O vinho Taipa Rosé foi selecionado como o melhor vinho rosé do Brasil durante a XVII Avaliação Nacional de Vinhos – safra 2009, realizada pela Associação Brasileira de Enologia. O evento foi realizado no dia 26 de setembro, em Bento Gonçalves (RS). Foram apresentados a 750 degustadores os 16 vinhos brasileiros que tiveram a melhor pontuação durante o processo de seleção.O painel foi composto por 81 enólogos, divididos em três grupos de 27 profissionais, que avaliaram durante uma semana as 308 amostras inscritas de 70 vinícolas nacionais, selecionando os melhores e mais representativos vinhos. A avaliação confirmou, mais uma vez, a qualidade
do trabalho da equipe da Vinícola Pericó, que neste ano já havia sido premiada pela ABE com a medalha de ouro para o Cave Pericó Rosé Brut no VI Concurso Espumante Brasileiro.
A Vinícola Pericó, situada em São Joaquim, S.C. - Terra da neve catarinense tem na altitude de suas terras um grande diferencial para o cultivo das melhores uvas. A 1.300 m.s.n.m., terra ensolarada e com noites frias, permitem a perfeita maturação das frutas. O resultado são os melhores vinhos finos de altitude.
O vinho premiado – Taipa Rosé
O Pericó Taipa Rosé é elaborado com uvas Cabernet Sauvignon 60% e Merlot 40%, selecionadas criteriosamente, cultivadas em sistema espaldeira, com uma produção de somente 0,75 kg por planta. As mudas cultivadas na Pericó são provenientes da França e foram escolhidas com alto critério de avaliação de qualidade. As barricas para maturação do vinho também são
francesas.
A cada safra, até atingir a maturação, as uvas são avaliadas semanalmente para serem colhidas manualmente e, com isso, no pico máximo de cor e de açúcares. Desta forma é possível elaborar vinhos equilibrados estruturados e de alta qualidade. Em 2010 será lançada a quarta safra da Vinícola Pericó.
Análise Organoléptica
Visual: rosa cereja claro, brilhante, elegante
Olfato: Aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas, onde se percebe goiaba, amora e rosas, com leve toque de baunilha originada da breve e importante passagem em carvalho novo francês, especialmente pela Pericó (exclusividade)
Boca: Frutado e refrescante. Percebe-se a elegância do carvalho francês e as mesmas frutas encontradas no aroma
Temperatura de consumo: 11º C
Harmonização: Antipastos, peixes em geral, camarão, crustáceos, culinária japonesa e oriental, carnes brancas, comidas leves e massas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário