Acrópoles
✱ R. da Graça, 364 Bom Retiro
☎ 3223-4386
As paredes trazem paisagens da Grécia, suas praias e ilhas; e na entrada, velando pela casa, está sempre o proprietário Thrassyvoulos Petrakis. Ele criou o restaurante há quase 50 anos, servindo pra- tosdelulas,atortamussaka (de batata e berinjela) e vitelo assado – agora com filial nos Jardins.
Agadir
✱ R. Fradique Coutinho, 950 Pinheiros
☎ 3097-0147
Diferente das casas de cozinha árabe, o Agadir, em seu ambiente estilizado lembrando os países do norte da África, traz especialidades do Marrocos, em especial as várias versões do cuscuz marroquino,feito com sêmola de trigo mergulhada no caldo de cozimento das carnes.
Ají
✱ R. Bela Cintra, 1.709 Consolação
☎ 3083-4022
Em um ambiente bonito e animado, o chef boliviano Checho Gonzáles, antes radicado no Rio de Janeiro, serve pratos de diferentes origens latino-americanas, especialmente (mas não só) das regiões andinas.Vai desde várias versões do ceviche às causas (bolinhos de batata) peruanos.
Aizomê
✱ Al. Fernão Cardim, 39 Jardim Paulista
☎ 3251-5157
Diante da febre de sushis que toma conta da cidade, o Aizomê traz uma cozinha japonesa diferente. São pratos quentes, alguns até populares nas casas japonesas, mas aqui muitas vezes reinterpretados e preparados com sofisticação pelo chef (também sushiman) Shinya Koike.
AK Delicatessen
✱ R. Mato Grosso, 450 Higienópolis
☎ 3231-4497
São muito poucos os representantes da cozinha judaica em São Paulo. Entre eles está o AK Delicatessen, onde a cozinha familiar da chef Andrea Kaufmann foi transplantada para a mesa do restaurante, executada com delicadeza e sofisticação e ladeada por uma bela carta de vinhos.
Café Med
✱ Av. Brig. Faria Lima, 2900 Jardim Paulistano
☎ 3079-0391
Receitas judaicas podem ser encontradasnocardápiodo Café Med – mas este não é exatamente um restaurante de cozinha judaica. Sua culinária é mediterrânea, mas toda executada segundo os preceitos religiosos do judaísmo, fazendo dos judeus ortodoxos o principal público da casa.
Café Olympia
✱ R. do Estilo Barroco, 25 Chácara Sto. Antônio
☎ 5182-7486
Em uma época em que a cozinha mediterrânea está tão em voga, os restaurantes gregos poderiam ter mais presença em São Paulo; mas o Café Olympia é um dos poucos desta especialidade, com seus pratos de pescados (como a lula recheada e a trilha frita) e assados de cordeiro.
Cantina do Berô
✱ R. Pe. João Manuel, 881 Cerqueira César
☎ 3064-9022
Um refúgio garantido para os judeus ortodoxos, a Cantina do Berô é um restaurante italiano cujo cardápio contempla as massas e as pizzas de lei – a diferença é que são todas preparadas pelos preceitos kosher (que exige distância entre carne e laticínios, por exemplo), da culinária judaica.
Casa dos Cariris
guisandera@gmail.com
A culinária mexicana é quase desconhecida em São Paulo, a não ser por sua presença nas receitas tex-mex servidas em vários locais. Mas verdadeira cozinha mexicana, muito mais variada e refinada, pode ser provada na Casa dos Cariris, preparada por Lourdes Hernández (sob reserva).
Casa Garabed
✱ R. José Margarido, 216 Santana
☎ 2976-2750
Esfihas e quibes de vários tipos e tudo o que lembra a cozinha libanesa costuma ter grande atração sobre o paladar paulistano. Por isso, a cozinha armênia (que tem muitas semelhanças com a árabe) da Casa Garabed encanta o público, porque ali ela é feita com cuidado e primor.
El Tranvía
✱ R. Cons. Brotero, 903 casa 1 - Santa Cecília
☎ 3667-8108
Comer carne grelhada é uma mania dos paulistanos, que, no entanto, não têm muitas opções de apreciá-la à moda uruguaia. É o que fornece o El Tranvía, onde os cortes de carne, alguns trazidos do Uruguai, são preparados como naquele país, com brasa de lenha na lateral da churrasqueira.
Florina
✱ R. Cristovão Pereira, 1220 Campo Belo
☎ 5041-5740
Mesmo havendo pouca oferta de restaurantes suíços em São Paulo, não é difícil encontrar locais para comer o prato típico, fondue. No Florina, porém, este é apenas um dos itens do cardápio: a estrela são outras especialidades da Suíça, como roësti de batata e vitelo cozido com cogumelos.
Govinda
✱ R. Princesa Isabel, 379 Brooklin
☎ 5092-4816
Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o Govinda serve a boa cozinha indiana (com seus pães típicos, curries, boas carnes preparadas no forno tandur, pratos vegetarianos) em um cenário requintado em que a decoração (em boa parte importada da Índia) lembra os ambientes do país.
Killa Novoandino
✱ R. Tucuna, 689 Perdizes
☎ 3872-1625
O primeiro dos restaurantes a surgir em São Paulo na onda da comida peruana, o Killa serve pratos no estilo “novoandino” - nome que ganhou no Peru o movimento de modernização da cozinha do país, ao mesmo tempo em que se revaloriza ingredientes típicos e antigos.
La Mar
✱ R. Tabapuã, 1410 Itaim Bibi
☎ 3073-1213
O bonito e espaçoso La Mar, inaugurado em São Paulo, pertence a uma rede comandada pelo principal chef do Peru, Gastón Acúrio. Conhecido por sua cozinha de vanguarda, no La Mar, ele serve pratos mais tradicionais – é uma cevicheria chique, com ênfase nos frutos do mar.
Marakuthai
✱ Al. Itu, 1618 Cerqueira César
☎ 3062-7556
Com sede em Ilhabela, o Marakhutai abre agora suas portas também em São Paulo. O ambiente é alegre, bonito e descontraído – como sua sede na praia. A cozinha combina vários ingredien- tes de origem tailandesa, e é executada sob o comando da jovem chef e sócia Renata Vanzetto.
Mulligan
✱ R. Bela Cintra, 1579 Consolação
☎ 3892-1284
O nome completo é Mulligan Irish Restaurant – isso mesmo, o único restaurante irlandês do pedaço. O que significa que ele tem um espaço com cara de pub, para se beber muita cerveja, mas também as mesas para comer os pratos rústicos e apurados típicos de lá (carne na cerveja, porco com repolho).
Nagayama Itaim
✱ R. Bandeira Paulista, 369 Itaim Bibi
☎ 3079-7553
Este ponto – o do número 369 (e apelidado “Bandeirinha” pelos donos e pelos clientes) – é o mais antigo dos vários endereços (três deles vizinhos) do Nagayama, restaurante que mistura um público apreciador de seus bons sushis, e outro que ademais adora a agitação do lugar.
Obá
✱ R. Dr. Melo Alves, 205 Cerqueira César
☎ 3086-4774
Embora tenha um cardápio eclético, que inclui pratos italianos, tailandeses e baianos, o Obá é mais conhecido pela qualidade de sua cozinha autenticamente mexicana (em pratos como o cochinita pibil), tudo supervisionado pelo sócio Hugo Delgado, um militante dos sabores do seu país.
Ping Pong
✱ R. Lopes Neto, 15 Itaim Bibi
☎ 3078-5808
Filial de uma rede britânica com diversas casas no Reino Unido, o Ping Pong abriu em São Paulo em 2009 para trazer esta forma particular de cozinha chinesa – os dim sum, iguarias como os pasteizinhos recheados de carnes, legumes ou frutos do mar cozidos no vapor, assados ou fritos.
Rong He Massa Chinesa
✱ R. da Glória, 622-A Liberdade
☎ 3208-0529
A especialidade do restaurante são os pratos de macarrão caseiro – e seu maior espetáculo é quando os chefs, na cozinha à vista dos clientes, transformam bolas de massa em fios de macarrão usando apenas as mãos. Na panela, ele é preparado com carnes, legumes e frutos do mar, e sai barato.
Saj
✱ R. Girassol, 523 Vila Madalena
☎ 3032-5939
“Saj” é a chapa convexa utilizada para fazer um delicioso pão-folha libanês, que também tem este nome e é a especialidade da casa. Mas ali também se comem boas esfihas e quibes, charutinhos, e pratos como o chacrie (fraldinha cozida na coalhada com cebola frita na manteiga).
Sashimi do Mar
✱ R. Prates, 553 Bom Retiro
☎ 3329-9825
Para quem pensa que o Bom Retiro ainda é um bairro judeu e que sashimi é coisa somente de japonês, terá uma surpresa ao visitar o Sashimi do Mar, um restaurante coreano onde se prova frutos do mar e uma versão diferente do sashimi e do sushi (enrolados em alface e alho).
Sobaria
✱ R. Áurea, 343 Vila Mariana
☎ 5084-8014
Raridade, este restaurante é especializado em um tipo de prato japonês aclimatado ao Mato Grosso do Sul e lá vendido em “sobarias”. Trata-se do macarrão soba (de trigo sarraceno) imerso em caldo e servido com filé, lombo, cogumelos ou camarão de água doce.
Svanen Scadinavian Food
✱ R. Moraes de Barros, 1009 Campo Belo
☎ 5041-9883
Apesar de rara, a cozinha escandinava tem seus seguidores na cidade. Eles buscam, além de goles de aquavit, seus sanduíches frios, seus peixes marinados ou defumados e alguns cozidos de carnes mais marcantes – como é possível encontrar neste restaurante do Clube Escandinavo.
Tandoor
✱ R. Dr. Rafael de Barros, 408 Paraíso
☎ 3885-9470
Tocado por um casal de indianos que traz de sua terra desde os ingredientes culinários até os detalhes da decoração, o Tandoor serve a boa cozinha do país, com assados feitos no forno Tandoor e carnes cozidas condimentadas com os perfumados e cheios de personalidade mo- lhos de curry.
Tanger
✱ R. Fradique Coutinho, 1664 Vila Madalena
☎ 3031-8466
Os aromas típicos das cozinhas árabes do norte da África invadem as narinas de quem visita o restaurante Tanger, especializado em cozinha do Marrocos. Com decoração típica, o prato de resistência da casa é o cuscuz marroquino, servido em diferentes versões, acompa- nhado por dança do ventre.
Tele-Thai
✱ R. Caiubi, 1442 Perdizes
☎ 3676-1774
O lugar é bem pitoresco: trata-se de um delivery de cozinha tailandesa que, por ter algumas mesinhas (dentro, e na calçada), terminou atraindo parte do público para comer ali mesmo. Das mesas é possível ver, por um monitor, o movimento na bela cozinha de onde saem os pratos tailandeses.
Thai
✱ Av. Miguel Stéfano, 1001 Enseada – Guarujá
☎ (13) 3389-4000
Em frente ao mar do Guarujá, o restaurante Thai (do tradicional hotel Casa Grande) fica em uma localização totalmente privilegiada. Sua cozinha tailandesa é servida em um deque debruçado sobre a areia da Praia da Enseada, em um ambiente cuja decoração é inspirada no sudeste asiático.
Thai Gardens
✱ Av. 9 de Julho, 5871 Jardim Paulista
☎ 3073-1507
A sede do restaurante Thai Gardens fica curiosamente na Espanha, em Madri – mas na equipe que toca a casa em São Paulo é possível identificar autênticos tailandeses supervisionando e executan- do a cozinha aromática preparada com molhos de curry e ingredientes como coco e erva-cidreira.
Windhuk
✱ Al. Arapanés,1400 Moema
☎ 5044-2040
Embora muitas vezes sejam mais populares por servirem doses generosas de chope e cerveja, os poucos restaurantes alemães da cidade – como o Windhuk – têm também uma culinária interessante a oferecer: das trutas ao joelho de porco, das variadas salsichas ao pato assado.
Z-Deli
✱ Al. Lorena, 1689 Jardim Paulista
☎ 3088-5644
Se o bairro dos Jardins costuma ser chamado de “Manhattan paulistana”, ali não poderia faltar uma autêntica delicatessen de comida judaica: é a Z-Deli, onde as sócias Rosa e Zenaide Raw e Lonka Lucki recebem a todos como mães judias oferecendo gefilte fish e varenikes.
Os aromas típicos das cozinhas árabes do norte da África invadem as narinas de quem visita o restaurante Tanger, especializado em cozinha do Marrocos. Com decoração típica, o prato de resistência da casa é o cuscuz marroquino, servido em diferentes versões, acompa- nhado por dança do ventre.
Tele-Thai
✱ R. Caiubi, 1442 Perdizes
☎ 3676-1774
O lugar é bem pitoresco: trata-se de um delivery de cozinha tailandesa que, por ter algumas mesinhas (dentro, e na calçada), terminou atraindo parte do público para comer ali mesmo. Das mesas é possível ver, por um monitor, o movimento na bela cozinha de onde saem os pratos tailandeses.
Thai
✱ Av. Miguel Stéfano, 1001 Enseada – Guarujá
☎ (13) 3389-4000
Em frente ao mar do Guarujá, o restaurante Thai (do tradicional hotel Casa Grande) fica em uma localização totalmente privilegiada. Sua cozinha tailandesa é servida em um deque debruçado sobre a areia da Praia da Enseada, em um ambiente cuja decoração é inspirada no sudeste asiático.
Thai Gardens
✱ Av. 9 de Julho, 5871 Jardim Paulista
☎ 3073-1507
A sede do restaurante Thai Gardens fica curiosamente na Espanha, em Madri – mas na equipe que toca a casa em São Paulo é possível identificar autênticos tailandeses supervisionando e executan- do a cozinha aromática preparada com molhos de curry e ingredientes como coco e erva-cidreira.
Windhuk
✱ Al. Arapanés,1400 Moema
☎ 5044-2040
Embora muitas vezes sejam mais populares por servirem doses generosas de chope e cerveja, os poucos restaurantes alemães da cidade – como o Windhuk – têm também uma culinária interessante a oferecer: das trutas ao joelho de porco, das variadas salsichas ao pato assado.
Z-Deli
✱ Al. Lorena, 1689 Jardim Paulista
☎ 3088-5644
Se o bairro dos Jardins costuma ser chamado de “Manhattan paulistana”, ali não poderia faltar uma autêntica delicatessen de comida judaica: é a Z-Deli, onde as sócias Rosa e Zenaide Raw e Lonka Lucki recebem a todos como mães judias oferecendo gefilte fish e varenikes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário