quinta-feira, 4 de agosto de 2011

El Bulli Fechou suas Portas.

Cozinha do El Bulli em Ação - A Day At El Bulli
A melhor brigada da história da cozinha, na qual estão incluídos o chef catalão Ferran Adrià, Grant Achatz, René Redzepi, José Andrés, Massimo Bottura, Joan Roca e Andoni Luis Aduriz, elaborou a última ceia no dia 27 de julho. Sim, o El Bulli fechou suas portas. 
Ferran Adriá - A Day At El Bulli
Em entrevista à EFE um emocionado e visivelmente feliz Adrià, rodeado de toda sua equipe, declarou: "conosco estiveram os melhores do mundo. Todos eles têm o espírito, a paixão pelo que fazem e, além disso, são capazes de assumir o risco na cozinha"

Considerado várias vezes o melhor do mundo, o restaurante só volta a reabrir dentro de dois anos, com outro estatuto. Até lá Adriá, conhecido como o pai da cozinha molecular, vai ocupar-se da Fundação El Bulli, novo centro de criatividade culinária. 

É o início de uma nova e desconhecida fase, na qual a criatividade e o espírito do estabelecimento possam perdurar. “Comunico através da arte, design, ciência. Entendo que as críticas estão relacionadas com a vanguarda. Se não concordarem conosco é porque não nos entendem. Se não nos entendem significa que estamos na vanguarda. No dia em que todos nos compreenderem devemos preocupar-nos”, revela. 

Por enquanto, Adrià deixa para seus admiradores um registro e tanto: o documentário “El Bulli: Cooking In Progress”, do cineasta alemão Gereon Wetzel. Todos os anos o El Bulli fechava por seis meses para a equipe estudar e preparar o cardápio da próxima temporada. Durante esse período a cozinha tornava-se um laboratório para estudo de cores, texturas, aromas e sabores. O filme é um registro dessa fase e dos jantares no restaurante. 

O documentário estréia em agosto em diversos países. 

Mais informações no site elbullimovie.com.



Postado por Beatriz Penna - BBD Editora - Flavour Guide - 04 de agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário