segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aromas do Vinho: Madeira & Vinho

GettyImages
Na semana passada falamos dos aromas do vinho, certo? Então, nada mais propício que aproveitar o “gancho” e falar de um aspecto importante do vinho, que muita gente gosta e outros demonizam: Os efeitos da madeira no vinho. 

Para começo de conversa, é preciso explicar que quando sentimos aromas de madeira num vinho quer dizer sim que de alguma forma o vinho teve contato com alguma forma de madeira. Na maioria dos casos isto se dá pelo estágio que os vinhos passam em tonéis, barris ou pequenas barricas de carvalho para ganhar complexidade e “amaciar” o vinho pois além da madeira passar aromas e sabores ao líquido ali de dentro, ela permite uma microoxigenação que acaba fazendo bem para a maioria dos vinhos e isto o torna mais “macio”, mais agradável, mais redondo. Alguns vinhos precisam de mais tempo, outros de menos tempo e quem decide isto é o enólogo que está fazendo o vinho. 

Há também outros fatores que influenciam, como os níveis de “tosta” de cada barrica (algumas delas são queimadas por dentro), bem como a procedência de cada barrica (francesa, americana, eslovena, etc...). Mas isto deixaremos para um outro momento pois é algo muito específico. 

Mas não só de barricas é que vem os aromas e sabores de madeira num vinho. Por ser um elemento que acaba agregando sabores e aromas que parecem mais adocicados e lembram chocolate ou baunilha por exemplo, e isto acaba deixando o vinho com uma sensação de doçura maior, muitos produtores resolveram “roubar no jogo” e encurtar e baratear o caminho, já que uma barrica francesa nova custa em média nada menos que US$1.000,00: quando o vinho está nos tanques de inox ou cimento por exemplo, muitos colocam chips (pequenas placas) ou pós de madeira para que o vinho “pegue” os aromas e sabores da madeira. Isto é uma prática muito mais barata e rápida, pois pode-se lançar o vinho no mercado mais rapidamente, sem ter que esperar meses e até anos para o vinho envelhecer nas barricas. Mas pergunte a um produtor se ele usa estes artifícios e ele negará até a morte, por mais que ele use. 

Mas o uso da madeira, mesmo que corretamente em barricas, precisa ser com muito cuidado e conhecimento, pois corre-se o grande risco de saturarmos o vinho de madeira e ele perder sua fruta, seu caráter original. Então, esta prática precisa ser extremamente cuidadosa para não estragar o vinho. Até por conta disto, há os que não usam nenhuma interferência de madeira em seus vinhos, com a explicação de que querem preservar os aspectos naturais do vinho. E por último, vale também falar que algumas uvas são mais propícias ao envelhecimento que outras, pela estrutura de cada uma. Como exemplo clássico, cito a branca Chardonnay que envelhece muito bem em barricas, ao contrário da sauvignon Blanc, que na maioria dos casos vai melhor sem madeira nenhuma, para mostrar todo o seu frescor e fruta! 

Até semana que vem e aproveitem o frio para beber bons vinhos, sempre com moderação! 

CHEERS!!

André Rossi
andre@winet.net.br
www.winet.net.br

André Rossi, o Déco, participa do Blog Flavour Guide semanalmente com dicas imperdíveis para quem é apaixonado por vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário