sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ana Luiza Trajano vence em principal premiação de literatura gastronômica


Do último segundo ndo IG

Paris, 11 fev (EFE).- A brasileira Ana Luiza Trajano ganhou hoje o prêmio de melhor livro de fotografia culinária do mundo em 2009 por sua obra "Brasil a Gosto", informaram os organizadores do Gourmand Cookbook Awards, tido como o Oscar da literatura gastronômica.

Os vencedores dos prêmios foram anunciados hoje em Paris. O livro de Ana Luiza, de 31 anos, também concorria na categoria de guia de viagem culinário.

"Brasil a Gosto" faz parte de uma pesquisa culinária da autora, acompanhada pelo fotógrafo Alexandre Schneider, que percorreu 47 localidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil para se aproximar da riqueza gastronômica local.

Ana Luiza comanda um restaurante do mesmo nome do premiado livro em São Paulo.

O Gourmand Cookbook Awards foram entregues em cerimônia realizada em Paris no teatro Cent Quatre, na abertura da Paris Cookbook Fair, que se estende até o próximo domingo.

Outros brasileiros disputaram a premiação. A jornalista Mariella Lazaretti concorreu com "O Jantar do Século" nas categorias de livro de entretenimento e livro para profissionais da culinária. Já "Vinhos no Mar Azul - Viagens Enogastronômicas", de José Guilherme Rodrigues Gutlich, foi indicado a melhor livro de literatura sobre vinhos.

O evento terá a participação de mais de 200 profissionais de Brasil, México, Espanha, Malásia, China, Marrocos e Índia, entre outros países, oferecendo exposições, palestras e conferências relacionadas ao mundo das publicações sobre gastronomia e vinhos.

EFE jaf/bba

Nenhum comentário:

Postar um comentário