quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Restaurantes Indicados para Saborear uma COZINHA LEVE

Saúde, sabor e bem-estar na culinária.

Alcaparra
✱ Av. Pompéia, 2544 Pompéia
☎ 3672-7674
Concorrido restaurante de cozinha natural na região da Pompéia, carente de opções no mesmo estilo, atrai público habitué no almoço, em busca de seu caprichado bufê, com pratos que variam diariamente. Sua linha de cozinha saudável aposta no uso criativo de legumes desde 1981.

Anna Prem
✱ R. Muniz de Souza, 1170 Parque Aclimação
☎ 3208-7552
Criado pela chef Anna Prem, em uma área de 400 m2 em frente ao Parque da Aclimação, o restaurante tem uma vertente bistrô e outra natural. Nesta última, são servidos pratos lacto- vegetarianos com opções vegan (sem adição de leite ou ovos), entre os quais sanduíches, saladas e massas.

Banana Verde
✱ R. Harmonia, 278 Vila Madalena
☎ 3814-4828
Charmoso restaurante na Vila Madalena, com clima despojado e pratos bem-feitos da cozinha natural. Um menu com preço fixo traz poucas sugestões a cada dia, que variam semanalmente. Para completar, a casa também cumpre a função de café e empório de produtos naturais.

BeFresh
✱ R. Prof. Carlos de Carvalho, 95 - Itaim Bibi
☎ 3078-0558
No Itaim Bibi, o BeFresh adotou um cardápio que contempla sucos variados, saladas e pratos leves, que incluem peixes e aves. Também serve combinações de café da manhã, oferecidas à la carte. Seu ambiente natural tem cozinha aparente, iluminação natural e jardim nas laterais.

Cachoeira Natural
✱ R. João Cachoeira, 245 Itaim Bibi
☎ 3079-7578
Com serviço no sistema de bufê, com preços bem em conta (especialmente para a região), o Cachoeira Natural não serve carnes vermelhas, mas tem sempre peixes e aves entre as ofertas que mudam diariamente. Para quem não pode comer açúcar, a casa também garante sobremesas diet.

Desfrutti
✱ R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 987 - Itaim Bibi
☎ 3071-0100
Um menu com bons preços, que investe em pratos rápidos e quitutes saudáveis, é servido em um espaço informal. Grupos de jovens aparecem por ali à procura de seus cremes de frutas na tigela, açaí, água de coco servida na própria fruta, wraps e saladas, tudo embalado por música praiana.

Carambolla
✱ R. Tuim, 253 Moema
☎ 5051-1662
Em uma casa de esquina, que tenta transmitir um clima praiano, descontraído e informal, com as laterais envidraçadas para as ruas de Moema, o Carambolla tem um menu voltado aos cre- pes e saladas. Serve também sucos criativos – como o de carambola com lichia – que merecem atenção especial.

Cheiro Verde
✱ R. Peixoto Gomide, 1078 Jardim Paulista
☎ 3289-6853
Um dos decanos da cozinha vegetariana em São Paulo – e ainda com a característica de servir pratos à la carte, bem apresentados, e não em bufê, o restaurante Cheiro Verde serve suas quiches, panquecas e gratinados nos Jardins há quase 30 anos, e só abre no almoço (todos os dias da semana).

E.A.T. Casual Food
✱ R. Pedroso Alvarenga,1026 Itaim Bibi
☎ 3071-3492
O gostoso ambiente – formado por um corredor envidraçado com vista para uma rua tranquila – é o cenário onde o chef prepara pratos que buscam a leveza da inspiração mediterrânea – como cuscuz marroquino de frutos do mar com molho de tamarindo e camarão à provençal.

Frutaria São Paulo
✱ Av. Hélio Pellegrino, 100 Vila Nova Conceição
☎ 3846-1124
Nas proximidades do Parque Ibirapuera, de onde vêm muitos de seus frequentadores, a casa fica em um ambiente aberto banhado por luz natural. Além de pratos leves assinados pela banqueteira Adriana Cymes, tem combinações de frutas para sucos batidos na hora, que atraem esportistas.

Goa Gastronomia Saudável
✱ R. Côn. Eugênio Leite,1152 Pinheiros
☎ 3031-0680
Nesta simpática casa em Pinheiros (é o antigo Goa), com decoração de bom gosto e poucas mesas, são oferecidas opções do dia com (bom) preço fixo. Os pratos vegetarianos têm cuidadosa apresentação e ainda são criativos, fugindo da obviedade da maioria dos vegetarianos.

Integrão
✱ R. Joaquim Antunes, 377 Pinheiros
☎ 3085-3707
Simplíssimo, este antigo restaurante natural em Pinheiros, a um quarteirão da Rebouças mantém sua tradição: servir pratos vegetarianos (compatíveis com a macrobiótica) e também uma opção com ave ou peixe, a bom preço. Também tem alguns produtos naturais à venda.

La Piadina
✱ R. Prof. Atílio Innocenti, 911 - Vila Olímpia
☎ 3926-5427
Embora também sirva outros pratos, a especialidade da casa é a piadina, um pão elaborado com farinha e azeite extravirgem (antigamente, somente com água) típico da região da Emilia- Romagna, no norte da Itália. Aqui ela é servida com recheios de frios, queijos ou vegetais.

Le Manjue Bistrô
✱ R. Inácio Pereira da Rocha, 273 - Vila Madalena
☎ 3034-0631
Especializado em cozinha orgânica e funcional, com ingredientes sem agrotóxicos, técnicas para potencializar os nutrientes dos alimentos e preocupação sócio-ambiental, o restaurante serve pratos de inspiração asiática e brasileira. Em 2010, deve mudar de endereço (confira no site).

Lótus Restaurante Vegetariano
✱ R. Brig. Tobias, 420 Luz
☎ 3229-6769
Bem no centro da cidade, em um local bem amplo, simples e asseado, o tradicional restaurante Lótus é frequentado por vegetarianos e vegans que se comprazem com a curiosa combinação de cozinhas: pratos naturais bem triviais com receitas da cozinha chinesa (sempre vegetarianas).

Mercearia do Conde
✱ R. Joaquim Antunes, 217 Pinheiros
☎ 3081-7204
Em meio ao atual burburinho gastronômico do trecho em que está instalado, é o restaurante mais antigo daquelas redondezas. Seu forte são as quiches e saladas,mas há muitas outras opções leves de pratos. O ambiente tem um clima encantador, com objetos e penduricalhos diversos.

Moinho de Pedra
✱ R. Francisco de Moraes, 227 - Chácara Sto. Antônio
☎ 5181-0581
Servindo uma culinária vegetariana e integral, a chef Tatiana Cardoso, que começou sua carreira gastronômica em São Francisco, oferece sempre um prato do dia (como um “hambúrguer” de berinjela com coalhada) e opções de saladas, quiches e doces. Vende também produtos naturais.

Mosteiro Dévakan
✱ Pça. Gal. Gentil Falcão, 86 Brooklin
☎ 5506-3875
Já com mais de vinte anos de estrada, o Mosteiro Dévakan serve uma culinária de inclinação vegetariana, mas também adota receitas com derivados de leite, além de utilizar peixes e aves. Abre somente no almoço (de segunda a sábado) e além de pratos oferece sanduíches bem alentados.

Natural & Tasty
✱ R. Haddock Lobo, 855 Jardim Paulista
☎ 2589-3795
Um dos poucos restauran- tes naturais que funcionam também no jantar (fora aos domingos), o Natural & Tasty serve pratos leves (com frango e frutos do mar) e incursões orientais (os donos são chineses). No almoço, há serviço de bufê; à noite o cardápio é à la carte e mais original.

Ping Pong
✱ R. Lopes Neto, 15 Itaim Bibi
☎ 3078-5808
Filial de uma rede britânica, o Ping Pong abriu em São Paulo em 2009 para trazer esta forma particular de cozinha chinesa – os dim sum, pequenos bocados de iguarias, entre as quais os pasteizinhos recheados de carnes, legumes ou frutos do mar cozidos no vapor, assados ou fritos.

Quitandinha
✱ R. Matheus Grou, 159 Pinheiros
☎ 3081-7901
Instalado dentro de um hortifruti (o Quitanda), este pequeno restaurante serve café da manhã em bufê e um almoço com um cardápio de pratos leves e oferta de saladas preparadas com os bons ingredientes à venda na loja. Você pode ainda escolher seu vinho na prateleira sem pagar nenhum adicional.

Satori
✱ Pça. Carlos Gomes, 60 Liberdade
☎ 3242-9738
Em um endereço discreto no bairro da Liberdade fica este templo da cozinha macrobiótica de São Paulo, ligado a um centro que divulga esta cultura. A casa oferece um menu completo, preparado com vegetais orgânicos (muitos de produção própria) e abre (cedo) para o jantar (segunda à sexta).

Sattva
✱ Al. Itu, 1564 Jardim Paulista
☎ 3083-6237
Há mais de 30 anos encravado no nada alternativo bairro dos Jardins, este pioneiro da cozinha natural mais elaborada continua na ativa, abrindo só para almoço (segunda à sexta) e servindo seus pratos estritamente vegetarianos – de berinjela à parmegiana e suflês sem carne do mussaka grego.

The Salad Bar
✱ Al. Jaú, 1372 Jardim Paulista
☎ 3061-5765
A casa antiga e ampla foi reformada e ganhou uma decoração rústica e acolhedora para que o proprietário francês (mas com vivência em Nova York) deste restaurante o montasse baseado em saladas compostas pelos clientes com os ingredientes do dia. Tem também alguns pratos leves.

VegeTao
✱ R. Dr. Diogo de Faria,568 Vila Clementino
☎ 5574-6875
Abrindo para o almoço de segunda a sábado, em uma casa adaptada na Vila Clementino onde a proprietária recebe pessoalmente os clientes, o VegeTao prepara pratos na linha ovolactovegetariana, servidos em um menu de preço fixo que muda diariamente. Há sempre uma op- ção vegan.

Vegethus
✱ R. Haddock Lobo, 187 Cerqueira César
☎ 2306-2116
Nascido há seis anos no bairro da Vila Mariana, em 2009 o restaurante natural Vegethus ganhou uma filial nos Jardins. O sistema é o mesmo – bufê com opções que mudam a cada dia, sempre dentro da proposta vegan, que exclui o uso de produtos animais, inclusive ovos e laticínios.

Vila Milagro Natural
✱ R. Áurea, 313 Vila Mariana
☎ 5083-1734
Com sua atmosfera descontraída, decoração colorida e toques rústicos, o restaurante tem duas faces. Durante o dia funciona como Milagro Natural, especializado em pratos vegetarianos; e à noite vira pizzaria com o nome Vila Milagro (as pizzas retangulares são servidas por metro).

Wraps Light Food e Smoothies
✱ Av. Horácio Lafer, 257 Itaim Bibi
☎ 3073-0071
Rede especializada em wraps, sanduíches enrolados em pão-folha, recheados de formas variadas - e às vezes criativas, com receitas da chef Carole Crema. Também serve os smoothies, espécies de milk shakes com frutas e sorvete de iogurte, em várias versões (inclusive lights).

Zöe
✱ R. Dr. Renato Paes de Barros, 779 - Itaim Bibi
☎ 2537-0016
A base do cardápio deste pequeno e simpático restaurante são as saladas, bem variadas – e servidas em enormes porções. Mas há também grande oferta de sucos, de sanduíches, tortas e grelhados, que podem ser acompanhados por saladas, claro, mas também por arroz (inclusive integral) e feijão.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Felipe, encontrei seu blog ao buscar conteúdos sobre gastronomia, e gostaria saber a melhor forma para entrar em contato.
    Meu e-mail é: felipelages@voice.com.br

    ResponderExcluir