terça-feira, 21 de junho de 2011

Vinhos Mexicanos, Peruanos e Bolivianos. Aventure-se!

Certo tempo atrás me bateu uma curiosidade de ir atrás de informações sobre outros países da América Latina que produzem vinhos. Já sabemos bem que a Argentina, famosa por seus Malbecs e o Chile com a Carmenère e a Cabernet Sauvignon, são as grandes potências latino-americanas no mundo do vinho, contando ainda com coadjuvantes de peso como Uruguai e seus Tannats e o Brasil com seus espumantes e alguns tintos. E a minha pergunta era: Será que existe algum outro país destas bandas de cá que produzem bons vinhos? Por mais incrível que pareça, a resposta é SIM! 

Um ponto de partida importante é não comparar os países que citarei a seguir com os acima descritos. Mesmo o Brasil dá bons sinais de estar à frente deles. 

Então vamos lá: são 3 os países que produzem (ou tentam) produzir vinhos de qualidade. México, Perú e Bolívia, sendo que o mais famoso talvez seja o México. Vamos então falar um pouco sobre cada país: 

Casa de Pietra
O México tem na região da Baja California, literalmente “abaixo da California Americana” quase que a totalidade de sua produção. Cerca de 90% dos vinhos mexicanos saem de lá. O maior nome do vinho por lá é Luiz Agostín Cetto e nos últimos anos tem surgido outro grande nome, que é Hugo d´Acosta e sua Casa de Piedra, que produz um Sauvignon Blanc muito elogiado por Jancis Robinson, famosa crítica inglesa de vinhos. É bem provável que este país se destaque bastante daqui há alguns anos.

Tacama e Tabernero
O Peru é o país mais antigo no cultivo de vinhedos, quando por volta de 1547 foram plantados as primeiras plantas. Mas as pragas que não afetaram Argentina e Chile por volta de 1890, assolaram o Perú e a viticultura só voltou a fazer parte da economia e agricultura local depois de 1960. Os vinhedos estão situados na costa do Pacífico, perto de Pisco e Ica (perto de Lima). Na costa norte, há alguns vinhedos de altitude, com até 1.500m acima do nível do mar. A vinícola mais conhecida é a Viña Tacama. Outra vinícola relativamente famosa por lá é a Vinos Tabernero
La Concepción e Campos de Solana
Por fim, a Bolívia tem como principal característica os vinhos de altitude. A principal região produtora é o Vale de Tarija, que tem uma variação de altura muito grande, que vai de 1800 a 2800 metros. A boa insolação, o solo seco e pedregoso, a pouca quantidade de chuva e boa água de montanha para irrigação fazem desta região uma das melhores da América do Sul. O que resta agora é investir em conhecimento e mentalidade para produzir bons vinhos. Se isto for feito, podemos ter agradáveis surpresas pela frente. As vinícolas mais famosas são La Concepción e Campos de Solana

O que nos resta agora é ir atrás de exemplares destes vinhos para ver a quantas andam e se realmente eles podem ter um futuro tão bom como nossos amigos chilenos e argentinos. 

CHEERS!!

André Rossi
andre@winet.net.br
www.winet.net.br

André Rossi, o Déco, participa do Blog Flavour Guide semanalmente com dicas imperdíveis para quem é apaixonado por vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário