terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tem Mangarito, mas tá acabando...


O que é Mangarito?

O mangarito é um tubérculo originário da América do Sul, e já era conhecido pelos índios antes da chegada dos portugueses. Ele dá na raiz de uma taioba, é de difícil comercialização, seu cultivo é longo e o formato bastante irregular, por isso está em extinção. Mas a característica amendoada e o sabor são marcantes e as possibilidades gastronômicas inúmeras.

Onde comer?

O restaurante Tordesilhas conseguiu um lote dos raros mangaritos de uma produção orgânica em Paraibuna, Vale do Paraíba, São Paulo e a chef Mara Salles preparou um cardápio especial com eles.
Este cardápio será oferecido a partir do dia 11/08/2010, quarta-feira, no Tordesilhas.

É uma grande oportunidade de conhecer e apreciar este ingrediente diferenciado em várias formas de preparo. Ele pode não ser muito bonito, mas é muito interessante e bem gostoso.

Cardápio com Mangarito
fotos Marcos Issa

Entradas:
Mangarito ao Murro com Alho Negro
Flocos de Mangaritos sobre seu Creme
Ovinho de Codorna com Pó de Casca de Mangarito e Jiquitaia

Ceviche de Peixe Branco com Pimentas Amazônicas e Mangaritos em Melado de Cana

Prato Principal:
Nhoque de Mangaritos com Ragu da Galinha d’Angola e Verduras

Sobremesa:
Sorbet e Compota de Umbu com Crocante de Baru e Nata


Conhecido pelos índios e citado na época da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, o mangarito guarda um certo mistério para os cozinheiros modernos. “Pode ser usado em receitas salgadas ou doces, frito ou cozido. Dizem que dá até para preparar marrom glacê com ele”, garante João Lino. Já Roberta Sudbrack é mais cautelosa: “Ainda estamos decifrando esse sabor, entendendo suas características, qualidades e possibilidades, que parecem ser incríveis. Pelo que já vimos é um ingrediente extremamente interessante e único”.

Tordesilhas
Rua Bela Cintra 465, São Paulo
Tel.: (11) 3107-7444

Nenhum comentário:

Postar um comentário