sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mudando o foco - Entrevista: Ferran Adrià

Phaidon
Ferran Adrià é sinônimo de elBulli, o mundialmente famoso restaurante três estrelas do guia Michelin, situado na pequena cidade de Roses, na Catalunha, Espanha, onde Adrià ingressou em 1983 e ficou sob seu comando desde 1987 até hoje. 

Com uma abordagem ambiciosa para a experimentação, Adrià tem expandido os limites de cozinhar e é o pioneiro de um método que ele chama de "desconstrução" para criar um mundo novo e excitante da haute cuisine. 

elBulli foi eleito, por impressionantes 5 vezes, o melhor restaurante do mundo por pelo San Pellegrino World's 50 Best Restaurants, mas fechou as suas portas em julho deste ano e reabrirá transformado em Fundação Criativa em 2014. 

Adrià continua a palestrando sobre física de culinária na Universidade de Harvard e em outubro lançará o livro The Family Meal - o primeiro livro de receitas caseiras de Adrià, contendo 31 menus e 93 receitas de pratos simples e saborosos que o staff do elBulli comia de jantar.



Phaidon.com convidou Adrià A refletir sobre os últimos dez anos de sua vida e o aguarda na próxima década. 

Q: O que você estava fazendo 10 anos atrás? 
Dez anos atrás estávamos em uma época em que a criatividade estava dando retorno. Lançamos elBullitaller em Barcelona e muito mais tarde, abrimos elBullicarmen, onde todos os negócios estão agora centralizado. Tiramos a possibilidade de comer à la carte e desenvolvemos a idéia do menu degustação. Fechamos durante o almoço. E em 2001 começamos a escrever o General Catalogue [que revelou o  conhecimento coletivo, a tecnologia e a filosofia do elBulli]. 

Q: O que você está fazendo agora? 
Estamos numa fase importante, porque acabamos de terminar a última temporada do elBulli como tem sido até agora. O elBulli restaurante está encerrado e reabriremos em 2014 como uma fundação. Estamos atualmente trabalhando sobre como o novo espaço será e o que terá no Centro de Criatividade.
O meu livro The Family Meal será publicado pela Phaidon em outubro e será o primeiro livro de comida caseira receitas contendo 31 menus e 93 receitas de pratos simples e saborosos que o staff elBulli comia no jantar. 

Q: Onde você estará daqui a dez anos? 
Eu não sei - quem sabe? Espero estar no Centro de Criatividade, neste novo estágio do elBulli que está apenas começando. Toda a equipe está muito animada com isso.

Ferran Adrià, em conversa com Colman Andrews. 
 
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário