quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Restaurantes cheio de Brasilidades.

Apreciando a culinária brasileira.

Andrade
✱ R. Artur Azevedo, 874 Pinheiros
☎ 3064-8644
A cozinha do nordeste brasileiro é servida no tradicional restaurante Andrade com tudo a que tem direito. Desde pratos como a carne- de-sol – que é produzida na própria casa –, servida com mandioca frita e manteiga- de-garrafa, até o forró apre- sentado ao vivo durante as refeições.

Anita
✱ R. Mato Grosso, 154 Higienópolis
☎ 2628-3584
A cidade de São Paulo se tornou tão cosmopolita que em matéria de comida, o difícil é achar pratos paulistanos. O Anita serve clássicos da cidade, a começar pelo frango de televisão, preparado no assador vertical – dele sai também um bom leitão, servido com farofa para acompanhar.

Badejo
✱ Al. dos Jurupis, 813 Moema
☎ 5055-0238
São poucos os restaurantes de São Paulo onde se serve a cozinha do Espírito Santo e, no entanto, ela merece ser conhecida. É algo que pode ser conferido no Badejo, que curiosamente tem sede em Minas Gerais, mas serve uma autêntica moqueca capixaba, preparada em panela de barro.

Bananeira
✱ R. Mal. Hastimphilo de Moura, 417 - Morumbi
☎ 3502-4635
A cozinha brasileira vem sendo redescoberta nos grandes centros, seja em suas receitas regionais, seja em interpretações modernas, como a que faz o chef Maurizio Ganzarolli no restaurante Bananeira. Entre seus pratos está a tainha em brasa de carvão servida com farofa de camarão.

Bargaço
✱ R. Oscar Freire, 1189 Cerqueira César
☎ 3085-5058
Restaurante já tradicional no país, com filiais em várias cidades (especialmente em capitais da região nordeste), o Bargaço serve culinária baiana com destaque para os pratos com frutos do mar, como as moquecas de vários ingredientes (do camarão ao siri-mole) e o vatapá – sem faltar o acarajé.

Barra Baiana
✱ R. Traipu, 156 Perdizes
☎ 3666-5565
Em uma casa antiga com um gostoso terraço, a baiana Vanda Barreto prepara com paixão os quitutes de sua terra. Os pratos oferecidos, sempre em porções generosas, incluem o crocante acarajé, o cremoso vatapá, o bobó de camarão e as variadas moquecas que vêm em panelas de barro.

Bolinha
✱ Av. Cidade Jardim, 53 Jardins
☎ 3061-2010
Este é o endereço mais tradicional da cidade quando se pensa em feijoada. Com mais de 50 anos de vida, o Bolinha, hoje na segunda geração da família (e já entrando na terceira), prepara a iguaria em fogões de lenha e a serve no velho estilo, em cumbucas que vêm à mesa e são repostas à vontade.

Brasil a gosto
✱ R. Prof. Azevedo do Amaral, 70 - Jardim Paulista
☎ 3086-3565
Em um ambiente moderno, mas cheio de citações à cultura regional brasileira, a chef Ana Luiza Trajano serve, em boas recriações e belas apresentações, pratos típicos de vários cantos do país que ela visitou durante suas pesquisas, como carne- de-sol com cachaça e angu branco.


Capim Santo
✱ Al. Min. Rocha Azevedo, 471- Cerqueira César
☎ 3068-8486
Nascida em Trancoso, onde também nasceu pelas mãos de seus pais o primeiro Capim Santo, a renomada chef Morena Leite estudou cozinha na França e oferece em São Paulo, nos jardins de seu restaurante, pratos inspirados no nordeste brasileiro com novas receitas criadas por ela.

Colher de Pau
✱ R. Dr. Mário Ferraz, 563 Itaim Bibi
☎ 3168-2617
Um dos mais conhecidos restaurantes do Ceará possui também uma filial em São Paulo: o Colher de Pau, no Itaim Bibi. Ali são servidos pratos inspirados no mar, com bons ingredientes (como os belos camarões no leite de coco) e também pratos do sertão, com carne- de-sol.

Consulado Mineiro
✱ Pça. Benedito Calixto, 74 Pinheiros
☎ 3064-3882
O restaurante Consulado Mineiro é uma verdadeira festa, especialmente nos finais de semana, quando suas mesas na calçada se misturam ao burburinho da praça em frente. Pratos fartos da cozinha mineira incluem o tutu de feijão e o leitão pururuca, acompanhados de boa cachaça.

Cordel
✱ R. Aspicuelta, 471 Vila Madalena
☎ 3375-0471
A cozinha pernambucana que se conhece em São Paulo é principalmente aquela do sertão, com pratos de carne-de-sol; mas no restaurante Cordel são oferecidas também outras opções usan- do pescados (como o filé de peixe com castanha-de-caju tostada e arroz de coco).

Dalva & Dito
✱ R. Padre João Manuel, 1115 - Cerqueira César
☎ 3064-6183
O novo restaurante do aclamado chef Alex Atala, a poucos passos do seu D.O.M., é dedicado à cozinha brasileira tradicional, embora feita com a inclusão de técnicas modernas. Bonito e espaçoso, com dois pisos, o lugar tem no cardápio petiscos, assados e receitas clássicas como a moqueca.

Dois – Cozinha Contemporânea
✱ R. Antônio Bicudo, 116 Pinheiros
☎ 2533-5028
Uma dupla de jovens chefs – Felipe Ribenboim e Gabriel Broide – reuniu a experiência de estágios em modernos restaurantes pelo mundo e agora realiza uma cozinha brasileira bem interessante e contemporânea, com pratos como nhoque de cará com ragu de galinha caipira e quiabo frito.

Dona Lucinha
✱ Av. Chibarás, 399 Moema
☎ 5051-2050
Com seu nome vinculado a restaurantes de cozinha típica em sua terra, Minas Gerais, Dona Lucinha tem uma filial em São Paulo onde serve uma grande variedade de pratos regionais mineiros, do sertão e da fazenda, em um bufê, além de opções oferecidas à la carte, como tutu à mineira e frango com quiabo.

Espírito Capixaba
✱ R. Francisco Leitão, 57 Pinheiros
☎ 3062-6566
A turma do Consulado Mineiro, depois de anos de trabalho servindo uma cozinha regional, agora ataca também com um restaurante de cozinha do mar: o Espírito Capixaba, com pratos do Espírito Santo, especialmente a moqueca (na versão sem dendê nem leite de coco, mas ainda assim saborosa).

Família Mineira
✱ R. Manuel Guedes, 436 Itaim Bibi
☎ 3071-3672
Membros da mesma família a que pertence o tradicional Consulado Mineiro lançaram-se em uma nova empreitada, em um ambiente mais moderno, mas com a mesma, velha e boa cozinha da sua terra – em pratos como bolinho de abóbora e carne-seca, pernil com quiabo e couve e leitão pururuca.

Feijoada da Bia
✱ R. Lopes Chaves, 105 Barra Funda
☎ 3663-0433
O que era originalmente (e aliás continua sendo) um espaço na Barra Funda para abrigar a cozinha de seu bufê, foi também adaptado por Bia Braga para servir uma concorrida feijoada aos finais de semana (e agora também às quartas-feiras), com direito a terraço epaçoso e chorinho ao vivo.

Feijoada da Lana
✱ R. Aspicuelta, 421 Vila Madalena
☎ 3814-9191
A feijoada que todo final de semana a jornalista Lana Nowikow preparava em sua casa ganhou tamanha fama que virou restaurante – e hoje, tocado por seus filhos, é um dos poucos locais da cidade de São Paulo onde é possível comer feijoada, no almoço, em qualquer um dos sete dias da semana.

Mocotó
✱ Av. N. Sra. do Loreto, 1100 Vila Medeiros
☎ 2951-3056
Nascido de uma lojinha de produtos do Nordeste e localizado bem fora do centro da cidade, o Mocotó é um lugar simples em que a cozinha pernambucana do chef Rodrigo Oliveira se sobres- sai pela autenticidade e pela qualidade – da carne-de-sol e baião-de-dois ao cabrito ensopado.

Na Cozinha
✱ R. Haddock Lobo, 955 Cerqueira César
☎ 3063-5377
Em um espaço diminuto, dominado, desde a entrada, pela cozinha aparente, o chef Carlos Ribeiro serve pratos de inspiração brasileira com seu toque pessoal (como nhoque com ragu de galinha e quiabo, e rabanada ao vinho do Porto com sorvete de paçoca e caramelo de água-de-coco).

O Novo Templo da Bahia
✱ Al. Campinas, 720 Jardim Paulista
☎ 3285-0828
Dois sócios experientes nas lides baianas são os responsáveis pelo restaurante O Novo Templo da Bahia, que fica no Jardim Paulista. Ali eles servem suas moquecas com ingredientes do mar como pitu, polvo, ostra, sururu e siri-mole, além dos clássicos vatapá e bobó de camarão.

Pão de Festa
✱ R. Araguari, 84 Moema
☎ 5531-3823
O “pão de festa” que dá nome a este pequeno e simples restaurante em uma rua residencial de Moema é um gostoso quitute baiano (pãozinho macio com queijo), mas apenas um dos muitos itens servidos aqui: acarajé, vatapá, baião-de-dois e mo- queca são outras das espe- cialidades regionais.

Raízes de Minas
✱ Av. dos Carinás, 333 Moema
☎ 5041-5760
Das cozinhas regionais brasileiras, a que tem maior número de representantes em São Paulo (talvez por sua origem histórica comum) é a de Minas Gerais, com casas como o Raízes de Minas – onde é sempre possível encontrar uma bisteca frita, um tutu de feijão ou um frango com quiabo.

Rancho Goiano
✱ R. Rocha, 112 Bela Vista
☎ 3289-5146
Não é fácil encontrar em São Paulo bons exemplares da vigorosa cozinha goiana, posto que fica reservado para o restaurante Rancho Goiano, instalado na Bela Vista. É onde se encontram ingredientes regionais como pequi e guariroba e pratos como pintado na telha e empadão goiano.

Siá Mariana
✱ R. Amauri, 517 Itaim Bibi
☎ 3071-3797
A cozinha do centro-oeste do Brasil é muito pouco representada em São Paulo, mas ganhou um espaço suntuoso com a inauguração recente do Siá Mariana, onde é possível experimentar grande variedade de peixes de rio trazidos diretamente de Cuiabá, terra dos proprietários.

Soteropolitano
✱ R. Fidalga, 340 Vila Madalena
☎ 3034-4881
Instalado em uma casa adaptada, onde mesas ao ar livre são as mais disputadas em dias de clima agradável, o restaurante Soteropolitano é um empreendimento familiar. A fidelidade à cozinha baiana e a seus ingredientes criou uma legião de fãs que buscam seu acarajé e as moquecas.

Tordesilhas
✱ R. Bela Cintra, 465 Consolação
☎ 3107-7444
Um luminoso painel da cozinha brasileira é o que nos apresenta o restaurante Tordesilhas. Ali, a chef Mara Salles serve pratos de várias regiões (do pato no tucupi ao barreado do Paraná), em uma busca incessante de ingredientes autênticos, mas investindo também em experiências inovadoras.

Xopotó
✱ R. Dr. Fadlo Haidar, 136 Vila Olímpia
☎ 3849-1267
Em uma casa da Vila Olímpia que tem todo o ar de casa de fazenda do interior, o restaurante Xopotó apresenta sua cozinha mineira cercada de ótimas cachaças da terra, em pratos bem fornidos e opções para a hora do almoço, como a costelinha com óra-pró-nobis, tutu, angu e arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário