sábado, 16 de janeiro de 2010

OFF BROADWAY - Restaurantes Gostosos que estão Muito Além dos Jardins


Fotos: Claudio Edinger - Quinta da Canta - Ingrediente: Pupunha


“O bacalhau vem de longe... mas vale a longa viagem, como vale ir até longe para buscar um prato predileto.” - Josimar Melo 

Acqua
Estrada do Camburi, 2000 – Cambury
Tel: (12) 3865 1866 – www.restauranteacqua.com.br
Situado num local privilegiado, no alto de um morro com extensa vista para a praia de Cambury, o restaurante Acqua serve uma cozinha contemporânea inspirada no mar, além de receitas brasileiras que têm atraído os turistas que frequentam o litoral norte paulista.

Adi Shoshi Deli Shop 
R. Correia de Melo, 206 – Bom Retiro
Tel: 11 3228 4774 – www.delishoprestaurante.com.br
A cozinha da Europa Oriental, com sua vertente judaica, é a especialidade do restaurante simples, mas famoso pela qualidade. No balcão da Deli, no coração do Bom Retiro, não faltam especialidades como gelfite fish e língua com molho de tomate.

Aguzzo Caffè e Cucina 
Rua Simão Álvares, 325 – Pinheiros
Tel: 11 3083 7363 – www.aguzzo.com.br
Quando deixou o grupo Fasano, o experiente maître Rezende partiu para uma empreitada própria que, cinco anos depois, continua firme: o Aguzzo, em Pinheiros, tem o charme e a qualidade das boas cozinhas italianas dos Jardins, com ambiente charmoso e cozinha acima da média.

Antonietta 
R. Mato Grosso 402 – Higienópolis
Tel: 11 3214 0079 – www.antoniettarestaurante.com.br
Numa região que sempre esteve fora dos centros gastronômicos mas agora ganha uma crescente presença de restaurantes, o Antonietta leva a cozinha de cantina aos arredores do cemitério da Consolação, com seus pratos tradicionais preparados com especial cuidado.

Apriori
Av. Portugal, 694 – Brooklin
Tel: 11 5041 6818 – www.aprioricucina.com.br
Em um bairro que ainda é majoritariamente residencial, o chef Juliano Melo desenvolve uma cozinha italiana benfeita, com massas, carnes, risotos e polentas. O imóvel em que está instalado é uma residência adaptada, que dá um o clima caseiro ao estabelecimento.

Bacalhau, Vinho & Cia
Rua Barra Funda, 1067 – Barra Funda
Tel: 11 3666 0381 – www.bacalhauevinho.com.br
O salão com ares de antigamente entrega as quatro décadas do Bacalhau, Vinho & Cia, que mantém, ao longo dos anos, a tradição de servir bacalhau em receitas notórias, como a Gomes de Sá (com batatas puxadas no azeite, colorau, ovos cozidos e azeitonas).

Bacalhoeiro
R. Azevedo Soares, 1580 – Tatuapé
Tel: 11 2293 1010 – www.bacalhoeiro.com.br
Ainda que tenha boa oferta de restaurantes familiares, faltam ao Tatuapé propostas mais gastronômicas. Aberto em 2009, o Bacalhoeiro cumpre o papel de levar à região uma cozinha portuguesa mais bem elaborada e servida em ambiente amplo e bonito, ornado com um jardim vertical.

Badauê
Av. Mãe Bernarda, 2001 – Juquehy
Tel: (12) 3063 3028 – www.restaurantebadaue.com.br
A localização do restaurante Badauê é deliciosa, encostada na areia da praia, onde é possível comer petiscos (como espetinhos de camarão e lula) e tomar aperitivos. As mesas mesmo ficam num deque, com a mesma vista, e onde são servidos pratos de frutos do mar.

Bananeira
R. Mal. Hastimphilo de Moura, 417 – Morumbi
Tel: 11 3502 4635 – www.bananeiramorumbi.com.br
O chef Maurizio Ganzarolli promove uma redescoberta moderna da cozinha brasileira no restaurante Bananeira. Entre seus pratos está a frigideira de camarão – rosa com tomate fresco, palmito pupunha e banana – da – terra servida com arroz de coco.

Beco do Bartô
R. Sampaio Viana, 216 – Paraíso
Tel: 11 3884 0119 – www.becodobarto.com.br
Numa rua sem muito comércio, e dentro de uma vila escondida dos passantes, fica o curioso restaurante Beco do Bartô – num pequeno espaço com mesas dispostas no pátio. Sua cozinha tem base francesa e pratos vistosos e bem acabados, como o pato assado com laranja e alecrim.

Bendita Hora
R. Vanderlei, 795 – Perdizes
Tel: 11 3862 0622 – www.benditahora.com.br
A pizzaria fica em Perdizes e não nas ruas de maior movimento, mas lá dentro o movimento é sempre intenso. São vários ambientes, com áreas abertas, fornos aparentes e um clima de meia – luz que faz com que ninguém queira sair – mesmo depois de comer as pizzas de massa macia.

Bracia Parrilla
Rua Azevedo Soares, 1008 – Tatuapé
Tel: 11 2295 0099 – www.braciaparrilla.com.br
Casa bem montada há dez anos na zona leste, a Bracia Parrilla é uma espaçosa churrascaria de estilo argentino que oferece, além de cortes vindos também do Uruguai, uma extensa carta de vinhos, acomodações para crianças e apresentações musicais (como tango ao vivo).

Brasiliani
R. Marco Aurélio, 102 – Vila Romana
Tel: 11 3875 3915 – www.brasiliani.com.br
A ideia de que as cantinas italianas são sempre enormes e barulhentas não confere com o ambiente do restaurante Brasiliani. Instalado na Vila Romana, a casa tem pratos clássicos de cantina paulistana (massas, assados), mas muitas vezes feitos da forma mais próxima da receita original.

Brooklyn
R. Baltazar Fernandes, 54 – Brooklin
Tel: 11 5533 4999 – www.brooklynrestaurante.com.br
Brooklyn é o nome do restaurante, mas também do bairro onde está, e cujo nome remete a Nova York, onde fica a Broadway, inspiração do local onde, entre pratos contemporâneos, o público ouve canções de musicais americanos interpretadas pelos garçons.

Galeteria Bondbico
Av. General Ataliba Leonel, 2493 – Parada Inglesa
Tel: 11 2579 2875 – www.bondbico.com.br
A aparência é de um grande bar, com alto pé – direito e ambiente aberto. A proposta é a de ser uma galeteria, e de fato de sua grelha saem variadas opções de franguinhos. Mas trata – se, na verdade, de uma bem fornida churrascaria, com cortes brasileiros e argentinos bem grelhados.

Blú Bistrô
R. Monte Alegre, 591 – Perdizes
Tel: 11 3871 9296 – www.blubistro.com.br
Uma das poucas e boas opções para uma refeição diferente na região de Perdizes, o Blú serve pratos contemporâneos franceses (com algumas opções judaicas) em clima de bistrô. Tem um palco com shows de tango e jazz ao vivo e uma área de lounge aconchegante, com uma charmosa varanda para a rua.

Cabaña del Asado
Av. Eliseu de Almeida, 1077 – Butantã
Tel: 11 3726 2908 – www.cabanadelasado.com.br
Em uma avenida sem muitos restaurantes, na região do Butantã, fica a curiosa churrascaria, dentro de um complexo que abriga um centro de jardinagem e cuja arquitetura lembra um quiosque rural – onde são servidas carnes à moda argentina e também pizzas.

Cantina do Magrão
R. Agostinho Gomes, 2988 – Ipiranga
Tel: 11 2061 6649 – www.bardomagrao.com.br
Tudo começou com o Bar do Magrão, no Ipiranga, onde o sucesso das massas ali servidas o levou a criar a cantina homônima logo ao lado. A decoração calorosa e os pratos cantineiros, aliados aos bons preços, fizeram com que o sucesso contagiasse também o novo endereço.

Canvas Bar & Grill
Avenida das Nações Unidas, 12901 – Brooklin
Tel: 11 2845 0055 – www.canvasbarerestaurante.com.br
Na Marginal do rio Pinheiros, escondido num andar intermediário do enorme edifício do hotel Hilton, o Canvas é um restaurante com diferentes características: além de sua cozinha contemporânea e arquitetura surpreendente, funciona como galeria de arte, com trabalhos expostos e à venda.

Casa Garabed
R. José Margarido, 216 – Santana
Tel: 11 2976 2750 – www.casagarabed.com.br
Em uma rua residencial da zona norte da cidade, sem nem mesmo uma placa, fica a Casa Garabed, dedicada à cozinha armênia (menos conhecida mas que guarda muitas semelhanças com a árabe). Suas esfihas e pratos encantam o público pela autenticidade e cuidado com que são preparados.

Casa Líbano
R. Br. de Ladário, 831 – Pari
Tel: 11 3313 0289 – www.casalibano.com.br
Distante dos centros gastronômicos da cidade, a região do Pari reúne alguns bons endereços da cozinha libanesa de São Paulo, em geral lugares simples e acolhedores como a Casa Líbano, restaurante instalado em um amplo espaço e dirigido por uma família dedicada às artes da mesa.

Casa Portuguesa
R. Cunha Gago, 656 – Pinheiros
Tel: 11 3819 1987 – www.casaportuguesarestaurante.com.br
Uma casa, ainda muito com cara de residência, sedia o restaurante português de cozinha trivial e com jeito familiar, onde os pratos – como sardinhas na brasa ou várias receitas de bacalhau – têm preços bem moderados. Abre somente para almoço, de segunda – feira até sábado.

Castelões 
R. Jairo Gois, 126 – Brás
Tel: 11 3229 0542
Na zona leste de São Paulo as tradições da migração italiana de mais de cem anos seguem vivas, mas especialmente nas cantinas e pizzarias, como é o caso da mais tradicional de todas elas, a Castelões. Massas abundantes e pizzas atraem público dos quatro cantos da cidade.

Casuale 
R. Dr. Fonseca Brasil, 282 – Morumbi
Tel: 11 3744 9444 – www.casuale.com.br
Restaurante bonito, de arquitetura moderna, com um espaço bem desenhado e uma bela adega blocada no meio do salão, o Casuale surpreende pela inesperada vista, descortinada por uma parede de vidro, para o bairro do Morumbi. Cozinha contemporânea com toques fusion.

Chez Airys 
R. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 648 - Pinheiros
Tel: 11 8710 5292
Escondido numa vila em Pinheiros, com a decoração de uma casa elegante com móveis franceses e obras de arte nas paredes, o Chez Airys é a casa (e bar e restaurante) do chef-anfitrião Airys Kury, onde é preciso fazer reserva para jantar seus pratos sofisticados.

China Lake 
R. Mal. Deodoro, 525 – Santo Amaro
Tel: 11 5524 7921 – www.chinalake.com.br
O China Lake é um dos restaurantes favoritos da comunidade chinesa de São Paulo, especialmente entre aqueles que, além da comida, preferem também desfrutar de mais conforto e boas instalações. Sua grande atração é o pato laqueado, que, no entanto, precisa ser reservado com antecedência.

Cosi 
R. Barão de Tatuí, 302 – Santa Cecília
Tel: 11 3826 5088 – www.restaurantecosi.com.br
O chef Renato Carioni optou por sair do meio da badalação e escolheu uma região menos valorizada como eixo gastronômico, mas nem por isso abriu mão de uma cozinha sofisticada, moderna e com base italiana, sua especialidade. Agora tem também uma filial na Vila Nova Conceição.

El Pátio 
Rua Normandia, 12 – Moema
Tel: 11 5536 0490 – www.elpatio.com.br
Num ambiente acolhedor de inspiração mediterrânea, nas cercanias aprazíveis da rua Normandia, a especialidade do restaurante El Pátio é a cozinha espanhola, presente tanto na extensa seção de tapas quanto nos pratos típicos como fideuá, paella, lulas recheadas e bacalhau.

El Uruguayo 
Av. Copacabana, 166, 18 do Forte Empresarial – Alphaville
Tel: 11 4195 6784 – www.eluruguayo.com.br
Uma das preferências brasileiras, o churrasco pode ser feito de várias formas – aqui é feito à maneira uruguaia: no lugar de carvão, usa – se lenha, que queima num lado da churrasqueira, sendo sua brasa colocada sob as carnes. Os cortes são similares aos argentinos – como bife ancho e de chorizo.

Família Yannelli 
R. Itapura, 1.535 – Tatuapé
Tel: 11 2094 2020 – www.parrillayanelli.com.br
Não falta experiência ao argentino Antonio Yannelli quando o assunto é preparar churrasco para brasileiros – ele trabalhou em várias casas de São Paulo antes de abrir seu próprio endereço no ano passado, no Tatuapé. Com sua família, prepara os assados nos cortes típicos de seu país.

Feijoada da Bia 
R. Lopes Chaves, 105 – Barra Funda
Tel: 11 3663 0433
Além de ficar distante das áreas de restaurantes da cidade, em plena Barra Funda, a Feijoada da Bia tem muitas características diferentes – funciona na sede do bufê da banqueteira Bia Braga, só de quarta a sábado, e serve aos clientes o som suave de um chorinho tocado ao vivo.

Félix Bistrot
Félix Bistrot 
R. José Félix de Oliveira, 555 – Granja Viana – Cotia
Tel: 11 4702 3555 – www.felixbistrot.com.br
É preciso se afastar do centro de São Paulo para conhecer o Félix Bistrot. Mas vale a viagem. Em um ambiente bucólico, com mesas no jardim à beira da piscina, é servida a boa cozinha francesa do chef Alain Uzan, também com pratos de extração italiana. 
Florina
R. Cristovão Pereira, 1220 – Campo Belo
Tel: 11 5041 5740 – www.florina.com.br
Para os lados do bairro do Campo Belo existe um restaurante suíço onde as fondues são apenas coadjuvantes do cardápio: no espaço de uma antiga residência, a família suíça Haefeli serve pratos variados da culinária de seu país, como roësti de batata e vitelo com molho de cogumelo.

Frangaria
FrangariaR. Vitorino de Morais, 337 – Chácara Santo Antonio
Tel: 11 5183 7359 – www.frangaria.com.brUma instituição do sul do país que hoje tem grande espaço em São Paulo, as casas de galeto servem grelhados (não só de frango) fartos e a bom preço, como a Frangaria – que tem também uma ampla casa na Vila Olímpia (na rua Gomes de Carvalho, 955, tel. 3045 8828).
Friccò
R. Cubatão, 837 – Vila Mariana
Tel: 11 5084 0480 – www.frico.com.br
Em uma rua sem restaurantes, na Vila Mariana, é onde a clientela encontrará a cozinha italiana autêntica (especialmente da região da Úmbria) produzida pelo chef Sauro Scarabotta e servida em um salão sobre a bela adega subterrânea. Friccò, uma receita típica, é frango cozido com vinho e tomate.

Galpão da Pizza
R. Dr. Augusto de Miranda, 1156 – Pompéia
Tel: 11 3672 4767 – www.galpaodapizza.com.br
Instalada em um simpático galpão no bairro da Pompéia, a pizzaria tem grande movimento, não somente dos moradores do bairro, mas de gente que vem de outros cantos da cidade em busca de sua pizza de boas coberturas ou do fino pão com calabresa servido como antepasto.

Gulero
Av. Mãe Bernarda, 271 – Juquehy
Tel: (12) 3863 1397 – www.gulero.com.br
De fora o restaurante Gulero, adaptado numa antiga casa de pescador de Juquehy, não promete tanto, mas dentro ele se espalha por vários ambientes, entre eles um gostoso pátio sombreado por árvores. Sua cozinha do mar tem inspiração tradicional, mas vários toques modernos.

Hi Pin Shan
R. Dr. Ivo Define Frasca, 95/99 – Vila Olímpia
Tel: 11 3845 7167 – www.hipinshan.com.br
A rua na Vila Olímpia é pequena e principalmente residencial, mas é onde se esconde – ou se encontra – o simpático Hi Pin Shan, restaurante chinês tradicional que conta também com uma filial em Perdizes e serve pratos típicos da culinária oriental, além de saquês.

I Vitelloni
R. Cde. Sílvio Álvares Penteado, 31 – Pinheiros
Tel: 11 3816 3071 – www.ivitelloni.com.br
Foi nessa rua minúscula, na fronteira entre os bairros de Pinheiros e Alto de Pinheiros, que o chef Hamilton Mellão Jr. instalou sua pizzaria I Vitelloni, de onde saíram várias receitas de coberturas diferentes que se tornaram populares pela cidade.

La Frontera
R. Cel. José Eusébio, 105 – Higienópolis
Tel: 11 3159 1197 – www.restaurantelafrontera.com.br
Diante do muro lateral do cemitério da Consolação, o La Frontera – que tem como sócia a proprietária do restaurante Martín Fierro – serve bons grelhados preparados com carne argentina, ao modo dos vizinhos, e também pratos de perfil mediterrâneo, com peixes e legumes.

Lar Bianco
R. Ribeiro do Vale, 339 – Brooklin
Tel: 11 5041 5506 – www.larbianco.com.br
A geração mais jovem da família Bianco tomou a casa onde morou no passado, em um bairro bem residencial, e a transformou no restaurante onde o cardápio eclético revela uma inclinação italiana, mas também oferece churrascos preparados em uma bela grelha na cozinha envidraçada.

Los Molinos
R. Vasconcelos Drumond, 526 – Ipiranga
Tel: 11 2215 8211 – www.losmolinos.com.br
Casa tradicional no bairro do Ipiranga, agora nas mãos de antigos funcionários para os quais a fundadora espanhola a passou, o restaurante Los Molinos ganhou fama na cidade por suas graúdas paellas, mas também por outros pratos espanhóis como a cazuela e receitas com frutos do mar.

Manacá
Rua Manacá, 102 – Camburizinho
Tel: (12) 3865 1566 – www.restaurantemanaca.com.br
Pioneiro entre os bons restaurantes do litoral norte de São Paulo, e motor da modernização e sofisticação da gastronomia na região, o Manacá, do chef Edinho Engel, serve pratos do mar com produtos cuidadosamente trabalhados, além dos vinhos e da paisagem de palafitas em meio à rica vegetação.

Maria Lima
R. Carlos Weber, 1490 – Vila Leopoldina
Tel: 11 3645 0932
Com cara de restaurante de bairro, em uma casa antiga de ambiente informal com gostosos janelões abertos para a rua e mesinhas na calçada, o Maria Lima combina em seu cardápio pratos e porções triviais de botequim com carnes grelhadas e várias versões de uma especialidade da casa: a truta.

Mocotó
Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
Tel: 11 2951 3056 – www.mocoto.com.br
Restaurante bem distante do centro, em um bairro tranqüilo da zona norte da cidade, o Mocotó serve, pelas mãos do talentoso chef Rodrigo Oliveira, uma cozinha nordestina autêntica e caprichada, com pratos como o baião de dois, o caldo de mocotó com fava e o joelho de porco cozido.

Monte Verde
R. Barra do Tibagi, 406 – Bom Retiro
Tel: 11 3331 0658 – www.monteverdepizzaria.com.br
Uma das boas representantes das antigas cantinas e pizzarias criadas com a centenária migração italiana para São Paulo, a Monte Verde possui um estilo próprio, com pizzas de massa fina que fogem do padrão napolitano, além de se localizar fora do circuito (fica no Bom Retiro).

Nico Pasta & Basta
R. Costa Aguiar, 1586 – Ipiranga
Tel: 11 2068 3000 – www.nicopastabasta.com.br
O bairro do Ipiranga, reduto principalmente de bares e restaurantes populares, ganhou em 2009 esse imponente restaurante italiano, de arquitetura arrojada, massas frescas confeccionadas na casa e pratos de elaborada cozinha italiana, agora renovados com a consultoria de chefs da Toscana.

Nicota
R. Costa Carvalho, 72 – Pinheiros
Tel: 11 3031 6373 – www.restaurantenicota.com
Uma casinha em Pinheiros, transformada pela arquitetura de Marcelo Rosenbaum, tornou – se o simpático restaurante Nicota, onde a chef Marisa Revoredo Campos prepara pratos de origem brasileira modernizados – como filé de porco com farofa crocante, purê de pupunha e molho de tamarindo.

North Grill
R. Frei Caneca, 569 – Shopping Frei Caneca
Tel: 11 3472 2038 – www.northgrill.com.br
Não é fácil encontrar boas churrascarias em shopping centers, e talvez por isso mesmo a North Grill, no Shopping Frei Caneca, seja tão surpreendente: além das boas carnes (bife ancho, prime rib, picanha), exibe para o público uma autêntica parrilla aquecida com brasa de carvão. Agora com filial na Vila Nova Conceição.

Nou
R. Ferreira de Araújo, 419 – Pinheiros
Tel: 11 2609 6939 – www.nou.com.br
Na fronteira entre os bairros de Pinheiros e Alto de Pinheiros, três jovens sócios montaram seu restaurante em um espaço pequeno e agradável, com terraço aberto para a rua tranquila. Os pratos são simples e delicados, como filé à milanesa com risoto de limão siciliano.

O Brazeiro
R. Luís Góis, 843 – Saúde
Tel: 11 2275 7139 – www.obrazeiro.com.br
Com quase meio século de vida, O Brazeiro é uma galeteria tradicional e popular, de grandes porções e preços baixos. A especialidade são os franguinhos grelhados, mas o cardápio contempla também outras carnes, como no espeto misto (calabresa com bacon, contrafilé, lombo, tomate e cebola).

Ogan
Estrada do Camburi, 1650 – Cambury
Tel: (12) 3865 2388 – www.restauranteogan.com.br
Situado na estrada antiga de Cambury, próximo ao mar, o restaurante Ogan tem janelões que exibem seu paisagismo com plantas da mata atlântica e um gostoso deque no jardim. Sua cozinha é voltada para os frutos do mar, com toques contemporâneos.

Othelo
R. Dr. Jesuino Maciel, 728 – Campo Belo
Tel: 11 2609 4773 – www.othelobarrestaurante.com.br
Em uma arquitetura ousada e moderna, com espaços dispostos em dois andares, o Othelo combina em seu cardápio pratos mais elaborados (especialmente italianos) com outros que remetem à cozinha trivial brasileira, inclusive o picadinho com arroz, feijão, mexidinho de ovos e farofa.

Parrilla Argentina
R. Prof. Sousa Barros, 493 – Vila Guarani
Tel: 11 2577 6616 – www.parrilaargentina.com.br
Quando a forma argentina de fazer churrasco (na grelha tipo parrilla, com cortes típicos daquele país) ainda não era popular em São Paulo, a Parrilla Argentina, servindo boas carnes e vinhos, já despontava como uma das boas churrascarias da cidade, mesmo escondida em uma rua discreta de bairro.

Parrilla Brasil
R. Ismael Neri, 441 – Jardim França
Tel: 11 2262 7085 – www.parrilabrasil.com.br
Bem fora do eixo gastronômico da cidade, no qual se situam as principais churrascarias, a recentemente inaugurada Parrilla Brasil leva para a zona norte o jeito argentino de preparar as carnes, em um espaço bem montado e dividido em três ambientes, onde há também opções de massas.

Pie in the Sky
R. Cayowaá, 1005 – Perdizes
Tel: 11 3862 1451 – www.pieinthesky.com.br
A cozinha inglesa pode não ter grande tradição de qualidade, mas alguns de seus itens são famosos, como as tortas com os mais diferentes recheios. É nelas que se foca o chef britânico Richard Preen, que neste pequeno espaço serve desde torta de frango à tradicional torta de carne e rins.

Presidente
R. Visconde de Parnaíba, 2438 – Brás
Tel: 11 2292 8683 – www.bacalhau2424.com.br
A região onde está instalado o restaurante Presidente – no bairro central do Brás – é normalmente povoada de cantinas e de restaurantes árabes, mas nesse caso trata – se de um português bem particular: só serve bacalhau (em cinco versões), e em porções enormes e nada baratas.

Rancho 53
Rod. Pres. Castello Branco Km. 53 – Araçariguama
Tel: 11 4136 1381 – www.rancho53.com.br
Um lugar surpreendente para uma beira de estrada: o empório e restaurante Rancho 53 oferece aos viajantes uma farta variedade de bom bacalhau (ao forno, a Brás, ao Zé do Pipo) e outras especialidades portuguesas, como alheira, sardinhas e bom vinho.

Quinta da Canta
Al. Bélgica, 325 – Parque Petrópolis – Mairiporã
Tel: 11 3331 2882 – www.quintadacanta.com.br
É difícil acreditar que tão perto do centro da cidade exista um restaurante tão bucólico como o Quinta da Canta – um refúgio rural incrustado na mata, na serra da Cantareira, onde um casal recebe os clientes no fim de semana para refeições de cara europeia, com pratos franceses e italianos.

Quinta de Santa Maria
R. Cerro Corá, 1548 – Alto da Lapa
Tel: 11 3022 2499 – www.quintadesantamaria.com.br
Um dos novos restaurantes portugueses da cidade, distante dos centros gastronômicos, o Quinta de Santa Maria tem a decoração típica do país, com a parede de azulejos. O cardápio é dominado pelos pratos de bacalhau, com um diferencial – a grelha de carvão, onde também se preparam as sardinhas.

Rancho da Traíra
R. Machado de Assis, 556 – Vila Mariana
Tel: 11 5571 3051 – www.ranchodatraira.com.br
Com um público composto de pescadores ou japoneses, ou ambos, o Rancho da Traíra é especializado em frutos do mar, mas dá especial atenção ao peixe que lhe dá nome, servido inteiro, desossado e empanado. Há também outros peixes de rio, como pacu, pintado e pirarucu.

Red Angus
R. Henrique Schaumann, 251 - Pinheiros
Tel: 11 3775 5000 – www.restauranteredangus.com.br
Se o eixo das avenidas Brasil – Henrique Schaumann não é normalmente povoado por restaurantes, o Red Angus traz num só endereço três pontos de gastronomia – um café, uma hamburgueria e uma espaçosa churrascaria, onde são grelhados belos cortes da raça red angus.

Vera Cruz
Av. Celso Garcia, 3772 – Tatuapé
Tel: 11 2098 2045 – www.veracruzconfeitaria.com.br
Como bom restaurante típico de bairro – nesse caso, já nos domínios do Tatuapé – o Vera Cruz, tem um público bastante familiar e um cardápio eclético. Funcionando ao lado da padaria homônima, aqui valem desde as pizzas no forno à lenha e massas até as carnes e os grelhados feitos na brasa.

Villa Cioè
R. Tupi, 564 – Higienópolis
Tel: 11 3662 1121 – www.villacioe.com.br
Outro ponto da cidade que vem crescendo em importância como destino gastronômico é a rua Tupi, onde este ano abriu um novo restaurante: o Villa Cioè. Instalado numa casa centenária, serve cozinha italiana, com algumas massas e risotos originais, a cargo da chef Elisa Ayres.

Ritto
R. Nanuque, 243 – Vila Hamburguesa
Tel: 11 3836 2166 – www.ritto.com.br
Sempre movimentada pela clientela do bairro (a Vila Hamburguesa), mas não somente, a Ritto é uma pizzaria com personalidade: em seu ambiente rústico, serve pizzas clássicas, mas também várias criações da casa; e na casa vizinha, pratos de boa cozinha italiana, sempre com bons vinhos.

Rosmarino
R. Henrique Monteiro, 44 – Pinheiros
Tel: 11 3819 3897 – www.rosmarino.com.br
Em uma rua calma do bairro de Pinheiros, o restaurante Rosmarino já se tornou um endereço tradicional de uma cozinha italiana sofisticada. Além dos pratos tradicionais, como massas, risotos e assados, a casa também ganhou respeito por seu cuidado com a escolha e o serviço de vinhos.

Sal Gastronomia
R. Minas Gerais, 350 Higienópolis
Tel: 11 3151 – 3085 – www.salgastronomia.com.br
Instalado em um recanto curioso – no pátio interno da galeria de arte Vermelho – o Sal é território do chef Henrique Fogaça e apresenta uma gastronomia moderna baseada em ingredientes brasileiros (por exemplo, o cupim na manteiga de garrafa com mandioca e farofa de banana).

Santa Clara Batataria
R. Áurea, 361 – Vila Mariana
Tel: 11 5575 – 9504 – www.batataria.com.br
Com dois endereços na cidade (o outro fica na Vila Madalena), a Santa Clara Batataria tem uma especialidade original – a batata rösti, uma receita típica da Suíça em que a batata é ralada e cozida com um formato de hambúrguer. Aqui ela é apresentada com vinte diferentes opções de recheio.

Santa Madalena
R. Santa Madalena, 27 – Bela Vista
Tel: 11 3287 – 6999 – www.stamadalena.com.br
Durante anos esse curioso endereço, em uma rua calma do Bixiga, foi um bar com horários bem noturnos. Hoje funciona mais como restaurante, com a mesma decoração cheia de objetos e móveis antigos, e a mesma chef, a proprietária Lucia Sequerra, que serve um cardápio conciso de pratos bem imaginados.

Seu Sebastião
Av. Dr. Francisco Loup 1665 – Maresias
Tel: (12) 3865 – 5356 – www.seusebastiao.com.br
Situado num agradável e ventilado quiosque próximo ao mar, o cada vez mais premiado restaurante Seu Sebastião tem a cozinha a cargo do chef Eudes Assis, que prepara pratos de inspiração brasileira e caiçara com técnicas modernas – como os camarões flambados na cachaça ao molho de mexerica.

Shigue
R. Sampaio Viana, 294 – Paraíso
Tel: 11 3885 – 9606 – www.shigue.com.br
Em uma rua residencial do Paraíso, o restaurante Shigue firmou – se como uma opção para os amantes do sushi, mas também para turmas de japoneses (ou descendentes de japoneses) que apreciam outros pratos da cozinha mais trivial do Japão, especialmente procurados durante o almoço.

Shin Zushi
R. Afonso de Freitas, 169 Paraíso
Tel: 11 3889 – 8700
Localizado em uma rua residencial no bairro do Paraíso, com uma fachada discreta e horários espartanos (fecha cedíssimo), o Shin Zushi tem um público eminentemente de japoneses e seus descendentes, aos quais serve também pratos quentes, além dos sushis que lhe dão nome.

Shinsei
R. Walter Fontana, 1 – Jardim Aeroporto
Tel: 11 5031 – 7066
Ao lado de uma movimentada avenida de passagem, em uma rua residencial perto do aeroporto de Congonhas, o Shinsei é um local familiar onde o chef serve sempre uma refeição completa a preço fixo e que inclui desde sashimis até peixes cozidos ou fritos, tudo à moda japonesa.

Sushi Hamatyo
Av. Pedroso de Morais, 393 – Pinheiros
Tel: 11 3813 – 1586 – www.hamatyo.com.br
Embora no Brasil os restaurantes japoneses tenham o hábito de servir de tudo, o Sushi Hamatyo funciona mais na tradição das casas correlatas do Japão: sendo um sushi bar, só serve sushi nos poucos lugares disponíveis e atendidos pessoalmente pelo chef Ryoichi Yoshida.

Sushi Hiroshi
R. Cap. Manoel Novaes, 189 – Santana
Tel: 11 2979 – 6677
Depois que os restaurantes japoneses saíram do domínio exclusivo do bairro da Liberdade, espalhando – se pelos centros gastronômicos da cidade, todos os bairros ganharam suas casas de sushi, como o Sushi Hiroshi, com seu grande balcão no térreo e mesas em um andar superior.

Tanaka
Av. Juriti, 324 – Moema
Tel: 11 5051 – 2731
Situado em um trecho ainda residencial no bairro de Moema, o restaurante do discreto sushiman Tanaka mantém uma legião de fãs cativados por seus peixes criteriosamente escolhidos (e comprados pessoalmente por ele) e pelo seu corte certeiro em fatias de atum gordo, de serra e carapau.

Tenda do Nilo
R. Cel. Oscar Porto, 638 – Paraíso
Tel: 11 3885 – 0460 – www.tendadonilo.com.br
A casa fica em uma esquina movimentada (mas não de restaurantes) no bairro do Paraíso. Mas mesmo com o ruído dos carros ali ao lado, o Tenda do Nilo está sempre lotado: ninguém resiste à cozinha libanesa feita com apuro caseiro pelas irmãs Olinda e Xmune Isper, nem por sua calorosa recepção.

Ton Hoi
Av. Prof. Francisco Morato,1484 – Butantã
Tel: 11 3721 – 3268 – www.tonhoi.com.br
Em uma movimentada avenida da zona oeste da cidade, o restaurante Ton Hoi é um raro representante da cozinha chinesa que, diferente do habitual, privilegia os frutos do mar – aqui podem estar em um prato de camarão e lulas refogadas, ou servidos em um peixe inteiro assado com gengibre.

Vicolo Nostro
Vicolo NostroR. Jataituba, 29 – Brooklin
Tel: 11 5561 – 5287 – www.vicolonostro.com.brComo o próprio nome diz, o restaurante Vicolo Nostro tem a aparência de uma vila, com vários ambientes decorados com ares rústicos de antiga cidade italiana. É onde se provam pratos de boa massa confeccionada na casa, além de polentas, risotos e bons pratos de assados.
Vinheria Percussi
R. Côn. Eugênio Leite, 523 – Pinheiros
Tel: 11 3088 4920 – www.vinheriapercussi.com.br
Casa pioneira na preocupação (agora em voga) da combinação de pratos com vinhos, a Vinheria Percussi (que tem inclusive um rótulo próprio) tornou – se um local elegante e de boa cozinha italiana – os pratos são, criados pela chef Silvia Percussi e seu irmão, Lamberto, cuida dos vinhos.

Um comentário:

  1. Adorei a lista de restaurantes!! Prometo visitar todos..rsrs O que já conheço e recomendo é o Família Yannelli Parrilla, no Tatuapé!, restaurante com ótimo atendimento e carnes maravilhosas!! Legal que no site tem várias promoções interessantes! site: http://www.parrillayannelli.com.br

    ResponderExcluir