sábado, 14 de maio de 2011

Franceses X Californianos

Cena do filme "O Julgamento de Paris"
Esta semana darei um ar um pouco mais cultural, que não fale somente do vinho, apesar de que o principal objeto disto tudo é o vinho. Ontem assisti ao filme Bottle Shock (Em português é “O Julgamento de Paris”) e gostei muito do filme, apesar de ter algumas ressalvas que farei logo em seguida.

O filme é sobre o próprio julgamento de Paris, que aconteceu em 24 de Maio de 1976 (Ano que nasci!), quando definitivamente os países do chamado “Novo Mundo”, que são aqueles que não estão na Europa, perceberam que poderiam fazer grandes vinhos a ponto de competir e ganhar dos tradicionais e até então intocáveis vinhos franceses. Neste julgamento o inglês Steven Spurrier, então um simples dono de uma loja de vinhos em Paris, resolveu colocar frente a frente os melhores franceses na opinião dele, com alguns vinhos californianos, que ele conhecera durante uma visita àquela região. Para se ter uma ideia do calibre dos franceses, havia entre os tintos (todos Cabernet Sauvignon), nada menos que um Chateau Haut-Brion 1970, Chateau Mouton-Rothshild 1970, Chateau Montrose 1970, Chateau Leoville Las-Cases 1971, entre outros que se juntaram a 5 californianos. Na competição dos brancos (todos Chardonnay), alguns franceses imponentes como Bâtard-Montrachet 1973, Puligny-Montrachet 1972, Mersault Charmes 1973 e mais outros, competiram com 5 californianos. As degustações foram todas às cegas e participaram do julgamento 9 profissionais, entre sommeliers, produtores e profissionais do mundo do vinho.

O resultado? O branco californiano Chateau Montelena 1973 bateu com boa margem de diferença todos os outros competidores e o também californiano tinto Stags Leap Cabernet Sauvignon 1973 bateu com diferença apertada para o Mouton-Rothshild todos os outros Cabernets do evento.

Foi um evento pequeno, mas que marcou uma nova era no mercado mundial do vinho, pois países com menor tradição vinícola viram que os franceses não eram imbatíveis e começaram a produzir bons vinhos, para nossa sorte!!

O filme é bem narrado, interessante e prende a atenção. Quem espera um filme parado, monótono, engana-se. Com alguns toques de comédia e romance, ele tem como estrela principal o Chateau Montelena. Com fotografia linda dos vinhedos do Napa, é um filme gostoso e que merece uma taça de vinho para acompanhar! Fiz isto durante o filme e foi delicioso.

E pra completar, a única ressalva que faço é a quase inexistente estória sobre a degustação dos tintos, já que o filme se baseia no Chateau Montelena, vencedor dos Chardonnays.

Vale assistir e entender um pouco mais sobre este marco na história mundial do mercado do vinho!

Até semana que vem!

CHEERS!!

andre@winet.net.br 
www.winet.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário