sábado, 16 de janeiro de 2010

BRASILIDADES - Gastronomia Brasileira


Fotos: Claudio Edinger - Dalva & Dito - Ingrediente: Pimenta

“O Brasil todo tem pimentas, de diferentes ardores e sabores, mas todos com o gosto da terra.” - Josimar Melo

Andrade
R. Artur Azevedo, 874 – Pinheiros
Tel: 11 3064 8644 – www.restauranteandrade.com.br
A cozinha do nordeste brasileiro é servida no tradicional restaurante Andrade com tudo a que tem direito. Desde pratos como a carne de sol – que é produzida na própria casa – servida com mandioca frita e manteiga de garrafa, até o forró apresentado ao vivo durante as refeições.

Badejo
Al. dos Jurupis, 813 – Moema
Tel: 11 5055 0238 – www.badejosp.com.br
Pouco representada por aqui, a cozinha Capixaba é o mote do restaurante Badejo. No ambiente informal e familiar são servidas receitas típicas do Espírito Santo, em especial as moquecas (para duas ou três pessoas) feitas em versões que combinam diferentes frutos do mar e peixes.

Bananeira
R. Mal. Hastimphilo de Moura, 417 – Morumbi
Tel: 11 3502 4635 – www.bananeiramorumbi.com.br
O chef Maurizio Ganzarolli promove uma redescoberta moderna da cozinha brasileira no restaurante Bananeira. Entre seus pratos está a frigideira de camarão rosa com tomate fresco, palmito pupunha e banana da terra servida com arroz de coco.

Bargaço
R. Oscar Freire, 1189 – Cerqueira César
Tel: 11 3085 5058 – www.restaurantebargaco.com.br
Restaurante já tradicional no país, com filiais em várias cidades (especialmente em capitais da região nordeste), o Bargaço serve culinária baiana com destaque para os pratos com frutos do mar, como as moquecas de vários ingredientes (do camarão ao siri-mole) e o vatapá – sem faltar o acarajé.

Barra Baiana
R. Traipu, 156 – Perdizes
Tel: 11 3666 5565
Em uma casa antiga com um gostoso terraço, a baiana Vanda Barreto prepara com paixão os quitutes de sua terra. Os pratos oferecidos, sempre em porções generosas, incluem o crocante acarajé, o cremoso vatapá, o bobó de camarão e as variadas moquecas que vêm em panelas de barro.

Bolinha
Av. Cidade Jardim, 53 – Jardim Europa
Tel: 11 3061 2010 – www.bolinha.com.br
Mais tradicional ponto de feijoada da cidade, o Bolinha serve sua especialidade em qualquer dia da semana e também no horário do jantar – em versão completa, light e até kosher. O cardápio tem também outros pratos triviais.

Brasil a gosto
R. Prof. Azevedo do Amaral, 70 – Jardim Paulista
Tel: 11 3086 3565 – www.brasilagosto.com.br
Em um ambiente moderno, mas cheio de citações à cultura regional brasileira, a chef Ana Luiza Trajano serve pratos bem apresentados, inspirados nos quatro cantos do país. Há sempre um menu sazonal, inspirado em um estado brasileiro específico.

Capim Santo
Al. Min. Rocha Azevedo, 471– Cerqueira César
Tel: 11 3068 8486 – www.capimsanto.com.br
Nascida em Trancoso, onde cresceu no primeiro Capim Santo criado por seus pais, Morena Leite estudou na França e trouxe para São Paulo seu misto de influências: pratos com ingredientes brasileiros feitos com esmero e servidos em bufê (no almoço) ou à la carte (no jantar).

Colher de Pau
R. Dr. Mário Ferraz, 563 – Itaim Bibi
Tel: 11 3168 2617 – www.colherdepau.com.br
Um dos mais conhecidos restaurantes do Ceará possui também uma filial em São Paulo: o Colher de Pau, no Itaim Bibi. Ali são servidos pratos inspirados no mar, com bons ingredientes (como os belos camarões no leite de coco) e também pratos do sertão, com carne de sol.

Consulado da Bahia
R. dos Pinheiros, 534 – Pinheiros
Tel: 11 3085 3873 – www.consuladodabahia.com.br
Instalado no imóvel de esquina que abrigava um bar, o Consulado da Bahia tem no comando de sua cozinha regional o chef José Onório (ex-Bargaço). É ele o responsável por pratos condimentados típicos da terrinha – que incluem várias versões de moquecas.

Consulado Mineiro
Pça. Benedito Calixto, 74 – Pinheiros
Tel: 11 3064 3882 – www.consuladomineiro.com.br
O restaurante Consulado Mineiro é uma verdadeira festa, especialmente nos finais de semana, quando suas mesas na calçada se misturam ao burburinho da praça em frente. Pratos fartos da cozinha mineira incluem o tutu de feijão e o leitão à pururuca, acompanhados de boa cachaça.

Dalva & Dito
R. Padre João Manuel, 1115 – Cerqueira César
Tel: 11 3068 4444 – www.dalvaedito.com.br
O restaurante do aclamado chef Alex Atala é dedicado à cozinha brasileira tradicional, embora feita com técnicas modernas. Bonito e espaçoso, tem petiscos, assados e receitas clássicas como a moqueca, ou inovações como a ratatouille do sertão. Na madrugada do sábado, uma galinhada servida em bufê.

Dona Lucinha
Av. Chibarás, 399 – Moem
Tel: 11 5051 2050 – www.donalucinha.com.br
Com seu nome vinculado a restaurantes de cozinha típica em sua terra, Minas Gerais, Dona Lucinha tem uma filial em São Paulo, onde serve uma grande variedade de pratos regionais mineiros, do sertão e da fazenda, em um bufê, além de opções à la carte, como tutu à mineira e frango com quiabo.

Espírito Capixaba
R. Francisco Leitão, 57 – Pinheiros
Tel: 11 3062 6566 – www.espiritocapixaba.com.br
A turma do Consulado Mineiro, especializada em cozinha regional de sua terra, ataca também com um restaurante de cozinha do mar: o Espírito Capixaba, com pratos do Espírito Santo, especialmente a moqueca (na versão sem dendê nem leite de coco, mas também saborosa).

Família Mineira
R. Manuel Guedes, 436 – Itaim Bibi
Tel: 11 3071 3672 – www.familiamineira.com.br
Membros da mesma família a que pertence o tradicional Consulado Mineiro tocam o restaurante, em um ambiente mais moderno, mas com a mesma, velha e boa cozinha da sua terra – em pratos como bolinho de abóbora e carne- seca, pernil com quiabo e couve e leitão à pururuca.

Feijoada da Bia 
R. Lopes Chaves, 105 – Barra Funda
Tel: 11 3663 0433
Quatro vezes por semana a banqueteira Bia Braga abre as portas da cozinha de seu bufê para servir sua famosa e concorrida feijoada. A versão mais completa é aos sábados, quando há show de chorinho, a feijoada servida na mesa e outros dois pratos alternativos.

Feijoada da Lana 
R. Aspicuelta, 421 – Vila Madalena
Tel: 11 3814 9191
A jornalista Lana Nowikow preparava em sua casa uma feijoada que ficou tão famosa que virou restaurante – hoje, tocado por seus filhos. Ali, em qualquer dia da semana é possível se servir dos pertences de porco e do feijão e suas guarnições oferecidos (separados) em sistema de bufê.

Mocotó 
Av. N. Sra. do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
Tel: 11 2951 3056 – www.mocoto.com.br
Formado em gastronomia, o chef Rodrigo Oliveira assumiu o bar e restaurante de seu pai e remodelou a cozinha sertaneja servida ali. Sem perder as raízes, torresmos, tapiocas e especialidades como a mocofava (cumbuca de favas e mocotó) chegam à mesa com exemplar qualidade.

Na Cozinha
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardim Paulista
Tel: 11 3063 5374 – blognacozinha.zip.net
Diminuto, o restaurante do chef paraibano Carlos Ribeiro reserva a possibilidade de experimentar uma cozinha brasileira caprichada e atualizada, mas sem afetações. A casa também faz as vezes de centro gastronômico, que hospeda cursos e workshops.

Nicota 
Rua Costa Carvalho, 72 – Pinheiros
Tel: 11 3031 6172 – www.restaurantenicota.com
A gostosa casa de visual retrô é o cenário para um cardápio cheio de citações de pratos brasileiros reinventados pela chef-proprietária Marisa Revoredo Campos, como a paleta de porco assada em baixa temperatura servida com terrina de mandioca, farofa de tapioca e folhas de mostarda.

Soteropolitano
R. Fidalga, 340 – Vila Madalena
Tel: 11 3034 4881
Instalado em uma casa adaptada, onde mesas ao ar livre são as mais disputadas em dias de clima agradável, o restaurante Soteropolitano é um empreendimento familiar. A fidelidade à cozinha baiana e a seus ingredientes criou uma legião de fãs que buscam seu acarajé e as moquecas.

Tordesilhas
R. Bela Cintra, 465 – Consolação
Tel: 11 3107 7444 – www.tordesilhas.com
Um luminoso painel da cozinha brasileira é o que nos apresenta o restaurante Tordesilhas. Ali, a chef Mara Salles serve pratos de várias regiões brasileiras ao lado de criações que levam ingredientes locais como o filhote ao molho de hortaliças servido com purê de banana-da-terra.

Xopotó
R. Dr. Fadlo Haidar, 136 – Vila Olímpia
Tel: 11 3849 1267 – www.xopotorestaurante.com.br
Em uma casa da Vila Olímpia que tem todo o ar de casa de fazenda do interior, o restaurante Xopotó apresenta sua cozinha mineira cercada de ótimas cachaças da terra, em pratos bem fornidos e opções para a hora do almoço, como a galinhada e o leitão à pururuca com couve, tutu e farofa.

Pão de Festa 
R. Araguari, 84 – Moema
Tel: 11 5531 3823 – www.paodefesta.com.br
O “pão de festa”, que dá nome ao pequeno e simples restaurante em uma rua residencial de Moema, é um gostoso quitute baiano (pãozinho macio com queijo), mas apenas um dos muitos itens servidos aqui: acarajé, vatapá, baião de dois e moqueca são outras das especialidades regionais.

Raízes de Minas
Av. dos Carinás, 333 – Moema
Tel: 11 5041 5760
Ocupa o mesmo imóvel onde funcionava uma filial do restaurante Graça Mineira e tem o mesmo propósito do antecessor: pratos bem servidos típicos de Minas Gerais, como tutu de feijão, bisteca frita e frango com quiabo.

Rancho Goiano 
R. Rocha, 112 – Bela Vista
Tel: 11 3289 5146 – www.ranchogoiano.com.br
Não é fácil encontrar em São Paulo bons exemplares da vigorosa cozinha goiana, posto que fica reservado para o restaurante Rancho Goiano, instalado na Bela Vista. A cozinha do centro-oste é representada em pratos como o pintado na telha e o dourado frito na manteiga ou cozido com açafrão.

Sotero 
Rua Barão de Tatuí, 282 – Higienópolis
Tel: 11 3666-3066 - www.soterorestaurante.com.br
Em uma região em que ainda são tímidas as novas ofertas gastronômicas fica o restaurante e bar de cozinha brasileira, com destaque para os pratos típicos da Bahia, que estão divididos entre um menu do mar e outro da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário