R. da Consolação, 3555 – Jardins
Tel: 11 3064 3089 – www.marcelrestaurante.com.br
Meio século de tradição sustenta o Marcel, que ficou famoso por seus suflês e pratos de bistrô. Sem abrir mão de seu consagrado menu tradicional, o jovem chef Raphael Despirite, neto do fundador, acrescentou um menu-degustação cheio de técnicas modernas e ingredientes locais.

Massimo
Al. Santos, 1826 – Cerqueira César
Tel: 11 3284 0311 – www.massimo.com.br
Uma instituição venerável da gastronomia da cidade, o restaurante Massimo continua servindo pratos vistosos de sua grande cozinha tradicional italiana. Com a saída do Massimo, é seu irmão Venanzio que recebe os clientes e lhes sugere os vinhos italianos exclusivos da casa.

P. Verger 
R. Sena Madureira, 1355 – Vila Clementino – Hotel Sofitel
Tel: 11 3201 0800 – www.gastronomiasofitel.com.br
O restaurante principal do hotel Sofitel homenageia o fotógrafo francês Pierre Verger, que viveu na Bahia e tem suas fotos decorando o salão. O menu, de responsabilidade do chef Patrick Ferry, muda sempre, baseado em técnicas francesas e tradições brasileiras.

Parigi 
R. Amauri, 275 – Itaim Bibi
Tel: 11 3167 1575 – www.fasano.com.br
A arquitetura lembrando restaurantes tradicionais de Milão é o cenário do Parigi, uma criação do grupo Fasano que, nesse caso, combina sua tradicional cozinha italiana com criações clássicas da cozinha francesa sob supervisão do chef do grupo, Salvatore Loi.

Picchi 
R. Jerônimo da Veiga, 36 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 9119 – www.picchi.com.br
Pratos clássicos italianos e algumas criações surgem às poucas mesas da casa com invariável refinamento e elegância. É essa a proposta do chef e proprietário da casa, Píer Paolo Picchi, que privilegia os bons ingredientes e as massas feitas à mão para servir a clientela.

Pomodori 
 R. Dr. Renato Paes de Barros, 534 – Itaim Bibi
Tel: 11 3168 3123 – www.pomodori.com.br
Depois da saída do chef e sócio Jefferson Rueda, que promoveu a casa à lista das mais concorridas da cidade, a cozinha ficou a cargo de Diogo Silveira, que já havia trabalhado ali. Ele segue executando os pratos de acento italiano que permaneceram no menu, enquanto trata de desenvolver suas própria linha culinária.

Porto Rubaiyat
Porto Rubaiyat Rua Amauri, 225 – Itaim
Tel: 11 3077 1111 - www.restauranteportorubaiyat.com.br
Depois de um tempo fechado em razão da mudança de endereço, o Porto Rubaiyat volta à ativa, agora na rua Amauri, e mais focado: são somente pratos à la carte, com bons peixes de mar e de rio e influências espanholas na sua cozinha. 
Skye
Av. Brig. Luis Antônio, 4700 – Jardins – Hotel Unique
Tel: 11 3055 4702 – www.hotelunique.com.br
A agitação do hotel-boutique Unique se concentra, especialmente à noite, no seu charmoso restaurante e bar na cobertura do prédio. É ali que o chef Emmanuel Bassoleil prepara pratos de sua cozinha francesa moderna, servidos ao lado de um cardápio de pizzas e outro de sushi.

Tasca da Esquina
Alameda Itu, 225 – Jardim Paulista
Tel: 11 3141 1149 – www.tascadaesquina.com.br
Parceria entre o afamado chef português Vitor Sobral e o restaurateur Edrey Momo (pizzarias 1900), a nova casa engrossa a oferta de bons restaurantes lusitanos na cidade. O bacalhau, em poucas receitas, é um dos itens à la carte ou do menu-degustação que fazem da casa um sucesso.

Tre Bicchieri
Rua General Mena Barreto, 765 – Itaim
Tel: 11 3885 4004 – www.trebicchieri.com.br
Uma das mais bem-sucedidas novidades na cena gastronômica da cidade no ano passado, é uma empreitada de três ex-funcionários do Fasano – incluindo o chef Rodrigo Queiroz, ex-Gero. No meu, pratos de inspiração italiana feito com esmero, como massas frescas, assados e risotos.

Vecchio Torino
R. Tavares Cabral, 119 – Pinheiros
Tel: 11 3816 0560 – www.vecchiotorino.com.br
Depois de uma vida tocando uma fábrica como empresário, o italiano Giuseppe La Rosa mudou de profissão e tornou- se chef de seu restaurante. Ali, ele executa receitas italianas que vão desde fettuccine ao pesto até um bacalhau servido com grão-de-bico, azeitonas, batatas e brócolis.

Clássicos Paulistanos 

Bambi
R. Jorge Coelho, 162 – Jardim Paulistano
Tel: 11 3071 4600 – www.restaurantebambi.com.br
Depois de ficar uma década fechado, o tradicional reduto de cozinha libanesa reabriu com a mesma boa oferta de especialidades árabes. Destaque para a pasta de pimentão que compõe as mezzès e para a taça de sorvete chocolamour, uma das sobremesas mais festejadas na cidade.

Bolinha
Av. Cidade Jardim, 53 – Jardins
Tel: 11 3061 2010 – www.bolinha.com.br
Criado por um ex-taxista, o restaurante segue o mais tradicional ponto de feijoada da cidade – ali, a especialidade pode ser provada em qualquer dia da semana e também no horário do jantar. Serve versões inusitadas da especialidade e também pratos alternativos para quem quiser variar.

Brasserie Victoria
Av. Juscelino Kubitschek, 545 - Itaim Bibi
Tel: 11 3845 8897 – www.brasserievictoria.com.br
Como outras casas do estilo, tem na entrada uma delicatessen onde é possível comer esfihas e outros salgados. No salão aos fundos são servidas especialidades da culinária sírio-libanesa à la carte ou em sistema de rodízio – melhor para quem quer provar um pouco de tudo.

Cantina Capuano
R. Cons. Carrão, 416 - Bela Vista
Tel: 11 3288 1460 – www.cantinacapuano.com.br
O restaurante mais antigo de São Paulo completou cem anos em 2007, com um cardápio imutável de pratos de cantina –das massas caseiras ao seu famoso pernil de cordeiro assado. Nos finais de semana, músicos tocam ao vivo de mesa em mesa.

Cantina do Marinheiro
Av. Alcântara Machado, 552 – Mooca
Tel: 11 3207 6125 – www.cantinadomarinheiro.com.br
Há mais de 60 anos, recebe em seu salão da Mooca clientes que buscam seus pratos tradicionais de frutos do mar. Com decoração rústica e espaço enorme, cenário para seus pratos muito bem servidos, é também um destino certo para famílias numerosas.

Castelões
R. Jairo Gois, 126 – Brás
Tel: 11 3229 0542
Serve, desde 1924, em sua sede no Brás, copiosas pizzas de bordas grossas, das quais a mais famosa, com mozzarella e calabresa, leva o nome da casa. O cardápio tem também massas caseiras, servidas em porções abundantes e molhos copiosos.

Gigetto
R. Avanhandava, 63 – Bela Vista
Tel: 11 3256 9804 – www.gigetto.com.br
Completou 70 anos em 2008, sempre servindo massas e pratos italianos de cantina para boêmios e artistas. É famoso por pratos como o filé à parmigiana e o spaghetti com vôngole, mas também por seus horários generosos, até tarde da noite.

Il Sogno di Anarello
R. Sogno di Anarello, 58 – Vila Mariana
Tel: 11 5575 4266
Desde 1980, é esse o endereço de Giovanni Bruno, cuja história nas cantinas paulistanas vem dos anos 50. A clientela faz questão de ser aconselhada pessoalmente pelo proprietário, ao pedir suas enormes saladas, massas e carnes como a bisteca à fiorentina.

Jardim De Napoli
R. Dr. Martinico Prado, 463 – Higienópolis
Tel: 11 3666 3022 - www.jardimdenapoli.com.br
Completando 60 anos em 2009, serve um consistente cardápio de massas e pelo menos um prato clássico de carne – o polpettone à parmigiana, com recheio de mozzarella e molho de tomate. Menos faladas, suas pizzas são também uma atração.

La Casserole
Lgo. do Arouche, 346 – Centro
Tel: 11 3331 6283 – www.lacasserole.com.br
O bistrô inaugurado há 57 anos mantém a aura de romantismo – realçada por sua iluminação baixa, seu ambiente antigo e as bancas de flores avistadas da janela— e os pratos tradicionais franceses, inclusive seu clássico gigot de cordeiro com vagem ou feijão branco.

La Paillote
Rua Doutor Melo Alves, 769 – Jardins
Tel: 11 5063 3737 – www.lapaillote.com.br
Depois de funcionar por meio século em uma antiga casa no Ipiranga, a família Valluis abriu uma filial nos Jardins e, em seguida, fechou a matriz. Agora mais perto de seu publico consumidor, a casa segue servindo pratos de bistrô, com destaque para a sua especialidade, o camarão à provençal.

Martín Fierro
R. Aspicuelta, 683 - Vila Madalena
Tel: 11 3814 6747 – www.martinfierro.com.br
Após fazer história com o Bar das Empanadas, até hoje funcionando ali perto no mesmo agito da Vila Madalena, os proprietários abriram essa movimentada parrilla que completa agora 30 anos e serve, além das carnes, outras especialidades argentinas.

Monte Verde
R. Barra do Tibagi, 406 - Bom Retiro
Tel: 11 3331 0658 – www.monteverdepizzaria.com.br
Há meio século serve as pizzas que criou em um estilo próprio, de massa fina, diferente do padrão napolitano.

Moraes
Pça. Júlio Mesquita,175 – Centro
Tel: 11 3221 8066 – www.filetdomoraes.com.br
O famoso filé do Moraes, servido até tarde, com alho e agrião, mata a fome dos paulistanos há mais de 80 anos.

Presidente
R. Visconde de Parnaíba, 2438 – Brás
Tel: 11 2292 8683 – www.bacalhau2424.com.br
O festejado bacalhau do Presidente, em suas cinco diferentes versões, é servido nesse local há quase 50 anos.

Roma Ristoranti
Rua Maranhão, 512 – Higienópolis
Tel: 11 3660 0808 – www.cantinaroma.com.br
Com quase 60 anos de história, mantém os traços de nostalgia no casarão de Higienópolis onde serve pratos italianos, com destaque para as massas caseiras, e para seu famoso e característico carrinho de antepastos.

Rodeio
RodeioR. Haddock Lobo, 1498 – Jardins
Tel: 11 3474 1333 – www.rodeiosp.com.brUm lugar nos Jardins onde, há mais de 50 anos, se come boa carne, se bebe bem, e se vê todo mundo, o Rodeio soube manter a tradição e, ao mesmo tempo, investir na qualidade. Continua sendo uma das grandes referências de bons grelhados na cidade, sem perder a aura familiar.
Roperto
R. 13 de Maio, 634 – Bela Vista
Tel: 11 3284 2987 – www.cantinaroperto.com.br
Cantina familiar e tradicional, há mais de 60 anos serve todos os dias pratos fartos de massas e carnes.

Rufino's
Rufino’sR. Dr. Mário Ferraz, 377 - Itaim Bibi
Tel: 11 3074 8800 – www.rufinos.com.brEm São Paulo há mais de 15 anos, tem história mais longa: nasceu há quatro décadas no Guarujá, sempre especializado em peixes.
Speranza
R. 13 de Maio, 1004 – Bela Vista
Tel: 11 3288 8502 – www.pizzaria.com.br
Pizzaria tradicional também com cardápio de cantina, já comemorou 50 anos de vida. Serve pizzas certificadas com selo italiano de origem.

Sujinho
R. da Consolação, 2068 – Consolação
Tel: 11 3231 1299 – www.sujinho.com.br
Na ativa desde os idos de 1920, nunca falha ao saciar a fome da madrugada com suas bistecas e grelhados.

Tatini
R. Batataes, 558 – Jardim Paulista
Tel: 11 3885 7601 – www.tatini.com.br
Fundado há mais de 25 anos e servindo cozinha italiana, continua a história do Don Frabrizio, aberto no meio do século 20.

Terraço Itália
Terraço ItáliaAv. Ipiranga, 344 – Centro
Tel: 11 2189 2929 – www.terracoitalia.com.brCartão postal da cidade, segue servindo cozinha italiana em ambiente festivo – a música ao vivo e a vista panorâmica fazem dali um palco de comemorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário