segunda-feira, 30 de maio de 2011

Harmonização: do Trivial à Sobremesa

Corbis


Amigos do Flavour. 

Conforme prometido, aqui estou para falar de outros importantes aspectos da harmonização da comida com o vinho. 

A ACIDEZ é um fator importante e que sem dúvida pode deixar estragar completamente o prato ou o vinho. Precisamos sempre tomar cuidado com pratos com alta acidez, pois este tirará a acidez do vinho, deixando ele “flat”, sem graça. Já os vinhos ácidos com pratos sem acidez, vão tornar a combinação desequilibrada. Por isto, ao comer pratos que tenham muita evidência de limão, vinagre, aceto balsâmico, tomate e outros, optem sempre por vinhos com maior acidez. E uma dica de como não errar? Lembre-se sempre da Itália: Macarrão ao Sugo é um prato com alta acidez. E o que vai bem com este parto? Um vinho tinto leve ou de médio corpo, com acidez pronunciada, como os Chiantis por exemplo! 

Outro fator importante: DOCE/SALGADO. 

Lembre-se sempre que pratos doces deixam os vinhos ainda mais secos e com sensação de serem mais ácidos e desiquilibrados. Por este motivo, para pratos doces, escolha vinhos doces. Quanto mais doce o prato, mais doce deverá ser o vinho. Por exemplo: Sobremesas à base de frutas, um vinho semi-seco. Para pratos como pudim de leite ou outros mais doces, mas com intensidade de sabor não tão forte, um late harvest ou um Sautèrnes cai muito bem. E por último, sobremsesas à base de chocolate, opte sempre por vinhos como o Porto, que são fortificados. Chocolate é um “bicho” difícil de harmonizar! 

Já o oposto do doce, o salgado, é o inimigo número 1dos taninos. Por isso evite pratos muito salgados com vinhos muito tânicos, pois esta combinação cria uma sensação de amargor horrível! Ou pode-se também optar pela harmonização por contraste, que resulta em uma experiência deliciosa: quem já experimentou a clássica combinação “Sauternes-Roquefort” sabe bem disto! E tem explicação: O doce acentua o salgado no paladar e deixa estas harmonizações por contraste mais intensas. 

Semana que vem eu volto para falar de alguns alimentos difíceis de harmonizar e uma dica infalível para não errar na combinação!

CHEERS!!

André Rossi
andre@winet.net.br 
www.winet.net.br

André Rossi, o Déco, participa do Blog Flavour Guide semanalmente com dicas imperdíveis para quem gosta de vinhos e sempre sem pretensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário