sábado, 16 de janeiro de 2010

COZINHA LEVE - Culinária Saudável


Fotos: Claudio Edinger - Maní - Ingrediente: Ervas Aromáticas

“Ervas aromáticas são saudáveis, são leves – mas também excitantes e intensas: basta saber usar.” - Josimar Melo 

Alcaparra 
Av. Pompéia, 2544 – Pompéia
Tel: 11 3672 7674
Concorrido restaurante de cozinha natural na região da Pompéia, carente de opções no mesmo estilo, atrai público habitué no almoço, em busca de seu caprichado bufê, com pratos que variam diariamente. Sua linha de cozinha saudável aposta no uso criativo de legumes desde 1981.

Anna Prem 
R. Muniz de Souza, 1170 – Parque Aclimação
Tel: 11 3208 7552 – www.annaprem.com.br
Criado pela chef Anna Prem, em uma área de 400 m2 em frente ao Parque da Aclimação, o restaurante tem uma vertente bistrô e outra natural. Nessa última, são servidos pratos lacto-vegetarianos com opções vegan (sem adição de leite ou ovos), entre os quais sanduíches, saladas e massas.

Banana Verde 
R. Harmonia, 278 – Vila Madalena
Tel: 11 3814 4828 – www.bananaverde.com.br
Em uma bonita casa em uma esquina da Vila Madalena, oferece pratos bem feitos da chamada cozinha natural. No horário do almoço é montado um bufê com saladas e pratos quentes ovolactovegetarianos. À tarde, faz as vezes de café e empório e, recentemente, passou a servir jantar à la carte.

Bar do Camarão 
R. João Cachoeira, 245 – Itaim Bibi
Tel: 11 3079 7578 – www.bardocamarao.com.br
Com serviço no sistema de bufê e preços bem em conta (especialmente para a região), o Cachoeira Natural não serve carnes vermelhas, mas tem sempre peixes e aves entre as ofertas que mudam diariamente. À noite, serve um festival de camarão com diversos pratos com o crustáceo.

BeFresh 
R. Prof. Carlos de Carvalho, 95 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 0558 – www.befresh.com.br
A casa, com ambientação moderna, tem cardápio com execução saudável, sem se limitar às especialidades sem carne. Sucos e sorvetes - feitos sem a adição de água ou leite - e sanduíches, podem ser consumidos no salão ao longo do dia, onde também é servido café da manhã.

Carambolla 
R. Tuim, 253 – Moema
Tel: 11 5051 1662 – www.carambolla.com.br
Casa com ambiente descontraído e informal que evoca os ares praianos em plena capital, o Carambolla prima por um menu dedicado a saladas, crepes (como a de fricassé de frango com páprica e molho à base de laranja e sálvia), tapiocas e sucos.

Cheiro Verde 
R. Peixoto Gomide, 1078 - Jardim Paulista
Tel: 11 3289-6853 – www.cheiroverderestaurante.com.br
Um dos decanos da cozinha vegetariana em São Paulo – e ainda com a característica de servir pratos à la carte, bem apresentados, e não em bufê, o restaurante Cheiro Verde serve suas quiches, panquecas e gratinados nos Jardins há quase 30 anos, e só abre no almoço (todos os dias da semana).

Desfrutti 
R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 987 – Itaim Bibi
Tel: 11 3071 0100 – www.desfrutti.com.br
Um menu com bons preços, que investe em pratos rápidos e quitutes saudáveis, é servido em um espaço informal. Grupos de jovens aparecem por ali à procura de seus cremes de frutas na tigela, açaí, água de coco servida na própria fruta, wraps e saladas, tudo embalado por música praiana.

Frutaria São Paulo 
Av. Hélio Pellegrino, 100 – Vila Nova Conceição
Tel: 11 3846 1124 – www.frutariasaopaulo.com.br
Em belo ambiente com móveis de madeira rústica e muita luz natural fica essa casa de sucos que funciona no salão anexo a uma pequena quitanda. Saladas, cremes de frutas (como açaí), omeletes e sanduíches fazem sucesso entre a turma que vai ou volta do parque Ibirapuera, ali ao lado.

Goa Gastronomia Saudável 
R. Côn. Eugênio Leite,1152 – Pinheiros
Tel: 11 3031 0680 – www.gaiavegetariano.com.br
Do mesmo proprietário do restaurante Yam, fica em uma aprazível casa em Pinheiros e se destaca dos outros estabelecimentos vegetarianos pela oferta de pratos à la carte (e não em sistema de bufê). Os pratos do dia variam sempre e são divulgados no site do estabelecimento.

Horta Café e Bistrô
Rua Costa Carvalho, 159 – Pinheiros
Tel: 11 3031 5997 – www.hortacafe.com.br
O ambiente é bonito e beneficiado pela luz natural. O chef Gustavo Bruca oferece um menu a cada dia, com ao menos duas opções de entrada, pratos feitos sem carne (mas com ovo e derivados de leite), privilegiando o uso de grãos integrais.

Integrão 
R. Joaquim Antunes, 377 – Pinheiros
Tel: 11 3085 3707 – www.integrao.com.br
De ambiente simples, segue os preceitos da macrobiótica para a elaboração de pratos vegetarianos como o cozido de legumes e a feijoada vegetariana. A exceção à norma acontece às sextas, quando também são servidos peixes.

João do Grão
Av. São Camilo, 288 – Granja Viana
Tel: 11 4702 0783
Na avenida que dá acesso à Granja Viana fica o pizza bar, nos fundos de uma escola de yoga. A construção bem rústica, com luz de velas, é o cenário para vegetarianos – ou quem busca uma alimentação saudável – compartilhar um vinho e uma pizza de massa integral (algumas veganas).

La Piadina 
R. Prof. Atílio Innocenti, 911 – Vila Olímpia
Tel: 11 3926 5427 – www.lapiadina.com.br
Tem pinta de restaurante praiano, com palha natural decorando a fachada, mas é especializado na piadina – pão típico da região italiana Emília Romagna, que pode receber diversos tipos de recheio, quentes ou frios, como a de carpaccio, ricota fresca condimentada, tomate cereja, alface e rúcula.

Moinho de Pedra 
R. Francisco de Moraes, 227 – Chácara Sto. Antônio
Tel: 11 5181 0581 – www.moinhodepedrarestaurante.com.br
Um dos melhores representantes da cozinha vegetariana da cidade, é também um dos poucos que conta com uma chef à frente de sua cozinha. Tatiana Cardoso é quem desenvolve o menu que muda a cada dia e que é servido ao lado de saladas e salgados que estão sempre no menu.

Mosteiro Dévakan 
Pça. Gal. Gentil Falcão, 86 – Brooklin
Tel: 11 5506 3875 – www.mosteirodevakan.com.br
Já com mais de vinte anos de estrada, o Mosteiro Dévakan serve uma culinária de inclinação natural, mas também adota receitas com derivados de leite, além de utilizar peixes e aves. Abre somente no almoço (de segunda a sábado) e além de pratos, oferece sanduíches bem alentados.

Natural & Tasty
R. Haddock Lobo, 855 – Jardim Paulista
Tel: 11 2589 3795 – www.naturalandtasty.com.br
Com cardápio majoritariamente vegetariano (além de especialidades com ovos e derivados de leite) e boa oferta de saladas, tudo servido em sistema de bufê, também passou a incluir no almoço das sextas e domingos sushis elaborados com arroz integral.

Ping Pong
R. Lopes Neto, 15 – Itaim Bibi
Tel: 11 3078 5808 – br.pingpongdimsum.com.br
Filial de uma rede britânica, o Ping Pong trouxe para São Paulo esta forma particular de cozinha chinesa – os dim sum, pasteizinhos recheados de carnes, legumes ou frutos do mar cozidos no vapor, assados ou fritos que podem ser degustados ao lado dos bons drinques da casa.

Le Manjue Bistrô 
R. Domingos Fernandes, 608 – Vila Nova Conceição
Tel: 11 3034 0631 – www.lemanjuebistro.com.br
Mais bem instalado na Vila Nova Conceição que na casa anterior, na Vila Madalena, segue com a proposta de servir uma cozinha funcional preparada com ingredientes orgânicos. A especialidade do menu desenvolvido por Renato Caleffi são as jambalaias – pratos com base num misto de grãos.

Lótus Restaurante Vegetariano 
R. Brig. Tobias, 420 – Luz
Tel: 11 3229 6769 – lotusveg.blogspot.com
Bem no centro da cidade, em um local amplo, simples e asseado, o tradicional restaurante Lótus é frequentado por vegetarianos e vegans que se comprazem com a curiosa combinação de cozinhas: pratos naturais bem triviais com receitas da cozinha chinesa (sempre vegetarianas).

Maní
Maní R. Joaquim Antunes, 210 – Pinheiros
Tel: 11 3085 4148 - www.manimanioca.com.br
Um dos traços da festejada cozinha do Maní é sua criatividade; mas destaca-se também a delicadeza de um cardápio onde não faltam ingredientes frescos, receitas leves e pratos vegetarianos, propostos pela dupla de chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo. 
Mercearia do Conde 
R. Joaquim Antunes, 217 – Pinheiros
Tel: 11 3081 7204 – www.merceariadoconde.com.br
Um dos primeiros restaurantes a se instalar no burburinho gastronômico formado nos arredores, tem um cardápio variado com ênfase em quiches e saladas e pratos de inspiração asiática. O ambiente colorido e cheio de adereços, como balões e fadas, é um cenário encantador.

Satori 
Pça. Carlos Gomes, 60 – Liberdade
Tel: 11 3242 9738
Em um endereço discreto e simples no bairro da Liberdade fica um dos templos da cozinha macrobiótica de São Paulo, ligado a um centro que divulga essa cultura. A casa oferece um menu completo, priorizando o uso de vegetais orgânicos e arroz integral.

Sattva 
Al. Itu, 1564 – Jardim Paulista
Tel: 11 3083 6237 – www.sattvanatural.com.br
Um dos precursores da cozinha vegetariana na cidade, mantém, ao longo das décadas, o seu método de funcionamento: serve apenas almoço (à la carte) com pratos estritamente vegetarianos, como o estrogonofe de proteína de soja ou a berinjela à parmigiana.

VegeTao 
R. Dr. Diogo de Faria, 568 – Vila Clementino
Tel: 11 5574 6875 – www.vegetao.com.br
Abrindo para o almoço de segunda a sábado, em uma casa adaptada na Vila Clementino, a proprietária recebe pessoalmente os clientes. O VegeTao prepara pratos na linha ovolactovegetariana, servidos em um menu de preço fixo que muda diariamente. Há sempre uma opção vegan.

Vegethus 
R. Haddock Lobo, 187 – Cerqueira César
Tel: 11 2306 2116 – www.vegethus.com.br
Nascido há seis anos no bairro da Vila Mariana, em 2009, o natural Vegethus se mudou para o Jardins e abriu uma filial em São Caetano. O sistema é o de bufê com opções que mudam a cada dia, sempre dentro da proposta vegan, que exclui o uso de produtos animais, inclusive ovos e laticínios.

Vila Milagro Natural 
R. Áurea, 313 – Vila Mariana
Tel: 11 5083 1734 – www.vilamilagro.com.br
Com sua atmosfera descontraída, decoração colorida e toques rústicos, o restaurante tem duas faces. Durante o dia funciona como Milagro Natural, especializado em pratos vegetarianos; e à noite vira pizzaria com o nome Vila Milagro (as pizzas retangulares são servidas por metro).

Wraps Light Food e Smoothies 
Av. Horácio Lafer, 257 – Itaim Bibi
Tel: 11 3073 0071 – www.wraps.com.br
Rede especializada em wraps, sanduíches enrolados em pão-folha, recheados de formas variadas – e, às vezes, criativas, com receitas da chef Carole Crema. Também serve os smoothies, espécies de milk shakes com frutas e sorvete de iogurte, em várias versões (inclusive lights).

Yam 
Rua Deputado Lacerda Franco, 478 – Pinheiros
Tel: 11 2361 6782 – www.yameventos.com.br
Difere da primeira casa do mesmo proprietário, o Goa, pelo cardápio à la carte (e não menu do dia). Em ambiente rústico e aprazível é possível pedir pratos como o tofu marinado, acompanhado por arroz vermelho, purê de feijão fradinho e verduras. Há opções com ovo e leite e também veganas.

Zöe Bistrot
R. Dr. Renato Paes de Barros, 779 – Itaim Bibi
Tel: 11 2537 0016
A base do cardápio do pequeno e simpático restaurante são as saladas, bem variadas – e servidas em enormes porções. Mas há também grande oferta de sucos, sanduíches, tortas e grelhados, que podem ser acompanhados por saladas, claro, mas também por arroz (inclusive integral) e feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário