segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Chez Airyz - Franco-Italiano Petit Cominté



Dinheiro nem sempre é solução. Esse é o mote do Chez Airys, o novo e exclusivo espaço gastronômico de São Paulo, inaugurado em fevereiro deste ano.

Escondido em uma vila residencial na zona central da cidade, o restaurante, que também faz vezes de bar e sala de reuniões, funciona na própria casa do chef, idealizador e proprietário Airys Kury. 
Com capacidade para acomodar 48 pessoas, o espaço possui um DNA único: sua divulgação é restrita, não há propagandas e o cliente identifica apenas o número “6” na fachada do imóvel. Desta forma, para se chegar ao local, é necessário fazer parte da rede social de um dos habitués da casa, independentemente de sua condição financeira. 

O Chez Airys funciona com um sistema de doações. A pessoa é recebida com total exclusividade e depois de ter uma experiência única, faz uma doação ao local. O próprio Airys explica o excêntrico conceito a que chegou após experiências em Londres e Paris, onde as tendências apontavam que o exclusivo independe do recurso financeiro. “Mais do que qualquer outro bem, a informação e a rede onde essa mesma circulava eram o grande ativo das pessoas diferenciadas, e não a quantidade de riquezas que possibilitava o consumo deste ou daquele item caro.” Foi baseado nessa contracorrente que nasceu o seu espaço gastronômico. E toda a restrição é gratificante àquele que vive uma noite na casa de Airys. 


Com quatro ambientes diferentes (sala de jantar, living, bistrô e jardim), a decoração é teatral: um lustre inglês do século XVII, apoiado por espelhos e obras de artistas contemporâneos renomados dão o tom do living, enquanto cadeiras francesas da mesma época e uma pintura de uma bela mulher nua ornam a sala de jantar. Aliás, as obras estão expostas e podem até ser arrematadas por quem se interessar. 

No bistrô e no jardim, as plantas e o jogo de luzes revelam uma beleza única que, aliada à estética dos outros ambientes, entorpece o visitante, levando-o a se sentir, por alguns instantes, fora da cidade de São Paulo. Finalmente, mas igualmente importante, a gastronomia que, junto à boa carta de vinhos, justifica a atmosfera do Chez Airys. Ainda que pequeno, o menu é preparado (se necessário, sob medida) pelo próprio Airys Kury, que coloca toda a sua experiência adquirida com Laurent Sodeau e no Grupo Fasano a serviço de seus clientes, valorizando, principalmente, a culinária franco-italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário