segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vinhos Famosos

GettyImages
Todos nós que gostamos de vinhos já ouvimos falar de uma série de tipos e estilos e temos os nossos “queridinhos” certo? Então, para as próximas colunas, vou listar e explicar um pouco sobre os principais vinhos do mundo, ao menos os mais famosos. Pois muitas vezes gostamos de um determinado tipo de vinho, mas não sabemos nada sobre ele. Apenas gostamos (que é o mais importante) e só.


Os vinhos mais famosos do mundo sem dúvida são os franceses. Mas dentro da França há alguns que se destacam, como os Bordeaux e os Borgonhas, sem falar ainda nos glamorosos Champanhes e nos deliciosos e doces Sauternes.


Na Itália, o Brunello di Montalcino, o Barolo e o Chianti são os mais conhecidos; Na Espanha, os Riojas e as CavasEm Portugal o Vinho Verde e o Vinho do PortoE por que não falar do Tokaji (Hungria) e dos Rieslings Alemães, que apesar de não estarem num mesmo patamar que os demais em termos de conhecimento, são vinhos “típicos” destes 2 países?


Enfim, poderia ficar semanas e semanas falando dos vinhos de cada país, como o Shiraz Australiano, o Pinotage Sul-Africano, o Sauvignon Blanc Neo-Zelandês, os Cabernets Californianos, Carmenères Chilenos, Malbecs Argentinos, Tannats Uruguaios e até mesmo dos Espumantes Brasileiros. Mas aí já não estamos mais falando de vinhos específicos, como os que citei anteriormente. 


São sim vinhos que são diretamente ligados a estes países, mas em outros países também produzem. No caso sob vinhos que vamos falar, eles fazem parte da história de seus países e até mesmo alguns tem rígidas legislações próprias. Mas prometo que depois falarei destes outros...


Semana que vem começaremos nossa viagem nestes famosos vinhos! Boa semana a todos, bons vinhos, sempre com responsabilidade!


CHEERS!! 

André Rossi
andre@winet.net.br
www.winet.net.br 

André Rossi, o Déco, participa do Blog Flavour Guide semanalmente com dicas imperdíveis para quem é apaixonado por vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário