quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pericó Taipa Rosé foi selecionado como o melhor vinho rosé do Brasil

O vinho Taipa Rosé foi selecionado como o melhor vinho rosé do Brasil durante a XVII Avaliação Nacional de Vinhos – safra 2009, realizada pela Associação Brasileira de Enologia. O evento foi realizado no dia 26 de setembro, em Bento Gonçalves (RS). Foram apresentados a 750 degustadores os 16 vinhos brasileiros que tiveram a melhor pontuação durante o processo de seleção.

O painel foi composto por 81 enólogos, divididos em três grupos de 27 profissionais, que avaliaram durante uma semana as 308 amostras inscritas de 70 vinícolas nacionais, selecionando os melhores e mais representativos vinhos. A avaliação confirmou, mais uma vez, a qualidade
do trabalho da equipe da Vinícola Pericó, que neste ano já havia sido premiada pela ABE com a medalha de ouro para o Cave Pericó Rosé Brut no VI Concurso Espumante Brasileiro.

A Vinícola Pericó, situada em São Joaquim, S.C. - Terra da neve catarinense tem na altitude de suas terras um grande diferencial para o cultivo das melhores uvas. A 1.300 m.s.n.m., terra ensolarada e com noites frias, permitem a perfeita maturação das frutas. O resultado são os melhores vinhos finos de altitude.

O vinho premiado – Taipa Rosé

O Pericó Taipa Rosé é elaborado com uvas Cabernet Sauvignon 60% e Merlot 40%, selecionadas criteriosamente, cultivadas em sistema espaldeira, com uma produção de somente 0,75 kg por planta. As mudas cultivadas na Pericó são provenientes da França e foram escolhidas com alto critério de avaliação de qualidade. As barricas para maturação do vinho também são
francesas.

A cada safra, até atingir a maturação, as uvas são avaliadas semanalmente para serem colhidas manualmente e, com isso, no pico máximo de cor e de açúcares. Desta forma é possível elaborar vinhos equilibrados estruturados e de alta qualidade. Em 2010 será lançada a quarta safra da Vinícola Pericó.

Análise Organoléptica

Visual: rosa cereja claro, brilhante, elegante
Olfato: Aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas, onde se percebe goiaba, amora e rosas, com leve toque de baunilha originada da breve e importante passagem em carvalho novo francês, especialmente pela Pericó (exclusividade)
Boca: Frutado e refrescante. Percebe-se a elegância do carvalho francês e as mesmas frutas encontradas no aroma
Temperatura de consumo: 11º C
Harmonização: Antipastos, peixes em geral, camarão, crustáceos, culinária japonesa e oriental, carnes brancas, comidas leves e massas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário