sábado, 16 de janeiro de 2010

VER E SER VISTO - Lugares Badalados de São Paulo

210 Diner
Rua Pará, 210
Higienópolis
3661-1219
www.210diner.com.br

Dos mesmos donos do Ici Bistrô e do Tappo, este “diner” tem comida de estilo americano – de hambúrguer e steak a pratos “créole” e tex-mex. O ambiente é descolado, a música é alta em bem escolhida, e o público, principalmente à noite, inclui artistas e gente conhecida que circula pela região de Higienópolis.

Antiquarius
Al. Lorena, 1884
Jardim Paulista
3082-3015
www.antiquarius.com.br

Os grandes empresários de variadas áreas já se acostumaram – no Rio de Janeiro e em São Paulo – a cruzar seus caminhos no tradicional restaurante Antiquarius. Templo da cozinha portuguesa, é onde encontram um bacalhau impecável, mas também belos assados de porco ou cordeiro.


Bistrô Charlô
R. Br. de Capanema, 440
Jardins
3088-6790
www.charlo.com.br

Poucos conhecem tanta gente e circulam tanto em São Paulo quanto Charlô Whately. Considerando que ele também sabe receber como poucos, não é de admirar que em seu restaurante circule “toute São Paulo” – e não apenas para desfilar, mas para apreciar sua eclética cozinha de bistrô.

Boa Bistrô
Rua Padre João Manuel, 950
Jardins
3082-5709
www.boabistro.com.br

Não pode haver melhor lugar para ver e ser visto do que um restaurante nos Jardins com mess numa varanda com vista para a rua – lugar privilegiado para acompanhar o movimento do badalado bairro. Mas há também mesas internas para se apreciar os pratos delicados e a cozinha caprichada da chef Tatiana Szeles.

Buddha Bar
Av. Chedid Jafet, 131
Vila Olímpia - Daslu
3044-6181
www.buddhabarsp.com.br

É preciso gostar de um certo clima de balada – com luz de menos e som de mais – para jantar no Buddha Bar. Mas em São Paulo não falta esta camada de pessoas que gosta de ver o público rico da noite, e de apreciar a cozinha com um toque francês do chef consultor Erick Jacquin.

Café de la Musique
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.400
Itaim Bibi
3079-5588
www.cafedelamusique.com.br

O que será que as pessoas que curtem a noite e circulam em volta dos sócios famosos do Café de la Musique gostariam de comer (entre um drinque e outro)? Na dúvida, a casa oferece um pouco de tudo, um cardápio eclético que vai da cozinha contemporânea até um alentado sushi.

Cezano
Rua da Consolação, 3.368
Jardins
2768-3919
www.cezano.com.br

Um lugar descolado, bonito, despojado e tranqüilo para almoçar? Boa opção é o Cezano, onde muito gente conhecida vai se “esconder” na hora do almoço bem no miolo dos Jardins. Recuado no fundo de uma vila, serve principalmente pratos triviais executados pela chef-proprietária Fabiana Cesana, que ali teve antes o Sophia Bistrô.

Dalva & Dito
R. Padre João Manuel, 1115
Cerqueira César
3064-6183
www.dalvaedito.com.br

O restaurante do aclamado chef Alex Atala, a poucos passos do seu D.O.M., é dedicado à cozinha brasileira tradicional, embora feita com a inclusão de técnicas modernas. Rapidamente tornou-se um lugar agitado, lotado de curiosos por conhecer a nova aventura do chef.

D.O.M.
R. Barão de Capanema, 549
Jardins
3088-0761
www.domrestaurante.com.br

O restaurante gastronômico do chef Alex Atala é o palco de experiências onde ele combina técnicas de vanguarda com ingredientes brasileiros que redescobre. E com a excelência gastronômica, conseguiu fazer dali um lugar badalado, onde se cruzam gourmets (inclusive de fora do país), ricos e famosos.

Ecco
R. Amauri, 244
Itaim Bibi
3079-2299
www.eccorestaurante.com.br

Quando a rua Amauri, no Itaim Bibi, começou a se firmar como destino dos endinheirados de São Paulo, nasceu o Ecco, visando um público mais jovem (mas nem por isso menos abonado). Até hoje continua com um pique juvenil, que se reúne em torno de suas pizzas e pratos internacionais.


Forneria San Paolo
R. Amauri, 319
Itaim Bibi
3078-0099
www.restauranteforneria.com.br

Muita gente em São Paulo é surpreendida às altas horas da noite por uma fome inesperada. Mas se a pessoa em questão for uma modelo, um músico ou um milionário da cidade (mas não só eles), provavelmente resolverá o problema entre os sanduíches e pratos rápidos da Forneria San Paolo.


Gardênia Gabriel
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 726
Jardim Paulistano
3088-3044
www.gardeniaresto.com.br

A filial do restaurante Gardênia (do Alto de Pinheiros) que ocupa o ponto da antiga Casa Europa tem um público diferente, mais parecido com os apreciadores do agito dos clubes noturnos, mas que aqui não vem só pela balada, e sim pelos pratos de cordeiro, sua especialidade.

Gero
R. Haddock Lobo, 1629
Cerqueira César
3064-0005
www.fasano.com.br

O restaurante Gero já foi chamado, pelos frequentadores, de “Fasaninho”. Isso porque muito da qualidade da cozinha italiana do Fasano se encontra neste irmão mais novo. Mas, além de preços mais leves, aqui os ricos e famosos podem também vir mais descontraídos, como o ambiente sugere.

Hideki Sushi Bar
R. dos Pinheiros, 70
3083-7744
www.hideki.com.br

O sushiman Hideki Fuchikami já tem três restaurantes na cidade (além deste, um em Moema e outro na Bela Vista) – mas é ainda no seu primeiro endereço, em Pinheiros, que a agitação é mais incessante, com não poucas celebridades disputando o balcão para provar seus famosos sushis.

Ici Bistrô
R. Pará, 36
Higienópolis
3257-4064
www.icibistro.com.br

O espírito antigo da pequena casa francesa, com receitas preparadas pessoalmente pelo proprietário, se mistura com o ambiente e a cozinha, ambos modernos, do Ici Bistrô. As criações do chef Benny Novak tornaram o Ici um ponto de encontro, em Higienópolis, de muitas pessoas conhecidas.

Kaá
Av. Juscelino Kubitschek, 279
Itaim Bibi
3045-0043
www.kaarestaurante.com.br

Desde sua abertura, o Kaá tornou-se um ponto de romaria de pessoas interessa- das em ver gente e se extasiar com sua decoração de tirar o fôlego – a começar pelo imenso jardim vertical. Mas a cozinha do lugar não deixa a dever, pilotada pelo experiente chef francês Pascal Valero.

Kosushi
R. Viradouro, 139
Itaim Bibi
3167-7272
www.kosushi.com.br

Nascido em uma casa bem mais modesta no bairro da Saúde, o restaurante Kosushi tornou-se um centro de modelos, artistas e intelectuais que perfilaram entre seus primeiros admiradores. Hoje instalado em bela arquitetura, continua ostentando os sushis delicados de George Koshoji.

La Tambouille
Av. 9 de Julho, 5925
Itaim Bibi
3079-6277
www.tambouille.com.br

Criado pelo italiano Giancarlo Bolla, um mestre na arte de servir uma clientela exigente, o restaurante La Tambouille nunca saiu da moda, ao menos entre grandes empresários e artistas consagrados (e ricos), que apreciam a culinária franco- italiana servida em louças requintadas.

L’Entrecôte D'Olivier
R. Dr. Mario Ferraz, 17
Itaim Bibi
3034-5324
www.bistroentrecote.com.br

A nova empreitada de Olivier Anquier tem tudo para se firmar como um ponto de encontro animado – é bonito, bem localizado, tem boa bebida e muita gente. A cozinha é curiosa – tem apenas um prato, entrecôte com molho, salada e fritas, mas boas sobremesas.

Le Jazz
Rua dos Pinheiros 254
Pinheiros
2359-8141
www.lejazz.com.br

Um verdadeiro fenômeno, desde que abriu as portas no final de 2009 o Le Jazz lota diariamente para almoço e jantar. A espera inevitável (a menos que se faça reserva) reúne um público misto de jornalistas, artistas, produtores de moda e gourmets que se encantam com a cozinha francesa de bistrô servida a preços camaradas.

Nagayama / Naga / Nagayama Café
R. Bandeira Paulista, 369 / 355 / 387
Itaim Bibi
3079-7553
www.nagayama.com.br

Interessante como um local tão discreto lota diariamente – como acontece sistematicamente no trio de restaurantes Nagayama/Naga/ Nagayama Café, todos vizinhos. É que o sushi é tão bom que atrai todo mundo, incluindo os famosos de plantão, que fazem filas na calçada esperando um lugar.


O Pote do Rei
R. Joaquim Antunes, 224
Pinheiros
3068-9888
www.opotedorei.com

No mesmo ponto onde por anos funcionou o espanhol Toro, abriu no fim de 2009 o novo restaurante O Pote do Rei. Ocupando o belo espaço (agora reformado) e dedicando-se à cozinha mediterrânea, ele vem trazer mais agitação ainda a este cada vez mais badalado ponto do Jardim Paulistano.

Quattrino
R. Oscar Freire, 506
Jardins
3068-0319
www.quattrino.com.br

A chef Mary Nigri (também sócia do Ecco) comanda com sucesso, e há muitos anos, o restaurante italiano que traz pratos com nomes de frequentadores famosos, como o José Wilker (fettuccine com camarão e lula ao pesto) e o Miguel Falabella (frango com alho-poró, catupiry e tomate-seco).

Ritz
R. Jerônimo da Veiga, 141
Itaim Bibi
3079-2725

Se alguém está em São Paulo e é moderno, ou quer ser moderno, ou quer parecer moderno, em algum momento estará em algum dos dois endereços do Ritz. A boa notícia é que, além de ver e ser visto, comerá um ótimo hambúrguer, entre outros pratos que se consagraram.

Rodeio
R. Haddock Lobo, 1498
Jardins
3474-1333
www.rodeiosp.com.br

Não é de hoje, e não deve deixar de ser tão cedo, mas o fato é que há mais de 50 anos existe um restaurante em São Paulo, no meio dos Jardins, onde se come boa carne, se bebe bem e se vê todo mundo – seja da área dos negócios ou das artes, passando também pelas celebridades. É o Rodeio.


Spot
Al. Min. Rocha Azevedo, 72
Jardins
3284-6131
www.restaurantespot.com.br

Se não fosse um lugar para ser visto, o Spot já seria “o” lugar para ver. Por ali desfilam artistas, modelos, gente das artes e da moda, jornalistas – em suma, ninguém deixa de ir ao Spot, no mínimo porque sabe que, ao lado da animação (e apesar da inevitável espera), a comida será sempre boa.

Tatou
R. Oscar Freire, 733
Jardins
3081-5131
www.tatou.com.br

Com pratos convencionais e boa clientela, esta casa veterana dos Jardins, o Tatou fica num esquina privilegiada (Oscar Freire com Haddock Lobo) onde, principalmente durante o dia, a clientela rica da região pode desfilar – e de seus janelões ou mesas na calçada, pode também apreciar quem está passando.

Trindade
R. Amauri, 328
Itaim Bibi
3079-4819
www.restaurantetrindade.com

O burburinho da rua Amauri é o cenário onde o restaurateur Carlos Bettencourt comanda a segunda casa que leva sua assinatura. Mais informal do que a casa-mãe (a bela Sintra), o local é ponto de desfile de quem busca a boa cozinha portuguesa em um clima mais informal.

Zucco
R. Haddock Lobo, 1416
Jardins
3897-0666
www.zuccorestaurante.com.br

Se alguém pretende ver e ser visto, a rua Haddock Lobo é um dos melhores lugares para isso – e é onde fica o restaurante Zucco, que ainda por cima oferece uma área aberta com mesas em um deque escancarado para a rua, onde se pode apreciar a cozinha italiana servida na casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário