quinta-feira, 31 de março de 2011

Bankao: Cardápio Focado no Sudeste Asiático

Tailândia, Vietnã e Malásia são alguns dos países representados em receitas e drinques.

Foi estudando a fundo a culinária do Sudeste Asiático, um conjunto de 11 nações que se estendem de Mianmar até parte da Oceania, que o chef David Zisman desenvolveu o cardápio do restaurante Bankao, aberto no final de 2009, no Itaim. Além do forte núcleo tailandês, seu menu faz incursões pela gastronomia de Malásia, Vietnã, Camboja, Laos e Cingapura, num panorama do que se encontra atualmente nesses países. Após alguns anos de trabalho ao lado de David na extinta filial paulistana do carioca Nam Thai, o chef Junior Messa assumiu, no Bankao, o comando da cozinha.

Entre os destaques está o Pla Mapraw-Ma Muang (foto acima), um robalo em crosta de coco com coulie de manga e curry indiano que acompanha arroz de passas, damasco e castanhas, e dois pratos com salmão:
Green Curry Salmon - com curry verde tailandês, berinjela e manjericão, e Red Curry Salmon, com curry vermelho, abacaxi e manjericão.
Kao Pad Bai Kaprow – arroz de jasmin frito com vegetais e shitake.

Nas saladas, dois lançamentos:
Yam Salmon- salada de minifolhas, broto de feijão, salmão defumado e massa de arroz, servida com um molho à base de laranja e gengibre.
Som Tam - salada de papaya verde com camarões e carambola.

A pedido dos clientes, o chef Junior incluiu mais opções vegetarianas no menu. “Desde o começo, percebo que a comida veggie é muito pedida no Bankao, por isso resolvi criar uma seção só com especialidades do Sudeste Asiático que atendesse a esse público”, diz.

Entre os novos itens está o Pad Veggie (foto acima) que une ingredientes asiáticos como o shitake, o moyashi e o talharim de arroz a um pesto feito à base de castanha de caju, iogurte e hortelã.
O novo Mix Vegetariano de entradas que inclui pastéis de queijo de cabra, pekoras (bolinhos) de batata, salada de harusame (macarrão de feijão) e Dim Sum Veggie, pasteizinhos chineses recheados de legumes e cozidos no vapor.
Junior prepara ainda as sopas Tom Veggie, à base de capim-limão, galanga, folha de limão kaffir, broto de feijão, brócolis e cogumelos, e a tradicional tailandesa Tom Kha Gai, que leva leite de coco e frango.

Além dos pratos novos, o cardápio mantém as receitas tradicionais da casa criadas pelo chef-executivo e historiador David Zisman em parceria com Messa.
São receitas inspiradas em viagens a países da Ásia onde, segundo David, a comida de mercados de rua é sempre superior à servida nos restaurantes. Foi das visitas a esses mercados que surgiram as inspirações para o menu do Bankao.

Muitos dos pratos são os mesmos servidos nas ruas de lá, mas com uma roupagem mais sofisticada para agradar ao paladar brasileiro e combinar com o ambiente moderno da casa. Logo no começo do menu já é possível fazer uma verdadeira viagem pelo Sudeste Asiático. Cinco entradas reúnem clássicos das regiões de Cingapura, Bagkok (Tailândia), Hanói (Vietnã), Kuala Lampur (Malásia) e também de Hong Kong (China). Cada uma delas traz quatro receitas.

Singapore Basket - reúne um mix de rolinho primavera de pato confit, vieiras no vapor com chili e mandiopã, salmão marinado no shoyo e gengibre com molho de iogurte e hortelã, além de minicestas crocantes com gergelim negro e recheio de frango com curry.
Hanói bag - traduz bem a atmosfera marítima da capital do Vietnã em um mix de rolinho feito de papel de arroz recheado de camarão, vieiras no vapor com pesto de hortelã, ostras do dia com gelatina de capim-limão, e tiraditos de robalo com molho abalone (molusco do pacífico).
Hong Kong Mix - prato chinês com os tradicionais dim sum – pequenas porções recheadas de carne, legumes ou frutos do mar, cozidas no vapor.

Novos Drinques

O bar da casa também traz inovações. A equipe do Bankao criou drinques com sotaque asiático que mesclam frutas da região com toques modernos e até brasileiros como é o caso da Hibiscus Caipirinha, que leva cachaça, xarope de hibiscus e limão Tahiti.


O Bankao Cocktail (foto acima), que já estava no cardápio, ganhou nova roupagem com gim, licor de maçã verde, Grand Marnier, purê de maçã verde com maracujá.
Entre outras novidades da carta são exemplos o Bangkok Fizz, com vodka, licor de morango, purê de framboesa com mirtilho e prosecco.

E o Yuzu Martini (foto acima) com vodka, licor Grand Marnier, suco de limão siciliano, Yuzu e sementes de coentro.

Bankao
Rua Manuel Guedes, 444 - Itaim - SP
Tel.: (11) 3168- 0662
www.bankao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário