quarta-feira, 4 de maio de 2011

Coluna EnoDeco: E o vinho Brasileiro, é bom?


Tenho ouvido esta pergunta cada vez mais e minhas respostas costumam variar de acordo com a pessoa que pergunta. 

Explico: Se é alguém realmente interessado e que quer saber de detalhes, minha resposta é mais completa, com maior número de detalhes. Mas se o interlocutor for alguém que quer apenas saber algo “por cima”, sem muitos detalhes, minha resposta é mais “curta e grossa”. Algo como “Temos excelentes espumantes e alguns bons tintos, em sua maioria feitos com a uva Merlot”. 

Mas, no caso desta coluna, vou aprofundar um pouco mais, pois se chegaram até aqui, é porque querem saber mais, certo? 

É inegável que temos espumantes maravilhosos, que estão sendo bem falados mundo afora. Os nossos espumantes feitos através do método clássico (champenoise), o mesmo método empregado nos espumantes mais famosos do mundo, o Champanhe, são realmente muito bons. Acertamos em cheio e a qualidade tem melhorado ano após ano, arrancando elogios de importantes críticos nacionais e internacionais. Alguns merecem destaque, como o Miolo Millesime, o Casa Valduga 130 e o Cave Geisse Brut , entre outros. 

Aí vem os nossos tintos. E estes ainda não são uma unanimidade e talvez nem sejam. Mas há muito esforço e alguns resultados interessantes. A Merlot, sem dúvida nenhuma foi a uva tinta que melhor se deu em terras gaúchas e também nas mãos dos produtores nacionais, que aprenderam a lidar com ela melhor que com as outras. O que acho que não podemos, é ficar fazendo testes com todos os tipos de uva que pintam por aí, pois para mim é esforço, energia e trabalho que poderiam ser direcionados para melhorar mais o que já sabemos que pode dar bons resultados. 

Podemos ter boas surpresas? Sim, podemos. Mas ainda acho que a Merlot é nossa uva tinta! Alguns vinhos que merecem destaque: Merlot Terroir, Lote 43 (Blend de Merlot com Cabernet Sauvignon) e o Pizzato DNA 99 são os melhores vinhos tintos nacionais em minha opinião. E por último algo que pode ser novidade para muitos: Os vinhos brancos, particularmente os Sauvignon Blanc feitos na Serra Catarinense estão dando o que falar. 

Vinícolas como a Sanjo, Vila Francioni e Vilaggio Grando tem feito excelentes vinhos naquela região, que é a mais fria do Brasil. Enfim, tudo isto para responder à primeira pergunta desta coluna. E a resposta é “Sim! Espumantes e merlots do Rio Grande do Sul e os vinhos brancos da serra catarinense provam isto!” Claro que há outros, mas este poderia ser o grande resumo do nosso cenário vitivinícola. 

Até semana que vem e bons vinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário