terça-feira, 3 de agosto de 2010

Restaurantes de Alta Gastronomia & Tracição

Chefs Conceituados.

a bela Sintra
✱ R. Bela Cintra, 2325 Jardins
☎ 3891-0740
O cenário elegante e moderno, em contraste com a boa cozinha portuguesa de tradição, aliado ao conforto das instalações e à atenção impecável do anfitrião (o restaurateur Carlos Bettencourt) fazem do restaurante a bela Sintra um ponto obrigatório também para os gourmets exigentes.

Amadeus
✱ R. Haddock Lobo, 807 Jardins
☎ 3061-2859
Em uma cidade que não se destaca pela cozinha de mar, o Amadeus brilha com a cozinha chefiada pela jovem Bella Masano. Seu cardápio de peixes e frutos do mar, com receitas francesas e também brasileiras, usa os melhores produtos e ainda oferece vinhos adequados para acompanhar.

Antiquarius
✱ Al. Lorena, 1884 Jardim Paulista
☎ 3082-3015
A filial do restaurante carioca, famoso por seus pratos de bacalhau e outras iguarias trazidas da terrinha (como as açordas e os assados), tem em São Paulo um ar elegante e ao mesmo tempo acolhedor, com antiguidades em exposição, música de piano ao vivo e um serviço atencioso.


Arturito
✱ R. Artur Azevedo, 542 Pinheiros
☎ 3063 4951
Em uma fase diferente, a chef Paola Carosella instalou seu novo restaurante em um ambiente mais ambicioso, cosmopolita, onde pratica uma cozinha com as mesmas bases que sempre exercitou pratos com economia de ingredientes, todos de grande qualidade, e uso intenso do forno de barro.

Cantaloup
✱ R. Manuel Guedes, 474 Itaim Bibi
☎ 3078-3445
Um salão moderno e imponente é o cenário para a cozinha contemporânea, de base francesa, que marca a história do Cantaloup há 13 anos. Hoje em dia a cozinha é comandada pelo chef Erick Marty, nascido em Andorra e responsável por manter a continuidade com o perfil moderno da casa.

Carlota
✱ R. Sergipe, 753 Higienópolis
☎ 3661-8670
Quando a ideia de reunir pratos ocidentais e elementos de várias cozinhas, em especial sabores do sudeste asiático, ainda parecia exótica, Carla Pernambuco inaugurou o Carlota e nos trouxe estas novas e criativas combinações de sabores que conquistaram o público e a crítica.

D.O.M.
✱ R. Barão de Capanema, 549 - Jardins
☎ 3088-0761
Alex Atala firmou seu nome como o principal chef de cozinha brasileiro. Seu bonito restaurante gastronômico, o D.O.M., é o palco de experiências onde ele combina técnicas de vanguarda com ingredientes que redescobre. Peça seu menu-degustação, uma sequência de surpresas pouco comum na cidade.

Don Curro
✱ R. Alves Guimarães, 230 Pinheiros
☎ 3062-4712
Ao lado de sua antiga tradição, a cozinha espanhola, mesmo a mais clássica, tem grande atualidade por representar a cozinha do Mediterrâneo, tão em voga. No Don Curro, ela se baseia na oferta de exuberantes frutos do mar (inclusive lagostas vivas), preparadas na chapa, além da paella, claro.

Due Cuochi
✱ R. Manuel Guedes, 93 Itaim Bibi
☎ 3078-8092
A boa cozinha do restaurante Due Cuochi, com as massas e assados italianos pilotados pelo chef Paulo Barros, tem feito dele um lugar animado o tempo todo. É uma das melhores novidades na área e não à toa vive lotado tanto no almoço quanto no jantar – é conveniente fazer reserva.

Dui
✱ Al. Franca, 1590 Jardim Paulista
☎ 2649-7952
A nova casa da chef Bel Coelho (ex-Buddha Bar) tem três diferentes cozinhas. O bar serve tapas para acompanhar a bebida. O salão do térreo, pratos reconfortantes baseados em receitas de sabores simples. E o piso superior, só menus- degustação de cozinha de vanguarda, sob reserva.

eñe
✱ R. Dr. Mário Ferraz, 213 Jardim Europa
☎ 3816-4333
A moderna cozinha da Espanha, que tem inspirado a gastronomia de todo o mundo, tem como principal vitrine no Brasil (agora também no Rio de Janeiro) o restaurante eñe. Criado por dois chefs espanhóis, os irmãos Torres, seus pratos aliam técnicas modernas aos melhores ingredientes.


Fasano
✱ R. Vittório Fasano, 88 Jardins – Hotel Fasano
☎ 3062-4000
Não faltam motivos para visitar o Fasano, restaurante do hotel de mesmo nome. A excelência da cozinha, a carta de vinhos, o serviço impecável são alguns deles. Para os que priorizam a cozinha, é irresistível o cardápio do chef Salvatore Loi, com massas, risotos e sua famosa milanesa de vitelo
.

From the Galley
✱ R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 761 - Itaim Bibi
☎ 3073-0928
A proposta do chef Nériton Vasconcelos é inusitada. Seu restaurante tem uma grande mesa que pode ser usada por grupos e individual, sob reserva. Todos comem um mesmo menu-degustação – o único disponível. Assim ele prepara tranquilamente, de uma só vez, suas criativas iguarias.

Gero
✱ R. Haddock Lobo, 1629 Cerqueira César
☎ 3064-0005
O restaurante Gero já foi chamado, pelos frequenta- dores, de “Fasaninho”. Isso porque muito da qualidade da cozinha italiana do Fasano se encontra neste irmão mais novo, famoso pelas boas massas. A isso se somam a informalidade do ambiente e preços mais leves.

Jun Sakamoto
✱ R. Lisboa, 55 Pinheiros
☎ 3088-6019
Quando abriu seu restaurante, o sushiman Jun Sakamoto mudou a forma de encarar o sushi em São Paulo. Moldados como uma obra de arte, eles exigem a utilização dos melhores ingredientes e um certo ritual para sua degustação. A melhor forma de apreciá-los é seguir a sugestão do chef.

Kinoshita
✱ R. Jacques Félix, 405 Vila Nova Conceição
☎ 3849-6940
O restaurante do chef Tsuyoshi Murakami é um espaço moderno e fervilhante de onde saem não apenas sushis e sashimis de gran- de qualidade, mas especialmente as demais criações do chef, cujo menu-degustação respeita as antigas tradições e os melhores ingredientes japoneses.

La Brasserie Erick Jacquin
✱ R. Bahia, 683 Higienópolis
☎ 3826-5409
Famoso por suas receitas com foie gras, o chef Erick Jacquin vai muito além deste ingrediente. Sua cozinha francesa é plena de tradição, mas seus pratos também têm lampejos de inventividade e não ficam restritos a um menu de brasserie – vide seu foie gras com macaron de goiabada.

La Tambouille
✱ Av. 9 de Julho, 5925 Itaim Bibi
☎ 3079-6277
Criado por Giancarlo Bolla, um mestre na arte de servir uma clientela exigente, o La Tambouille surgiu há décadas, mas nunca saiu da moda, ao menos entre grandes empresários e artistas consagrados (e ricos) que apreciam a culinária franco-italiana servida em louças requintadas e ladeada por bons vinhos.

La Vecchia Cucina
✱ R. Pedroso Alvarenga, 1088 Itaim Bibi
☎ 3079-4042
Se no início da carreira o chef Sergio Arno recebia seu público em um minúsculo e agradável ponto no mesmo bairro do Itaim, hoje os recebe em um espaço mais amplo onde, em vários ambientes, é servida uma cozinha italiana moderna e criativa, em menus incessantemente renovados.

Maní
✱ R. Joaquim Antunes, 210 Pinheiros
☎ 3085-4148
A moderna cozinha espanhola, que tem encantado o mundo, encontrou a tradição brasileira pelas mãos do casal de chefs Helena Rizzo (brasileira) e Daniel Redondo (espanhol). O resultado é uma cozinha leve e arrojada, com hits como o ovo em baixa temperatura com espuma de pupunha.

Marcel
✱ R. da Consolação, 3555 Jardins
☎ 3064-3089
Meio século de tradição sustenta o Marcel, que ficou famoso por seus suflês e pratos de bistrô. Sem abrir mão de seu consagrado menu tradicional, o jovem chef Raphael Despirite, neto do fundador, acrescentou um menu-degustação cheio de técnicas modernas e ingredientes locais.

Massimo
✱ Al. Santos, 1826 Cerqueira César
☎ 3284-0311
Uma instituição venerável da gastronomia da cidade, o restaurante Massimo continua servindo pratos vistosos de sua grande cozinha tradicional italiana. Agora sem a presença do Massimo, é seu irmão Venanzio que recebe os clientes e lhes sugere os vinhos italianos exclusivos da casa.

P. Verger
✱ R. Sena Madureira, 1355 Vila Clementino - Hotel Sofitel
☎ 3201-0800
Para homenagear o fotógrafo francês P. Verger, que viveu na Bahia, o hotel Sofitel rebatizou seu principal restaurante, decorou-o com fotos do mestre e elaborou, pelas mãos do chef Patrick Ferry, menus que mudam sempre, baseados em téc- nicas francesas e tradições brasileiras.

Parigi
✱ R. Amauri, 275 Itaim Bibi
☎ 3167-1575
A arquitetura lembrando restaurantes tradicionais de Milão é o cenário do Parigi, uma criação do grupo Fasano que desta vez combina sua cozinha italiana com criações clássicas da cozinha francesa – do bollito misto ao canard à la presse, servidos a um público de poderosos.

Picchi
✱ R. Jerônimo da Veiga, 36 Itaim Bibi
☎ 3078-9119
Palco de incontáveis pontos da culinária popular e tradicional italiana – as cantinas – São Paulo também recebe bem os chefs que renovam esta cozinha, como é o caso de Píer Paolo Picchi. Nem por isso você deixará de encontrar em seu restaurante, ao lado das criações, vários dos clássicos.

Pomodori
✱ R. Dr. Renato Paes de Barros, 534 - Itaim Bibi
☎ 3168-3123
Depois da reforma, o restaurante ganhou mais um salão – mas tanto o antigo quanto o novo ambiente mantêm o bom gosto e a escala aconchegante. Ali se experimenta uma das melhores cozinhas italianas do país e uma respeitável carta de vinhos. Não esqueça de reservar, pois o lugar é concorrido.

Skye
✱ Av. Brig. Luis Antônio, 4700 - Jardins - Unique
☎ 3055-4702
A agitação do hotel-boutique Unique se concentra, especialmente à noite, no seu charmoso restaurante e bar na cobertura do prédio. É ali que o chef Emmanuel Bassoleil prepara pratos de sua cozinha francesa moderna, servidos ao lado de um cardápio de pizzas e outro de sushi.

Vecchio Torino
✱ R. Tavares Cabral, 119 Pinheiros
☎ 3816-0560
Depois de uma vida tocando uma fábrica como empresário, o italiano Giuseppe La Rosa mudou de profissão e tornou-se chef de seu restaurante. Ali, ele executa receitas italianas preciosas, que vão de um nhoque com molho ferrugem a uma codorna assada, escoltados por ótimos vinhos.

Clássicos paulistanos

Bambi
✱ R. Jorge Coelho, 162 Jardim Paulistano
☎ 3071-4600
Após dez anos fechado, o tradicional Bambi reabre em amplo endereço, com seus clássicos beirutes e chocolamour.

Bolinha
✱ Av. Cidade Jardim, 53 Jardins
☎ 3061-2010
É o endereço mais tradicional da cidade quando se pensa em feijoada, já com mais de 50 anos de funcionamento.

Brasserie Victoria
✱ Av. Juscelino Kubitschek, 545 - Itaim Bibi
☎ 3845-8897
Para apreciar esfihas e quibes nas mesas da entrada, ou o farto rodízio de pratos servido no salão.

Cantina Capuano
✱ R. Cons. Carrão, 416 Bela Vista
☎ 3288-1460
O restaurante mais antigo de São Paulo completou cem anos em 2007, com um cardápio imutável de pratos.

Cantina do Marinheiro
✱ Av. Alcântara Machado, 552 - Mooca
☎ 3207-6125
Há mais de 60 anos, recebe em seu salão da Mooca clientes que buscam seus pratos tradicionais de frutos do mar.

Castelões
✱ R. Jairo Gois, 126 Brás
☎ 3229-0542
Serve, em sua sede no Brás, copiosas pizzas de bordas grossas e massas abundantes desde 1924.

Gigetto
✱ R. Avanhandava, 63 Bela Vista
☎ 3256-9804
Completou 70 anos em 2008, sempre servindo mas- sas e pratos italianos de cantina para boêmios e artistas.

Il Sogno di Anarello
✱ R. Sogno di Anarello, 58 Vila Mariana
☎ 5575-4266
Desde 1980, é este o endereço de Giovanni Bruno, cuja história nas cantinas paulistanas vem dos anos 50.

Jardim De Napoli
✱ R. Dr. Martinico Prado, 463 - Higienópolis
☎ 3666-3022
Completando 60 anos em 2009, serve boas pizzas, massas e o clássico polpettone à parmegiana.

La Casserole
✱ Lgo. do Arouche, 346 Centro
☎ 3331-6283
O bistrô inaugurado há 55 anos mantém a aura de romantismo e os pratos tradicionais franceses.

La Paillote
Av. Nazaré, 1946 Ipiranga
☎ 5061-5182
Há mais de meio século a família Valluis mantém seu bistrô, cujo clássico é o camarão à provençal.

Martín Fierro
✱ R. Aspicuelta, 683 Vila Madalena
☎ 3814-6747
Após fazer história com o Bar das Empanadas, ali perto, os proprietários abriram em 1980 esta movimentada parrilla.

Monte Verde
✱ R. Barra do Tibagi, 406 Bom Retiro
☎ 3331-0658
Há meio século, serve as pi- zzas que criou em um estilo próprio, de massa fina, dife- rente do padrão napolitano.

Moraes
✱ Pça. Júlio Mesquita,175 Centro
☎ 3221-8066
O famoso filé do Moraes, servido até tarde, com alho e agrião, mata a fome dos paulistanos há quase 80 anos.

Presidente
✱ R. Visconde de Parnaíba, 2438 - Brás
☎ 2292-8683
O festejado bacalhau do Presidente, em suas cinco diferentes versões, é servido neste local há quase 50 anos.

Rodeio
✱ R. Haddock Lobo, 1498 Jardins
☎ 3474-1333
Um lugar nos Jardins onde há mais de 50 anos se come boa carne, se bebe bem, e se vê todo mundo.

Roperto
✱ R. 13 de Maio, 634 Bela Vista
☎ 3284-2987
Cantina familiar e tradicional, há mais de 60 anos serve todos os dias pratos fartos de massas e carnes.

Rufino’s
✱ R. Dr. Mário Ferraz, 377 Itaim Bibi
☎ 3074-8800
Em São Paulo hà 15 anos, tem história mais longa: nasceu há 40 anos no Guarujá, sempre especializado em peixes.


Speranza
✱ R. 13 de Maio, 1004 Bela Vista
☎ 3288-8502
Uma das pizzarias mais tradicionais, também com car- dápio de cantina, já comemorou seus 50 anos de vida.

Sujinho
✱ R. da Consolação, 2068 Consolação
☎ 3231-1299
Na ativa há 88 anos, nunca falha ao saciar a fome da madrugada com suas bistecas e grelhados.

Tatini
✱ R. Batataes, 558 Jardim Paulista
☎ 3885-7601
Fundado há 26 anos e servindo cozinha italiana, continua a história do Don Frabrizio, aberto no meio do século 20.

Terraço Itália
✱ Av. Ipiranga, 344 Centro
☎ 2189-2929
Completou 42 anos, sempre servindo cozinha italiana e recebendo turistas que querem ver a cidade do alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário