terça-feira, 17 de novembro de 2009

Guia Michelin aponta Tóquio como a capital mundial da gastronomia.


Tóquio bateu Paris como a cidade com o maior número de restaurantes com a melhor avaliação do conceituado Guia Michelin, confirmando seu status de capital mundial da gastronomia.

A capital japonesa conta com 11 restaurantes três estrelas no guia, considerado a Bíblia dos restaurantes, enquanto Paris tem dez.
No total, Nova York tem apenas quatro restaurantes com três estrelas.
Apesar de Paris estar atrás de Tóquio no número de restaurantes mais bem cotados pelo guia, a França ainda está na frente na lista de países com mais restaurantes três estrelas.
O país europeu tem ao todo 25 restaurantes que obtiveram a cotação máxima no Michelin. O Japão, por outro lado, tem apenas 18 restaurantes três estrelas.
O próximo Guia Michelin de Paris será publicado em março de 2010.

Polêmica

A empresa francesa Michelin publica anualmente guias com os melhores restaurantes de inúmeras cidades do mundo. Além de Tóquio, Paris e Nova York, há também guias dedicados a Hong Kong e Los Angeles, entre outras metrópoles.
Depois da polêmica em torno dos guias Michelin dedicados a Tóquio lançados anteriormente e que não usaram inspetores japoneses, os organizadores da edição deste ano contrataram apenas críticos japoneses para fazer a avaliação.
Especialistas e críticos gastronômicos japoneses estava céticos em relação ao guia, pois não acreditavam que especialistas que não fossem japoneses pudessem julgar a gastronomia do país.
O primeiro Guia Michelin da capital japonesa foi publicado em 2007.
"Tóquio permanece de longe a capital mundial da gastronomia e conta com o maior número de restaurantes três estrelas", disse o diretor-geral do Guia Michelin, Jean-Luc Naret.
O tamanho da cidade ajuda a explicar o fenômeno. Bem maior do que Paris, a capital japonesa tem 160 mil restaurantes, enquanto que a capital francesa tem 40 mil.
Dois terços dos restaurantes premiados pelo guia servem comida japonesa, enquanto os outros são especializados em comida francesa, espanhola, chinesa e italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário