sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bordeaux

Rio Gironde
Muitos devem achar que eu deveria começar a falar dos tipos de vinhos mais famosos por este que vou falar hoje. Mas como não gosto de regras e nem de ser previsível, ele não foi o primeiro e nem o segundo. Não que eu não goste deles, pelo contrário, pois acho que todo bom enófilo precisa gostar. 

Os Bordeaux são talvez os vinhos tintos mais famosos do mundo, os mais reconhecidos e estão sem dúvida nenhuma entre os mais caros. É de lá que vem os grandes Chateaux que estamos acostumados a ouvir falar e a beber. Mas não estou falando apenas dos mais famosos como Chateau Margaux, Chateau Haut Brion, Chateau Latour, Chateau Mouton Rothschild, Chateau Lafitte Rothschild e Chateau Pétrus. Estes todos, exceto o Petrùs, são os conhecidos Premier Cru Classé, classificação que surgiu em 1855. Mas não só de Premier Cru vive Bordeaux. Aliás, eles são a imagem da região, mas são produzidos em pequenas quantidades, comparados aos outros vinhos. 

Abaixo dos Premier Cru (primeiro vinho) , há os deuxieme (segundo vinho), os troisième (terceiro vinho), quatrième (quarto vinho) e cinquième (quinto vinho), todos de uma mesma propriedade, de um mesmo produtor. Há ainda os Cru Bourgeois (Divididos em Exceptionnel e Supérieur), que são geralmente ótimos vinhos e em termos de custo-benefício tendem a ser melhores ainda. 

Geralmente dividimos a região de Bordeaux em 2 partes, tendo como referência o Rio Gironde: Margem esquerda, onde estão principalmente as regiões de Médoc , Graves e Sauternes e a margem esquerda, onde se localizam principalmente St. Émilion e Pommerol. Há outras regiões, como Entre-Deux-Mers, que produz vinhos em mais quantidade, mas que pode-se encontrar alguns bons líquidos sim! 

Por fim, vale citar as principais uvas cultivadas por aqui: Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc como as tintas, sendo que na margem esquerda há uma predominância de Cabernet Sauvignon e na margem esquerda, predomina a Merlot. Mas não podemos esquecer das brancas Semillon e Sauvignon Blanc, uvas que são a base dos famosos, doces e maravilhosos Sauternes, que já falamos antes... 

Até semana que vem, bons vinhos, sempre com responsabilidade!!

André Rossi
andre@winet.net.br 
www.winet.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário