segunda-feira, 27 de junho de 2011

Coluna EnoDeco: Aromas do Vinho

GettyImages
Amigos do Flavour,


Hoje quero falar a vocês sobre um assunto que muita gente questiona e tem dúvidas: Afinal, de onde vêm os tão falados aromas do vinho? Se eu sentir um aroma de morango, quer dizer que existem plantações de morango perto dos vinhedos? Ou as vinícolas colocam aromas artificiais nos vinhos? 


De uma forma geral e para falar de uma maneira fácil, como tenho procurado fazer aqui neste espaço do Flavour, os aromas vem da própria fruta (uva) e de como o vinho é produzido. Ou seja, alguns aromas se desenvolvem durante a produção e envelhecimento do vinho. 


Apenas para vcs entenderem algo mais técnico e sem ser muito profundo e complicado, os aromas são divididos em 3 tipos: 
- Aromas primários: São aqueles que vem da própria fruta e normalmente nos lembram frutas frescas (algumas mais maduras e outras mais verdes) ou até mesmo ervas, minerais, vegetais e flores. 
- Aromas Secundários: Eles se desenvolvem durante a produção do vinho, dependendo também do método que o enólogo usa. Geralmente são aromas que nos remetem a madeira, especiarias ou até mesmo leveduras, estas principalmente presentes nos casos dos espumantes feitos através do método champenoise (tradicional/clássico). 
- Aromas Terciários: São aromas que o vinho apresenta durante seus envelhecimento, seja em barrica, em tanques de aço inox ou mesmo nas garrafas. Aromas como couro, cogumelos e tostados vem daí. 


Então, agora já sabem que ao sentirem aromas que não são de uva, não achem estranho ou não cheguem nem perto de falar que colocaram algum aroma artificial dentro do vinho. Eles são todos naturais e a gama que podemos sentir nos vinhos são enormes. 


No próximo post falarei de um aroma específico que muita gente sente e que existe de fato: A Madeira. Contarei um pouco para vcs como se dá esta influência da madeira nos vinhos! 


CHEERS!! 

André Rossi
andre@winet.net.br
www.winet.net.br 

André Rossi, o Déco, participa do Blog Flavour Guide semanalmente com dicas imperdíveis para quem é apaixonado por vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário