segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Barolo


Amigos, 

O tema da coluna desta semana é italiano e vem do noroeste do país da Bota, mais especificamente de uma cidadezinha na região do Piemonte chamada Barolo! Sim, vamos falar do Barolo, vinho italiano tão famoso e que disputa com o Brunello e outros, o gosto dos apaixonados pelos vinhos italianos. 

O Barolo é chamado na Italia de “O Vinho dos Reis e o Rei dos Vinhos”. Isto porque muitos anos atrás, os czares russos costumavam beber muitos Barolos e adoravam tal vinho. Produzido nas colinas ao redor da cidade de Barolo, no Piemonte, este vinho é feito com apenas uma uva, a Nebbiolo. Nebbiolo em italiano quer dizer neblina e traduz fielmente o que acontece quando estas uvas são colhidas no final do outono, pois as lindas colinas da região ficam cobertas por uma espessa névoa. 

O Barolo é um vinho que precisa de descanso, de tempo para mostrar todo o seu potencial. A Nebbiolo é uma uva de médio corpo, mas de taninos e acidez extremamente concentrados e em muita quantidade. Por este motivo um Barolo muito jovem pode-se tornar uma experiência não tão agradável, pois vai trancar, amarrar a boca com seus altos e verdes taninos. Mas os mais velhos...ahhh... estes são espetaculares! 

Pela lei D.O.G.C. local, um Barolo precisa envelhecer pelo menos 3 anos, sendo 2 deles em tonéis de madeira. Os Barolos Riservas precisam ainda de um ano a mais. Mas muitos produtores acabam deixando por mais tempo, para que ele ganhe complexidade e fique ainda melhor. 

Por fim, podemos dizer que assim como os Brunellos, os Barolos são vinhos caros. Então, quem puder e quiser comprar uma garrafinha, veja se não vai abrir muito cedo, para poder aproveitar melhor o vinho! 

Até semana que vem, bons vinhos a todos, sempre com responsabilidade! 

CHEERS!!

André Rossi
andre@winet.net.br
www.winet.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário