segunda-feira, 6 de junho de 2011

Harmonização Parte 3: Queijos e Vinhos


Amigos do Flavour,

A idéia era terminar o assunto das harmonizações hoje, mas resolvi aproveitar a semana que antecede o dia dos namorados e este frio maravilhoso que chegou, para falar sobre uma combinação que gostamos muito de fazer, mas que fazemos errado na maioria das vezes.

É comum fazermos reuniões em casa e chamarmos de “Queijos e Vinhos”, certo? E na grande maioria das vezes, servimos que tipo de vinho? Tinto, não é mesmo? Pois é... Aí mora o perigo! Uma das piores combinações que existe é uma comida muito gordurosa com vinhos tintos que tenham taninos muito aparente, muito intensos. Taninos são substâncias presente na casca da grande maioria das frutas, inclusive das uvas tintas e são responsáveis por aquela sensação de “amarrar” a boca, aquela sensação de secura.

E os taninos e a gordura são incompatíveis. São inimigos e sempre “brigam” quando se encontram. E quando isto acontece, fica um gosto ruim, meio metálico na boca. Uma sensação que quem já teve sabe como é ruim. Quem ainda não passou por isto e quiser experimentar só para ver como é, pegue um vinho com bastante tanino (Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat são uvas muito ricas em taninos) e harmonize com um queijo bem gorduroso como Gorgonzola, Catupiry ou Parmesão com um destes vinhos. Ou até um patê de foie-gras, que tem bastante gordura. Certamente não esquecerão!

Dito isto, qual a conclusão que chegamos? Que idealmente os queijos vão melhor com vinho branco. Há queijos que vão bem com tintos, mas opte sempre pelos tintos mais leves, com menos taninos, como Pinot Noir ou por exemplo um Beaujolais, vinho do sul da Borgonha. Até mesmo um merlot pode ir bem, se o queijo não foi muito gordo. E por fim, aproveitando este frio, façam uma combinação que pra mim é maravilhosa: Troquem o vinho tinto que acompanhará aquele delicioso fondue no dia dos namorados e coloquem um vinho branco. Vocês verão que tanto o vinho como o fondue crescerão em sabor na boca e ficará muito mais gostoso!! Aí, quanto mais forte for o fondue em termos de sabor e aromas, mais intenso o vinho branco deverá ser em sabores e aromas, como vimos no primeiro texto sobre harmonizações.

Semana que vem terminaremos o tema das harmonizações com algumas dicas e alguns perigos...

Uma ótima semana a todos, com bons vinhos!

CHEERS!!

André Rossi
andre@winet.net.br 
www.winet.net.br 

André Rossi, o Déco, participa do Blog Flavour Guide semanalmente com dicas imperdíveis para quem gosta de vinhos e sempre sem pretensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário