sábado, 16 de janeiro de 2010

EM FAMÍLIA - Restaurantes Agradável para Todas as Idades


Fotos: Claudio Edinger - Rodeio - Ingrediente: Feijão

“Na feijão, a liga do prato, o gosto que passa de pai para filho na mesa familiar.” - Josimar Melo 

1900 Pizzeria 
R. Barão de Capanema, 348 – Cerqueira César
Tel: 11 3061 3123 – www.1900.com.br
Rede com várias casas na cidade, o endereço dos Jardins talvez seja o mais charmoso dos pontos da pizzaria 1900. Mas tanto aqui quanto nos demais – incluindo o da fundação, uma antiga oficina de bondes da Vila Mariana – impera o espírito familiar, que é quase inerente a uma boa pizza.


348 Parilla Porteña 
R. Com. Miguel Calfat, 348 - Vila Olímpia 
Tel: 11 3849 5839 – www.restaurante348.com.br 
A carne feita à grelha é uma refeição das mais triviais para as famílias brasileiras nos finais de semana. Desfrutá-la à moda argentina ganha um aspecto novidadeiro e prazeroso, ainda mais se num ambiente espaçoso e com luz natural como o 348. 


A Figueira Rubaiyat 
R. Haddock Lobo,1738 - Cerqueira César
Tel: 11 3087 1399 – www.rubaiyat.com.br
Conhecido por receber celebridades do Brasil e do mundo em seus amplos salões, A Figueira é também lugar ideal para acomodar uma grande família, com espaço para as crianças poderem se movimentar enquanto os adultos aproveitam a boa comida do grupo Rubaiyat.

Allegro Cuccina 
R. Sônia Ribeiro, 33 – Campo Belo
Tel: 11 5096 2979 – www.allegrocucina.com.br
Com ambiente simpático, mas sem luxos, com móveis de madeira rústica, a trattoria tem no menu clássicos italianos descomplicados (como o penne com mussarela de búfala e manjericão, molho pesto, tomate cereja e azeitonas pretas), sempre boas pedidas para uma refeição em família.

Almanara 
R. Oscar Freire, 523 – Cerqueira César
Tel: 11 3085-6916 – www.almanara.com.br
O brasileiro tem tamanha intimidade com a comida libanesa que nem parece que ela veio “do estrangeiro”. E dela o Almanara é bom representante: enquanto as crianças podem saborear os quitutes como quibes e esfihas com as mãos, os adultos provam pratos como a kafta.

America 
Av. 9 de Julho, 5363 – Itaim Bibi
Tel: 11 3708 3620 – www.americaburger.com.br
Um hambúrguer tem tudo para agradar a pais e filhos – e mesmo aos avós – quando bem feito. E é por servir seus bons sanduíches, oferecer alternativas no menu (como os grelhados) e também pelo ambiente despojado que o América é boa pedida para um encontro de gerações.

Amici
R. Araçari, 200 – Itaim Bibi
Tel: 11 5641 9110 – www.restauranteamici.com.br
Ocupa o mesmo imóvel do antigo Julia Gastronomia, onde oferece um bufê com pratos variados e com jeito de comida caseira. Quiches e saladas ficam dispostas lado a lado com opções como arroz, feijão e farofa. Um pequeno menu à la carte atende a quem prefere ser servido na mesa.

Aoyama 
R. Bandeira Paulista, 405 – Itaim Bibi
Tel: 11 3168 8011 – www.restauranteaoyama.com.br
Tendo mudado de sua sede original da rua Mario Ferraz (e mantendo a filial da praça Vilaboim), o Aoyama continua se destacando entre os restaurantes japoneses de rodízio, sistema do qual foi um dos pioneiros na cidade. Um jeito prático e acessível para jantar com toda a família.

Arábia 
R. Haddock Lobo,1397 – Cerqueira César
Tel: 11 3061 2203 – www.arabia.com.br
Mais um lugar onde se pode encontrar a sofisticação da cozinha libanesa, para o prazer dos pais, e a simplicidade dos quitutes árabes (como quibes e esfihas) que encantam as crianças. No Arabia, todos podem sair satisfeitos de uma refeição, ainda mais considerando o charme do local.

Bananeira
R. Mal. Hastimphilo de Moura, 417 – Morumbi
Tel: 11 3502 4635 – www.bananeiramorumbi.com.br
Com menu brasileiro feito com cuidado e delicadeza, o Bananeira pode agradar a pais e filhos. E não só pelo menu: a casa tem um belo espaço, com harmoniosa arquitetura e vegetação e ainda facilita a vida dos moradores do Morumbi, que não dispõem de tantas opções gastronômicas no bairro.

Barbacoa 
R. Dr. Renato Paes de Barros, 65 – Itaim Bibi
Tel: 11 3168 5522 – www.barbacoa.com.br
Apesar da bagunça gastronômica que é inerente aos rodízios, o sistema sem dúvida facilita e agiliza o serviço quando se trata de mesas grandes, como acontece nas reuniões familiares. Se for em uma casa como o Barbacoa, em que as saladas são fartas e as carnes são de boa qualidade, melhor ainda.

Bendita Hora
R. Vanderlei, 795 – Perdizes
Tel: 11 3862 0622 – www.benditahora.com.br
Em reuniões familiares é comum haver falta de consenso na hora de partilhar pratos. Mas tudo fica mais fácil quando o encontro se dá em torno de uma pizza, principalmente se bem feita e se, ainda por cima, o local dispuser de espaço e área ao ar livre para as crianças, como na Bendita Hora.

Butcher’s Market 
R. Bandeira Paulista, 164 – Itaim Bibi
Tel: 11 2367 1043
O ambiente é rústico e ao mesmo tempo moderno, com itens de decoração descolados trazidos de Nova York pelo proprietário. Ali brilham caprichados hambúrgueres e suas guarnições, como as batatas fritas cortadas à mão e que sempre fazem sucesso em refeições familiares.

Buttina 
R. João Moura, 976 – Pinheiros
Tel: 11 3083 5991 – www.buttina.com.br
Outra das cozinhas capaz de unificar os mais heterogêneos gostos de uma grande mesa de família é a italiana, especialmente aquela com a simplicidade das cantinas. No Buttina, ela pode ser apreciada em uma casa com uma grande área livre, ideal também para famílias com crianças.

Capim Santo 
Al. Min. Rocha Azevedo, 471 – Cerqueira César
Tel: 11 3068 8486 – www.capimsanto.com.br
Com seu vasto bufê de pratos brasileiros, além de uma estação onde são feitas massas e tapiocas na hora, o Capim Santo costuma ser uma unanimidade. Outro ponto forte da casa é a boa área ao ar livre, repleta de verde, que garante espaço para as crianças.

Casa da Fazenda do Morumbi 
Av. Morumbi, 5594 – Morumbi
Tel: 11 3742 2810 – www.casadafazenda.com.br
O espaço encantador que atrai famílias grandes continua o mesmo. Mas, no ano passado, o restaurante mudou de administração e a cozinha ganhou comando do chef Ivan Achcar - que investiu qualidade na cozinha brasileira servida em pratos do dia (durante a semana) ou em bufê.

Carlini 
R. Dona Ana Neri, 265 – Mooca
Tel: 11 3207 7621 – www.doncarlini.com.br
A casa mudou de nome, deixando o “Don” de lado e passando a se chamar apenas Carlini. Mas o menu da cantina, que como a maior parte delas remete a encontros de famílias, permanece inalterado, com massas e assados em boa variedade.

Empório Ravióli
Empório Ravióli R. Fidêncio Ramos, 18 – Vila Olímpia
Tel: 11 3846 2908 – www.emporioravioli.com.br
O bairro da Vila Olímpia, palco de muitas empresas, tornou- se uma área de trabalho – mas nem por isso deixa de oferecer locais para que famílias se reúnam à mesa, como o Empório Ravioli, com seu ambiente festivo e a farta cozinha italiana do chef Roberto Ravioli. 

Fazenda Vale Verde 
Rod. Mogi-Dutra, km 37,5 – Centro – Arujá
Tel: 11 4654 1668 – www.valeverde.com.br
Já nos limites de São Paulo, em Arujá, fica o restaurante com cardápio inspirado em pratos caipiras (muitos deles feitos no forno à lenha) e ambiente bucólico, que propicia um belo passeio em família antes ou depois da refeição.

Fogo de Chão 
Consulte todos os endereços disponíveis no site www.fogodechao.com.br
Apesar de trabalhar com o extenuante serviço de rodízio, o bufê generoso, a oferta de uma infinidade de carnes e algumas atividades destinadas às crianças (que variam conforme a unidade) fazem da Fogo de Chão uma boa opção para uma refeição familiar.

Casa da Li 
R. Aspicuelta, 23 – Vila Madalena
Tel: 11 3871 1002 – www.casadali.com.br
Misto de restaurante e delicatessen, oferece petiscos no balcão para matar a fome a qualquer hora e também um cardápio de almoço com diversas opções de menu – que pode contar com massas, carnes e quiches. Local despretensioso para um almoço rápido em família.

Chácara Santa Cecília 
R. Ferreira de Araújo, 601 – Pinheiros
Tel: 11 3034 3910 – www.chacarasantacecilia.com.br
Parece incrível encontrar dentro de São Paulo uma área verde com as características da Chácara Santa Cecília: são vários e espaçosos ambientes de jardins, onde se distribuem áreas de bares e restaurantes. Lugar de sobra para famílias e crianças, recheada por um cardápio variado.

Charlô Jockey Club 
Av. Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim
Tel: 11 3032 4613 – www.charlo.com.br
A casa de Charlô Whately conta com uma cozinha mais simples que a da casa principal do restaurateur (o Bistrô Charlô). Ainda assim a boa comida, a cargo da equipe de bufê do grupo, pode ser o chamariz que faltava para a família fazer uma visita a um dos pontos turísticos da capital.

Galeto's
Galeto’s Al. Santos, 2209 – Jardins
Tel: 11 3342 5310 – www.galetos.com.br
Espalhado por vários pontos da cidade, o Galeto’s é sempre uma alternativa para encontros de família, servindo uma especialidade que é unânime (o franguinho grelhado) e com horários flexíveis, ideais para os almoços de fim de semana. 
Jardineira Grill 
Av. dos Bandeirantes, 1001 – Vila Olímpia
Tel: 11 3048 0299 – www.jardineiragrill.com.br
Se o serviço frenético, no sistema de rodízio, costuma facilitar o atendimento mesmo nas mesas grandes de família, o Jardineira Grill tenta ser ecumênico e servir a todos os gostos – mesmo para quem não gosta de carne, seu bufê costuma ser farto em frutos do mar, além de saladas.

Johnnie Pepper 
R. Dr. Mário Ferraz, 528 – Itaim Bibi
Tel: 11 2528 3100 – www.johnniepepper.com.br
Inspirada nas lanchonetes americanas, tem no menu hambúrgueres que fazem a alegria das crianças e dos mais jovens e cortes de carne americanos que agradam aos mais velhos. Tudo isso servido em um ambiente informal e propício para uma despreocupada refeição familiar.

La Cabaña 
Av. Moema 218 – Moema
Tel: 11 5052 7612 – www.lacabanaparrilla.com.br
Especializada em churrasco argentino, com cortes como o bife ancho e bife de chorizo, a casa tem no menu de carnes e no ambiente, espaçoso e informal, a fórmula para um programa ideal para famílias brasileiras, tão acostumadas a se reunir em torno de boas carnes feitas na brasa.

La Gloria Pizza Bar 
Av. Macuco, 685 – Moema
Tel: 11 5051 5329 – www.lagloriapizzabar.com.br
A pizzaria La Gloria tem tudo o que uma família procura ao sair para comer. O ambiente é espaçoso o bastante para entreter os menores. Ao mesmo tempo, a decoração arrojada encanta o olhar dos adultos. E, é claro, as pizzas feitas em dois fornos à lenha completam o programa.

La Grassa 
Av. Juriti, 32 – Moema
Tel: 11 3053 9303 – www.lagrassa.com.br
Apesar do salão espaçoso com pé-direito duplo, a casa aberta no final do ano passado tem um cardápio enxuto, principalmente se comparado aos das cantinas da velha guarda. Os pratos acima da média e o clima hospitaleiro, no entanto, fazem do lugar uma boa opção para refeições com a família toda.

Lanchonete da Cidade 
Al. Tietê, 110 – Cerqueira César
Tel: 11 3086 3399 – www.lanchonetedacidade.com.br
Ao lado de hot dogs e mini-hambúrgueres, que fazem a alegria das crianças, chamam a atenção no menu da Lanchonete da Cidade seus sanduíches em versões “adultas” com ingredientes caprichados e também seus pratos rápidos, como omeletes e filés.

Matriz Hamburgueria 
R. Dr. Mário Ferraz, 404 – Itaim Bibi
Tel: 11 3167 0648 – www.matrizhamburgueria.com.br
Se o dia está para ir comer com a garotada, o Matriz pode ser uma boa opção. Além dos bons sanduíches para todas as idades, os mais velhos podem aproveitar o bar da casa, que serve coquetéis e destilados de boa qualidade; um atrativo a mais para os adultos.

Nico Pasta & Basta 
R. Costa Aguiar, 1.586 – Ipiranga
Tel: 11 2068 3000 – www.nicopastabasta.com.br
Os almoços de família nos finais de semana na região do Ipiranga têm um endereço de peso – o do Nico Pasta & Basta. Dos mesmos proprietários da pizzaria Sala Vip, que nasceu também no bairro, o restaurante tem um cenário majestoso, cozinha italiana caprichada e uma bela oferta de vinhos.

Nonno Ruggero 
R. Vittório Fasano, 88 - Jardins – Hotel Fasano
Tel: 11 3896 4180 – www.fasano.com.br
O mais informal dos restaurantes do grupo Fasano fica no segundo andar do hotel homônimo e conta com um terraço. Nele ou no salão, famílias podem compartilhar a boa cozinha da grife (especialmente as massas) e o sempre impecável serviço que fez a fama do grupo.

Oficina de Pizzas
R. Purpurina, 517 – Vila Madalena
Tel: 11 3816 3749 – www.oficinadepizzas.com.br
Em meio aos bares e restaurantes moderninhos que despontam no bairro, a Oficina de Pizzas segue como uma das opções com clima familiar da região. Com uma arquitetura característica, que inclui alguns espaços ao ar livre, serve redondas de sabores tradicionais e criações da casa.

Olea Mozzarella Bar 
R. Joaquim Antunes, 198 – Jardim Paulistano
Tel: 11 3062 1535 – www.olea.com.br
Apesar do nome, trata-se de um restaurante e pizzaria, com bonita e despojada decoração. Um balcão é destinado às saladas, montadas pelo cliente, e que podem ser acompanhadas por queijos, massas ou carnes, agradando, dessa forma, a diversas gerações e paladares de uma mesma família.

Oryza 
R. Mato Grosso, 450 – Higienópolis
Tel: 11 3151 4463 – www.oryza.com.br
O produto que serve de inspiração para todos os pratos da nova casa é o arroz. Entradas, pratos, sobremesas e até o pão do couvert incluem o ingrediente. Aprazível, somou-se ao polo gastronômico nos entornos do cemitério da Consolação e recebe bem as famílias da região.

Osteria del Pettirosso 
Al. Lorena, 2155 – Jardim Paulista
Tel: 11 3062 5338 – www.pettirosso.com.br
Comandada pelo italiano Marco Renzetti, fica quase na esquina com a Rebouças e tem ambiente informal e familiar – sua mulher é quem coordena o salão. Da cozinha saem pratos típicos de Roma e do Lazio, feitos com cuidado e boa apresentação.

Pé de Manga 
R. Arapiraca, 152 – Vila Madalena
Tel: 11 3032 6068 – www.pedemanga.com.br
Em uma extensa área da Vila Madalena, embora um pouco fora do seu miolo, o Pé de Manga é quase um pequeno sítio, onde famílias inteiras são muito bem-vindas. A enorme área ao ar livre, rodeada por jardins, ajuda a relaxar e a distrair as crianças, enquanto todos apreciam sanduíches e pratos rápidos.

Pecorino Bar e Trattoria 
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1.706 – Jardins
Tel: 11 2339 2887 – www.pecorino.com.br
A cozinha italiana básica, com pratos de gosto familiar (como um bife à milanesa e opções de massas), é servida num clima despretensioso que inclui uma varanda com mesas voltadas para a rua, e nos fundos uma área ajardinada cujo teto pode abrir nos dias de calor.

Pizzaria Cristal 
R. Prof. Artur Ramos, 551 - Jardim Paulistano
Tel: 11 3031 0828 – www.cristalpizza.com.br
Pizzaria rima com família, especialmente as mais populares e descontraídas. A Cristal encontra-se em outro nicho, o das casas mais elegantes e para um público já crescido – mas quando eles vêm com os filhos ou com várias gerações de parentes, todos igualmente se sentem em casa.

Praça São Lourenço 
R. Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia
Tel: 11 3053 9300 – www.pracasaolourenco.com.br
O ambiente amplo e os espaços ajardinados já são um atrativo. Some-se a isso a cozinha variada com toques caseiros, os pratos feitos no forno à lenha e as áreas destinadas à recreação das crianças, para entender o sucesso do restaurante quando se trata de reuniões familiares.

Prêt no MAM 
Parque do Ibirapuera, Portão 3 – Ibirapuera
Tel: 11 5574 1250
Um programa que reúne famílias paulistanas há mais de 50 anos é o passeio no Parque do Ibirapuera. E nele, o Museu de Arte Moderna é um destino não apenas cultural, mas também gastronômico, pois é lá que fica a filial do Prêt Café, com comida bem cuidada e servida em bufê.

Quinta da Canta
Al. Bélgica, 325 – Parque Petrópolis – Mairiporã – SP
Tel: 11 3331 2882 – www.quintadacanta.com.br
Em meio à Serra da Cantareira, o casal Teresa e Sergio Lima abre as portas de sua casa para receber os visitantes que vêm de São Paulo – que fica a cerca de 30km. Uma chance de comer boa comida em um refúgio com vista para a Mata Atlântica que faz valer a viagem de qualquer família até ao local.

Quinta do Museu 
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel: 11 3031 0005 – www.quintadomuseu.com.br
Famílias com crianças que precisam de espaço para brincar, enquanto os adultos curtem a refeição, encontram um restaurante amplo e com um enorme jardim no Museu da Casa Brasileira (onde fica o Quinta do Museu), servindo pratos que incluem receitas brasileiras.

Quintal do Braz 
R. Gandavo, 447 – Vila Mariana
Tel: 11 5082 3800 – www.quintaldobraz.com.br
Dos mesmos donos da disputada Bráz, a pizzaria Quintal do Bráz tem, além da pizza que deu fama à rede e o bom pão de linguiça que é marca registrada do grupo, um belo espaço com mesas ao ar livre que torna os encontros familiares ainda mais aprazíveis.

Ravioli Cucina Casalinga
Ravioli Cucina Casalinga
R. Joaquim Antunes, 197 – Pinheiros
Tel: 11 3083 1625 – www.emporioravioli.com.br
É sabido como a família paulistana gosta de se reunir em torno de uma mesa italiana – basta ver o sucesso das cantinas na cidade. Mas se a ideia é degustar, além de pratos cantineiros, especialidades mais refinadas do país da bota, a casa do chef Roberto Ravioli é um endereço certo. 
Ristorante e Canto
R. Prof. Ana Nastari Brunetti, 26 – Granja Viana – Cotia
Tel: 11 4702 4183 – www.ristoranteecanto.com.br
Há mais de vinte anos instalado na Granja Viana, o restaurante se tornou conhecido por suas carnes – e não há família que não se reúna em torno de um bom churrasco. Mas não é só: ele fica em uma casa gostosa, em meio a um belo gramado, onde crianças são sempre bem-vindas.

Ritto Pizza 
Bar R. Nanuque, 243 - Vila Leopoldina
Tel: 11 3836 2166 – www.ritto.com.br
Se pizzarias são, desde há tempos, locais adotados por famílias para suas reuniões em torno da mesa, esse atrativo ganha reforço quando se trata de um local como a Ritto, onde o espaço é amplo e agradável e há boa oferta de vinhos para os adultos.


Rodeio

Rodeio R. Haddock Lobo, 1498 – Jardins
Tel: 11 3474 1333 – www.rodeiosp.com.br
Uma das churrascarias mais famosas de São Paulo é também cenário de encontro de gerações de famílias tradicionais que, ao longo dos anos, seguem elegendo a casa para suas refeições em conjunto – especialmente no concorrido almoço de domingo. 
Rosa Maria 
R. Purpurina, 107 – Vila Madalena 
Tel: 11 3062 1790 – www.restauranterosamaria.com.br 
Em uma esquina onde inúmeros estabelecimentos abriram e fecharam, instalou-se o Rosa Maria, em cujo pequeno salão e uma varanda (também pequena) é servida, em porções grandes no centro da mesa, uma comida familiar que faz parte da memória gustativa do proprietário. 

Rufino's
Rufino’s R. Dr. Mário Ferraz, 377 – Itaim Bibi
Tel: 11 3074 8800 – www.rufinos.com.br
Nascido no litoral paulista, no Guarujá, desde que instalou sua filial em São Paulo o restaurante Rufino’s mantém suas características, que incluem o cardápio de bons peixes, servidos sempre em porções generosas, e as mesas espaçosas – ambos bons motivos para os fartos almoços de família. 

Santinho 
R. dos Coropés, 88 - Alto de Pinheiros 
Tel: 11 3034 4673 – www.restaurantesantinho.com 
“Filhote” do Capim Santo, casa da chef Morena Leite, fica no prédio do instituto Tomie Ohtake. Como na casa mãe, tem serviço de bufê, onde oferece pratos com sotaque regional brasileiro e é um bom ponto de parada antes ou depois de um programa cultural em família.


The Fifties Praça
Vilaboim, 77 – Higienópolis
Tel: 11 3666 7362 – www.thefifties.com.br
Está entre as hamburguerias mais populares da cidade – tanto que hoje constitui uma rede. Os bons sanduíches, como hambúrguer de picanha, um dos carros-chefes, e a decoração que remete aos anos 50 agradam a pais e filhos e fazem da casa um bom lugar para que eles dividam a mesa.

Varanda Grill
Varanda Grill R. Gal. Mena Barreto, 793 – Jardim Paulista
Tel: 11 3887 8870 – www.varandagrill.com.br
As churrascarias definitivamente estão entre as casas eleitas como ponto de encontro de famílias inteiras na hora de compartilhar refeições. O Varanda Grill não foge à regra e soma ao programa a qualidade de suas carnes, com cortes selecionados de diversas procedências. 

Vitrô 
Av. Juriti, 429 – Moema
Tel: 11 5051 6833 – www.fredfrank.com.br
O restaurante do chef Fred Frank é bastante procurado por famílias que moram nos arredores de Moema e que buscam o conforto do ambiente, com mesas espaçadas e luz natural, somado à praticidade do serviço de bufê que funciona no horário do almoço, inclusive aos finais de semana.

Yellow Giraffe
R. Amauri, 356 – Itaim Bibi
Tel: 11 3079 2438 Alheio ao agito da badalada Amauri, esse misto de lanchonete e restaurante tem ponto fixo na rua há mais de uma década. Despretensioso, tem no menu hambúrgueres e milkshakes e também alguns pratos, de forma a agradar pais e filhos em um almoço familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário